Mudança organizacional: uma forma diferente e simplesmente mais rápida
No vídeo "Changing how we change" da Deeper Funner Change eles utilizam uma metáfora do aquário para exemplificar um processo diferente e mais rápido para a mudança organizacional.
Por acreditar na importância desse assunto, resolvi traduzir e compartilhar trechos desse vídeo. Ele tem 5 minutos, então se você entende inglês, recomendo assistir o vídeo completo.
Os trechos abaixo são interpretações e traduções livres baseadas no vídeo.
“As pessoas são alérgicas a serem ditas o que fazer, mas se comprometem de coração com aquilo que elas ajudaram a criar”
As empresas investem mais de 4 bilhões (na América do Norte) em treinamentos para desenvolver a liderança, mas aqui está a surpresa:
A pesquisa mostra que não há evidência de que esse investimento faz diferença.
Então o que está acontecendo?
Imagine que a água é a cultura — são as crenças e expectativas invisíveis de como fazemos as coisas e ela influencia como as pessoas se comportam.
Os peixes são as pessoas.
A empresa é o aquário — é o sistema e os processos, a estrutura que suporta e guia seu trabalho (pode ser grande como as recompensas financeiras e pequenas como estruturas de reuniões). Ele influencia certos comportamentos e desencoraja outros.
Quando conduzimos uma iniciativa cultural com novos valores lançados de forma cascateada, fazemos treinamentos fora ou mandamos líderes a um programa de desenvolvimento, mas depois voltamos para a mesma água e o mesmo aquário…
…É como esperar que o peixe nade mais rápido em um pote de pasta de amendoim.
Os comportamentos interpessoais tóxicos, como as viradas de olho, histórias de pessoas sem esperança desencorajam e tornam ainda mais complicado.
Esperar que as pessoas nadem diferente no mesmo aquário é como fazer elas nadarem contra o vidro. Os sistemas, as políticas e os processos que moldam como o sistema funciona, não mudaram.
O aquário é desenhado para gerar os resultados que temos.
A forma como nadamos influencia a água que nadamos. O formato do aquário e a água influencia como nadamos. Todos esses elementos interagem para gerar o resultado que temos (como nadamos, a água e o formato do aquário).
Se mudarmos um aspecto, os outros vão puxar a gente de volta para o status quo.
Se quisermos evoluir, precisamos engajar as pessoas para melhorarmos juntas.
Dê aos peixes o sabor do que é possível: experimentar um aquário novo enquanto eles fazem o trabalho real, juntos.
Torne visível as mudanças que têm ajudado. Experimente e construa essas mudanças até sustentar os resultados.
Trabalhar nos 3 níveis (aquário, como os peixes nadam e água*) ao mesmo tempo, tem poder porque…
…funciona!
Elas vêm novas possibilidades nelas e nos times. Essa experiência começa a mudar a água e a construir segurança psicológica.
E o melhor, as pessoas sentem esperança. Porque elas têm novos truques do aquário que podem usar na hora e aplicar em outros lugares.
Elas podem experimentar e aprender para o caminho delas, vendo que não é assim, tão difícil.
Experimente, aprenda e aplique!
Para mais detalhes, assista ao vídeo original:
Obrigada Cali (Renato Caliari) por ter compartilhado o vídeo no canal da Tentaculus.
*Apesar do vídeo falar de alterar os 3 elementos juntos, a mudança da água (cultura) acontece indiretamente através da mudança dos outros elementos.