Fundamentos da fé: Credos ecumênicos

Pedro Duarte
Teologando
Published in
8 min readSep 17, 2023

O que é o credo?

Os credos ecumênicos são declarações de fé que têm sido fundamentais para a identidade e a unidade da fé cristã ao longo dos séculos. Cada frase desses credos desempenha um papel crucial na definição das crenças essenciais do cristianismo e na comunhão entre as diversas tradições cristãs. Neste artigo, vamos explorar os credos ecumênicos mais importantes, analisando detalhadamente cada uma de suas frases para entender o significado e a importância que elas têm na fé cristã.

Começando com o Credo Niceno-Constantinopolitano, examinaremos como suas palavras têm sido uma fonte de unidade e doutrina para cristãos em todo o mundo. Em seguida, mergulharemos no Credo dos Apóstolos, que é uma das mais antigas confissões de fé cristã, e desvendaremos o significado profundo por trás de cada afirmação presente nesse credo.

À medida que avançamos, veremos como os credos ecumênicos abordam questões centrais da fé, como a natureza de Deus, a pessoa de Jesus Cristo, o papel do Espírito Santo e a esperança da ressurreição. Ao desvelar o significado de cada frase desses credos, esperamos lançar luz sobre a riqueza teológica e a profunda espiritualidade que eles oferecem aos crentes, independentemente de sua tradição denominacional. Os credos ecumênicos não apenas definem a fé cristã, mas também representam uma ponte de entendimento e comunhão entre as diversas partes da família cristã global.

Santíssima trindade no credo Niceno-Constantinopolitano

“Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado, não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens, e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
E subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.”

O que é a trindade?

Trindade é a crença cristã na existência de 3 pessoas distintas que formam um só Deus. O termo surgiu no século III.

As 3 pessoas são: Pai, Filho e Espírito Santo.

O Deus-Pai:

O Deus-Pai é a primeira pessoa da trindade. É o responsável pela criação. A Bíblia O descreve como amoroso, bondoso, misericordioso, Todo-Poderoso, perfeito e muitas outras características.

O Deus-Filho:

O Deus-Filho é a segunda pessoa da trindade. É o Verbo Encarnado, responsável por redimir toda a humanidade. É Deus de Deus, Luz de Luz. Foi gerado em eternidade e não criado. Sustenta todas as coisas pela palavra (Colossenses 1).

Ele é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda a criação (isso significa que Jesus é proeminente sobre toda a humanidade como é dito em Hebreus 1.6). Seu sangue nos libertou do poder das trevas e nos possibilita a redenção.

Jesus é consubstancial ao pai, portanto é 100% Deus. Também é consubstancial a nós, portanto é 100% homem. Morreu, ressuscitou e virá julgar vivos e mortos.

É 100% Deus e 100% homem

O Deus-Espírito Santo

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. É igualmente Deus como o Pai e o Filho. Ele é o consolador. Também é chamado de Deus presente, pois habita nos cristãos.

Heresias sobre a trindade:

Não existe 3 deuses. O Pai, O Filho e o Espírito Santo são um só Deus. Os 3 aparecem tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Uma frase muito comum, porém herética é "na trindade são dois alguéns e um algo". Isso é uma heresia, pois os 3 são pessoas, inclusive o Espírito. A trindade não são facetas de uma só pessoa, são três pessoas que coexistem eternamente e ao mesmo tempo

O santíssimo mistério:

Apesar de termos coisas certeiras sobre a trindade,

ela é um mistério. "Entendemos" o que ela é, mas como essa relação funciona, continuamos em uma eterna dúvida. Não entendo hoje e acho que nunca

entenderei. Como disse Santo Agostinho "Deus não é para ser compreendido, mas para ser adorado!"

Eu na minha finitude jamais conseguirei compreender um Deus que é infinito.

A santa igreja:

“Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica.”

O que isso significa? O termo católico, vem da palavra "katholikós", que significa universal. Quando afirmamos que a igreja é católica, dizemos que temos uma igreja universal. Essa igreja é a assembleia de todos os santos de todas as épocas.

O que é a igreja?

A Igreja é o corpo de Cristo, a principal manifestação terrena do Deus invisível e também é um tema muito abordado no Novo testamento. Nela fazemos parte de um corpo milenar e das mais variadas regiões e culturas.

John Wesley define a igreja de uma forma interessante:

"A Igreja católica ou universal consiste de todas as pessoas no universo, às quais Deus tem chamado do mundo, habilitando-lhes a ser "um só corpo", unido por "um só espírito", tendo "uma só fé, uma só esperança, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e age por meio de todos e está em todos."

(Sermão n° 74)

Efésios 4 é a chave!

Paulo no capítulo 4 de Efésios fala sobre unidade da fé, onde diz: "fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz".

A unidade da igreja é uma consequência dos frutos do espírito. A paz gera o amor.

Apesar de pessoas diferentes somos um só corpo, (versículo 4) "Há um só corpo". Assim como a base da trindade é a comunhão, a base da igreja também é fundamentada na união dos santos, na comunhão.

Assim como a trindade é plural, a igreja também é. O Pai é diferente do filho, o Filho é diferente do Espírito e o Espírito é diferente do Pai. Na igreja existe uma pluralidade de dons. Em Efésios 4:11-12 é falado sobre essa pluralidade. Uns foram chamados para apóstolos, outros para pastores, mestres, evangelistas e profetas. Assim como na trindade, somos um corpo plural. Cada pessoa do corpo de Cristo tem suas particularidades e funções.

Ortodoxia?

Dom Robinson Cavalcanti diz o seguinte: "A Igreja é credal. O credo apostólico é como se fosse o tronco de uma grande árvore e os galhos são as doutrinas diversas". Somos ligados no básico. Isso significa que qualquer pessoa que professa a Doutrina Universal é um cristão. Estamos conectados por ela. Temos unidade no básico e liberdade no secundário. Pra John Wesley "nenhuma confissão particular pode reivindicar ser a verdadeira igreja de Cristo, pois esta é uma só e congrega todas as pessoas que verdadeiramente creem. Essas no máximo podem se dizer um ramo da vera igreja de Cristo".

Corpo Místico e o militante

O corpo místico de Cristo (também chamado de igreja triunfante) é o corpo eterno de Cristo. Para Pio XII "todos os fiéis formam uma só e grandíssima família, cujos membros comunicam entre si as riquezas da Igreja militante [...] e triunfante. Existe entre esses membros da Igreja uma comunhão que é, ao mesmo tempo, de natureza visível e invisível." O corpo místico é a reunião de todos os santos.

O corpo militante é a igreja do tempo presente. É uma mistura de joio e trigo que espera pela separação do Criador. A igreja do tempo presente não é santa, mas possui santos. A igreja do tempo presente possui erros, mas possui a perfeição de Cristo. A igreja militante apoia coisas absurdas, mas o corpo místico presente na igreja militante manifesta a perfeição que só há em Cristo. A igreja militante é santa e pecadora. A igreja militante aguarda pela purificação.

"No essencial, unidade; Nas opiniões, liberdade; Em todas as coisas o amor".

Regeneração batismal?

“Professo um só batismo
para remissão dos pecados.”

Primeiramente, "Professo um só batismo" enfatiza que professamos universalmente a mesma fé. Da China aos Estados Unidos, a base é a mesma. A igreja professa o mesmo Deus (a santíssima trindade), a mesma fé na vida de Cristo e na ressurreição. E também um só batismo, na qual somos ingressados na vida da igreja. Não importando a forma que ele é feito (imersão, aspersão ou efusão), o batismo é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A segunda parte da frase, "para remissão dos pecados", destaca o propósito do batismo. De acordo com a crença cristã, o batismo é um sacramento pelo qual os indivíduos são purificados de seus pecados e incorporados na comunidade de fé. Ele simboliza o perdão divino e a reconciliação com Deus. Portanto, ao afirmar que o batismo é para a remissão dos pecados, o Credo Niceno reforça a doutrina cristã da graça e da salvação através da fé em Jesus Cristo.

Ressurreição e vida eterna:

“Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo que há de vir.
Amém.”

Paulo em 1Co 1:18 diz: "pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo,vmas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus."

A ressurreição é esperança!

A crucificação parece não ser possível. Irreal. Sem sentido. Como pode Deus se entregar na cruz? A ressurreição, assim como a crucificação, quebra as lógicas racionais das nossas convicções e filosofias. Há um sentido e um proposito. Como pode alguém que morreu, ter o poder deressuscitar? Jesus não morreu só para te redimir, Ele morreu para que você pudesse saber que não há nada aqui que seja maior que Ele e que um dia você poderá ressuscitar com Ele.

Vida eterna

"A ressurreição de Jesus é o começo do novo projeto de Deus para não arrancar as pessoas da terra ao céu, mas colonizar a terra com a vida do céu. Afinal, é o que é o que a oração do Senhor é sobre." (N. T. Wright)

No meio evangélico fomos ensinados sobre esperança de uma forma equivocada. Muitas das vezes o ensinamento comum no meio evangélico é escapista. Vamos morar no céu e a vida terrena fica de escanteio.

Se temos uma verdadeira expectativa na vida eterna, devemos agir de maneira digna no tempo presente. Jesus na oração do Pai-Nosso diz: "Venha a nós, o seu reino". Cristianismo não é só pensar no futuro, mas é manifestar a vida eterna no tempo presente.

Precisamos manifestar o reino de amor, justiça e misericórdia enquanto estivermos aqui.

A esperança cristã é pautada na ressurreição. Sem ressurreição a fé cristã é sem sentido. Se Cristo ressuscitou, é certeza que ressuscitaremos.

Essa é a base.

--

--

Pedro Duarte
Teologando

Amante de livros e Teologia. Espero que gostem da bagunça.