Raízes Pentecostais (I): Pentecostalismo e pentecostalidade

Pedro Duarte
Teologando
Published in
2 min readSep 13, 2023

Uma introdução a teologia Pentecostal-Carismática:

O pentecostalismo é um dos movimentos cristãos mais importantes da história do Ocidente na última década. Desde suas origens humildes no início do século XX até seu alcance global nos dias de hoje, o pentecostalismo tem sido uma força revolucionária e imponente no cenário religioso ocidental.

No censo de 2010, o movimento já era maioria, representando 60% dos evangélicos aqui no Brasil, cerca de 25 milhões de fiéis. Enquanto no mundo, estima-se que o número de pentecostais já ultrapassou os 600 milhões e ultrapassará a marca de 1 bilhão até 2050. Entender o pentecostalismo e os movimentos carismáticos hoje, é entender a fé do brasileiro comum e a futura fé mundial.

O movimento teve seu início na virada do século XX (Não conseguimos falar de um início e sim de vários fatores e acontecimentos que culminaram no movimento. Não temos um começo intencional dentro do pentecostalismo, pois vários movimentos atravessam a história e as ênfases teológicas do movimento.), tendo sua origem disputada entre os pesquisadores do tema.

Alguns afirmam que o movimento é "fundado" a partir da experiência de Agnes Ozman em 1º de janeiro de 1901, durante o período de estudo no Bethel Bible College. Ozman pediu a Charles Parham que orasse por ela para receber o Espírito Santo. Enquanto ele orava por ela, Agnes começou a falar em uma língua desconhecida, o que foi interpretado como o dom das línguas.

Outro possível ponto de partida é o Avivamento da Rua Azusa. As reuniões eram conhecidas por um fervor espiritual intenso, com manifestações carismáticas do Espírito Santo, como o falar em línguas, cura divina e profecia. Esse período é conhecido como o início, pois o impacto do avivamento ultrapassou as paredes da pequena igreja localizada na Azusa Street e se espalhou rapidamente para outras partes dos Estados Unidos e do mundo. Pessoas de diferentes países e culturas testemunharam a renovação espiritual que ocorria na Rua Azusa e levaram essa mensagem para suas próprias comunidades, espalhando o avivamento para outros lugares.

Nos próximos posts, veremos algumas ênfases teológicas do movimento pentecostal e do movimento carismático. Ative as notificações do meu perfil para não perder nada.

Bem-vindo a um novo mundo!

--

--

Pedro Duarte
Teologando

Amante de livros e Teologia. Espero que gostem da bagunça.