Quem é o Espírito Santo?

Pedro Duarte
Teologando
Published in
3 min readSep 17, 2023

O tema "batismo no Espírito Santo" tem gerado bastante confusão nos últimos anos. Foi pauta de livros, conferências e de várias pregações ultimamente, devido à popularidade do movimento pentecostal e carismático na teologia ocidental.

Novas igrejas, como a Assembleia de Deus e a Igreja de Deus, surgiram, e os movimentos históricos foram inundados pelo fogo carismático. Do catolicismo ao presbiterianismo, o pentecostalismo provocou inúmeras discussões sobre quem é a figura do Espírito Santo e sobre a contemporaneidade dos dons

Camisa da unidade:

Para iniciar a discussão sobre o batismo, gostaria de definir o básico. Quem é a pessoa do Espírito Santo? Para termos uma opinião equilibrada, inicialmente precisamos definir quem Ele é.

"Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele, todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e Se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria [...] Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai [e do Filho]; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas."
Credo Niceno-Constantinopolitano

O Espírito Santo, dentro do contexto cristão, é reconhecido como uma das pessoas da Trindade divina, juntamente com o Pai e o Filho. Sua divindade é uma crença fundamental na teologia cristã. A Bíblia afirma claramente Sua divindade e papel na vida dos crentes.

Em João 16:7-11, Jesus ensina que o Espírito Santo é o Convencedor por excelência. Ele convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Essa obra de convencimento revela a natureza pessoal do Espírito, pois Ele age deliberadamente para trazer entendimento e transformação às vidas das pessoas. Além disso, o Espírito Santo é descrito como um Deus pessoal, dotado de emoções e ações específicas.

Ele se entristece quando vemos a rejeição de Deus e a prática do pecado. O fato de que Ele chora indica Sua profunda compaixão e preocupação com a humanidade. O Espírito Santo também desempenha papéis cruciais na vida do crente. Ele guia os fiéis em seus caminhos espirituais, intercede por eles quando não sabem como orar e consola em momentos de tristeza e aflição. Sua presença é uma constante na vida de cada cristão, habitando em seus corações, proporcionando direção, conforto e auxílio.

É importante destacar que o Espírito Santo compartilha as mesmas características do Deus Pai e do Deus Filho. Ele é eterno, existindo desde sempre e para sempre. Sua onipotência significa que Ele possui todo o poder divino, Sua onisciência implica que Ele conhece todas as coisas, e Sua onipresença significa que Ele está em toda parte ao mesmo tempo. Essas características divinas demonstram que o Espírito Santo é verdadeiramente Deus, coigual com o Pai e o Filho na Trindade.

O Espírito Santo é uma pessoa real que veio habitar nos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo depois de Sua morte, ressurreição e ascensão (Atos 2). O Espírito Santo não é uma sombra vaga e etérea, nem uma força impessoal. Ele é uma pessoa igual em todos os sentidos ao Deus Pai e ao Deus Filho.

--

--

Pedro Duarte
Teologando

Amante de livros e Teologia. Espero que gostem da bagunça.