Imagem: Christus verschijnt als hovenier aan Maria Magdalena — Rembrandt Harmenszoon van Rijn, 1638. Museum Royal Collection, Buckingham Palace, Londres.

AS GLÓRIAS DO JARDINEIRO RESSURRETO

Idinei Carvalho Filho
Garatujas
Published in
5 min readMay 11, 2020

--

Nas leituras deste domingo, Pedro testifica a morte e ressurreição de Jesus; Jesus é o Senhor de todos (Atos 10: 34–43). O salmista canta: não vou morrer, vou viver; este é o dia que o Senhor fez (Salmo 118: 1–2, 14–24). O apóstolo Paulo escreve: Se você foi ressuscitado com Cristo, procure as coisas que estão acima (Colossenses 3: 1–4).⁣ Lecionário

Uma semana depois da chegada de Jesus na Cidade Santa, Cristo realiza milagres, institui a Ceia do SENHOR, é traído, levado a julgamento perante os fariseus, julgado perante Roma, crucificado, morto e sepultado.

A ressurreição e as aparições do Filho de Deus certificam Suas reivindicações de divindade e messianidade (20.1–28).

Os primeiros relatos da ressurreição de Jesus geram perplexidade em alguns e crença em outros (20.1–9).

Na primeira parte vemos que Maria estava no sepulcro, no primeiro dia da semana, dia que representava o início da Criação. O domingo (“dia do Senhor” Ap 1.10) substituiu o sábado judeu como dia de adoração ao Senhor porque Cristo ressuscitou nesse dia. Cf At 20.7; 1 Co 16.1,2.

O roubo de túmulos era um crime tão comum que o imperador Cláudio (41–54 d.C.) acabou ordenando que a pena de morte fosse aplicada aos condenados por destruição de túmulos, remoção de cadáveres ou até deslocamento das pedras que fechavam a entrada dos túmulos.

Por isso a primeira impressão de Maria foi de que roubaram o corpo de Jesus.

Maria contou aos apóstolos, Pedro e João foram certificar.

Chegaram e viram os lençóis que envolviam o corpo de Jesus foram deixados como se Ele tivesse levantado e saído. Mas o pano que cobria a cabeça de Jesus estava cuidadosamente dobrado e fora colocado sobre o local onde estava a cabeça; o pano foi encontrado a uma certa distância dos lençóis. Um ladrão de sepultura não poderia sair com o corpo de Jesus e deixar as roupas dispostas daquela forma.

Lázaro saiu do túmulo usando sua mortalha, com as roupas fúnebres adicionais ainda enroladas na sua cabeça. A descrição do lenço que foi enrolado na cabeça de Jesus não sugere que ele ainda retivesse a forma do cadáver, mas que ele tinha sido enrolado com cuidado e colocado de lado por alguém que não mais precisava dele.

v.9 não tinham compreendido a Escritura.

Tanakh ensina que o Messias deveria ressuscitar dos mortos. Como Isaías 53: 9–12 e Salmo 16:10 (citado em At 2: 24–32).

Agora toda a Lei, os Profetas e os Salmos fazem sentido para os discípulos de Jesus.

Não quer dizer que até agora os apóstolos nada sabiam a respeito do Antigo Testamento, mas Cristo mostrou todo o significado que estava oculto a eles, mais do que isso, Jesus lhes mostrou o significado verdadeiro de várias passagens proféticas que se referiam ao Messias.

O túmulo vazio é uma das bases de nossa fé! Os sinais incontestáveis reafirmaram a fé dos apóstolos.

A aparição de Jesus a Maria Madalena oferece a prova oficial de Sua ressurreição (20.10–18).

Maria de Magdala se encontrava desolada. Viu o túmulo aberto e logo pensou que tivessem levado o corpo seu Mestre. O roubo de túmulos era um crime tão comum que o imperador Cláudio acabou ordenando que a pena de morte fosse aplicada aos condenados por isso.

Após contar a Pedro e João, estava chorando quando depois que um anjo apareceu a ela, um Jardineiro lhe perguntou o porquê do choro. Maria não reconheceu Jesus inicialmente. Sua tristeza a havia cegado.

A generalidade literária do Discípulo Amado é singular, cada detalhe faz diferença. A jardinagem é a profissão mais antiga que existe. Adão deveria ser um jardineiro (Gn 2:15). Jesus sendo o segundo Adão” (1Co 15:45; Rm 5:12 e 21), é confundido por Maria com um jardineiro.

V.14 — Ela não reconheceu; até aqueles que melhor conhecem Cristo não o reconhecem a não ser que Jesus se revele pela sua palavra.

v.16 — Maria! Jesus é o Bom Pastor, ele chama suas ovelhas pelo nome, e elas o reconhecem. (10:3–4)

Então, Ele a chamou pelo nome, e ela imediatamente o reconheceu.

“Rabbani” (isto é, Mestre, aram.). Literalmente, “meu grande Senhor!” ou “Meu mestre!”. Como o título, “Rabban” era conferido somente aos líderes da academia central e do Sanhedrim. Gamli’el I (At 5:34;39) é conhecido na história judaica como Rabban Gamli’el.

Imagine o amor que inundou o coração dessa mulher ao ouvir o seu Salvador pronunciar o nome dela. Jesus está perto de você e o chama pelo nome. Você pode. como Maria, considerá-lo como seu Senhor?

Maria imediatamente saiu para contar a todos o que tinha acontecido!

O que significa a Ressurreição ?

Cristo não simplesmente ressurgiu dos mortos, Lázaro ficou velho e morreu. O corpo de Jesus não viu a corrupção.

Isto não se aplicou a Jesus Cristo. A deterioração orgânica e a decomposição da matéria em seus elementos originais e básicos, fenômenos iniciados imediatamente após o falecimento, não se verificaram em nosso Senhor.

Ressurreição é recriação do homem. Consiste em retirar do pó o corpo sepultado, mas inteiramente renovado e com destinação definitiva em estado de incorruptibilidade material e espiritual. A morte levou o Senhor da Vida, mas não o reteve nem a terra lhe consumiu o santo organismo.

O Catecismo de Heidelberg nos ensina que na Ressurreição também fomos favorecidos:

P.45 — R. Primeiro: pela ressurreição Ele venceu a morte, para nos tornar participantes da justiça que Ele conquistou para nós pela Sua morte. (Rm 4.25; 1Co 15.16–20; 1Pe 1.3–5)

Segundo: pelo Seu poder nós também somos ressuscitados para uma vida nova. (Rm 6.5–11; Ef 2.4–6; Cl 3.1–4.)

Terceiro: a ressurreição de Cristo é, para nós, a garantia da nossa ressurreição gloriosa.(Rm 8.11; 1Co 15.12–23; Fl 3.20, 21.).

Termino com o que significa a Ressurreição conforme uma singular mente entre o presbiterianismo brasileiro, o pastor Onezio Figueiredo:

“[…] Assim como nosso Senhor ressurgiu e foi exaltado, em conseqüência de sua ressurreição e exaltação, nós, seus servos, também ressuscitaremos e seremos exaltados e glorificados.”

Aleluia! Cristo ressuscitou. Ele verdadeiramente ressuscitou, Aleluia!

𝕻𝖆𝖘𝖈𝖍𝖆 𝕹𝖔𝖘𝖙𝖗𝖚𝖒!

Devocional feita no Domingo da Ressurreição — ano A, em 12 de abril de 2020.

--

--

Idinei Carvalho Filho
Garatujas

amigo do Amigo. Designer, mestrando, trainee de professor, apaixonado por história e aspirante a teólogo de fundo de quintal https://linktr.ee/idineicarvalho