Imagem de fundo: Joshua Eckstein.

O HOMEM PENTECOSTAL — Episódio II: A Mensagem [Atos 2:22–36 ]

(Domingo Próprio 8 (13) — Ano A)

Idinei Carvalho Filho
Published in
6 min readNov 7, 2020

--

PRELÚDIO

A promessa de Jesus feita antes da sua Ascensão foi essa: “Não saiam de Jerusalém até o Pai enviar a promessa, conforme eu lhes disse antes. João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. Atos 1:4–5.

O Senhor subiu aos céus. Então, dez dias após a Ascensão de Cristo e cinquenta dias após a sua Ressurreição, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos no dia de Pentecostes.

Fogo desceu. Aleluia!

Deus atingiu um lugar, e alguma coisa aconteceu.

Foi isso que aconteceu no episódio passado. Porém, muitos não entenderam. Pfingstmann, nosso herói silencioso, também não. Logo, alguém teve que explicar o que ocorreu...

ATO II — A Palavra pregada altera a compreensão daquilo que aconteceu. (2:22–36).

CENA 1 — v.22–31 (um rei e um pescador falando do Carpinteiro)

O script segue assim:

v. 22–24 — “Povo de Israel, escute! Deus aprovou publicamente Jesus, o nazareno, ao realizar milagres, maravilhas e sinais por meio dele, como vocês bem sabem. Ele foi entregue conforme o plano preestabelecido por Deus e seu conhecimento prévio daquilo que aconteceria. Com a ajuda de gentios que desconheciam a lei, vocês o pregaram na cruz e o mataram. Mas Deus o ressuscitou, libertando-o dos horrores da morte, pois ela não pôde mantê-lo sob seu domínio.”

Deus levanta o grande apóstolo Pedro para explicar o que tinha acabado de acontecer.

Não era pinga, era profecia.

O grosse Apostel recorre a Bíblia para entender o que acontece ao seu redor. Ele explica o mundo com óculos sacramentais. Somente através das Escrituras é que o Pfingstmann e os outros homens pentecostais terão um entendimento correto do que ocorre ao redor.

A Trindade revelou o Filho no Palco, o aprovando e exaltando como o Rei Messiânico que veio através dos sinais.

Christkönig, a Segunda Pessoa, Cristo-Rei, rompeu os grilhões da morte — um termo que traz a ideia de dor do parto, um cordão umbilical que nos ligava ao sofrimento, à dor e à angústia. Eles eram definitivos por causa do nosso relacionamento quebrado com Deus derivado do pecado. Somente Deus poderia quebrá-los por causa de Cristo e agora essas correntes são temporárias, eles são definitivos e não temporários e, por isso, somente Deus pode rompê-los.

Lutero disse que a ressurreição de Cristo tornou uma oportunidade para a vida o que antigamente era uma oportunidade para a morte. Nossa morte agora é a porta para a Salvação por meio de Jesus.

v. 25–31 — A respeito dele disse o rei Davi:

‘Vejo que o Senhor está sempre comigo;

não serei abalado, pois ele está à minha direita.

Não é de admirar que meu coração esteja alegre

e que minha língua o louve;

meu corpo repousa em esperança.

Pois tu não deixarás minha alma entre os mortos,

nem permitirás que o teu Santo apodreça no túmulo.

Tu me mostraste o caminho da vida,

e me encherás com a alegria de tua presença’.

“Irmãos, permitam-me dizer com toda convicção que o patriarca Davi não estava se referindo a si mesmo, pois ele morreu e foi sepultado, e seu túmulo ainda está aqui, entre nós. Mas ele era profeta e sabia que Deus havia prometido sob juramento que um de seus descendentes se sentaria em seu trono. Davi estava olhando para o futuro e falando da ressurreição do Cristo, que não foi deixado entre os mortos nem seu corpo apodreceu no túmulo.

A tradição judaica diz que o König Davi morreu justamente na festa de Pentecostes. Davi morreu e foi sepultado, e seu túmulo ainda estava em Jerusalém, e era um local de peregrinação do judaísmo rabínico (2.29). Davi não poderia estar falando sobre si mesmo quando disse que Deus não o deixaria na morte nem permitiria que o seu Santo visse corrupção (2.27). Deus fez uma aliança com Davi, lhe prometeu que o trono de Israel estaria para sempre com um descendente dele.

Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre”. — 2 Samuel 7:16

Seus descendentes foram exilados, o trono de Israel caiu, Roma tomou o poder. Mas como Deus manteria sua promessa? Deus é fiel, Ele não mente, Ele sempre cumpre com sua Aliança. Através de seu descende, pelo Poder do Espírito Santo, Cristo ressuscitou e vive eternamente no trono de Davi.

CENA 2 — v.32–36(o Senhorio do Rei do Universo e o Derramamento explicados por um pescador)

O script continua:

v. 32 “Foi esse Jesus que Deus ressuscitou, e todos nós somos testemunhas disso. 33 Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia prometido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje. 34 Pois Davi não subiu ao céu e, no entanto, disse:

‘O Senhor disse ao meu Senhor:

Sente-se no lugar de honra à minha direita,

35 até que eu humilhe seus inimigos

e os ponha debaixo de seus pés’.

36 “Portanto, saibam com certeza todos em Israel que a esse Jesus, que vocês crucificaram, Deus fez Senhor e Cristo!”.

O Descendente de Davi é o Senhor do rei de Israel e de todos os reis.

Assim como a Arca da Aliança, que também era chamada de Arca do TestemunhO, ela guardava oque? a Lei dos israelitischemänner, os homens israelitas, o Apostel mostra que, uma vez que a Herrngesetz, a Lei do SENHOR, está nos nossos corações como as Escrituras tinham predito:

disse-lhes: Aplicai o coração a todas as palavras que, hoje, testifico entre vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei. Dt 32:46

sela a lei no coração dos meus discípulos. Is 8:16

lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos.

E agora o Espírito Santo desce sobre todos, os transformando em TestemunhAS de Deus.

Agora com os olhos e a interpretação correta da Bíblia através dos óculos de Jesus, Pedro interpreta a realidade pela Weltanschauung Bíblica. O que aconteceu já estava predestinado e foi mostrado. Cristo agora é o Senhor dos Senhores, Ele foi exaltado e está em igualdade com o Pai. Aqui há umas das primeiras demonstrações de Cristo como o Deus Filho.

O Senhorio de Cristo é tão forte, que Pedro mostra que Seus inimigos Lhe servirão como uma banqueta para descanso dos Seus pés.

Abraham Kuyper, um primeiro ministro da Holanda, disse: “Não há um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: ‘É meu!’”.

POSLÚDIO

O Palco do Pentecostes aconteceu com um propósito e em um tempo definido. Nos chamou para o ministério de Reconciliação. Deus agora habita em nós, Pfingstmänner, homens pentecostais!

Jesus é o Senhor do universo, da história e da igreja. Diante dele todo joelho deve dobrar-se nos céus, na terra e debaixo da terra. Ele reina e todas as coisas estão debaixo dos seus pés. O Espírito Santo veio para exaltar Jesus. O ministério do Espírito Santo é um ministério de holofote, ou seja, de exaltação a Jesus. Ele projeta sua luz na direção de Jesus para exaltá-lo.

Quando vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade. Não falará por si mesmo, mas lhes dirá o que ouviu e lhes anunciará o que ainda está para acontecer. 14 Ele me glorificará porque lhes contará tudo que receber de mim. Jo 16:13–14.

É justamente o Heiliger Geist que nos mostra como enxergar a realidade, ela é alterada pelo seus ministérios. Que possamos ao fazer qualquer coisa, em qualquer lugar, enxergar nossa realidade, nossa vida através da Palavra, pois através dela Cristo nos chama a reconciliação e a aplicação da Lei nesse mundo.

Ele chama ao nosso Homem-pentecostal (e a nós) a responsabilidade, onde ele falará pela primeira e única vez nessa história, que não é dele, mas do Autor.

𝖁𝖊𝖓𝖎 𝕮𝖗𝖊𝖆𝖙𝖔𝖗 𝕾𝖕𝖎𝖗𝖎𝖙𝖚𝖘!

Scripts Consultados

BÍBLIA DE ESTUDO PALAVRAS-CHAVE HEBRAICO E GREGO. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

PINTO, C. O. C. Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. Editora Hagnos, 2008.

CAVACO, T. Sabes ler o texto que a tua vida é? Igreja da Lapa. Sermão de 19 de jan. 2020. Acesso em: 31 de maio. 2020.

SPURGEON, C.H. High Doctrine and Broad Doctrine. Complete sermons, v.30. 1884.

BÍBLIA DE ESTUDO DA REFORMA. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

STERN, D. H. Comentário Bíblico Judaico do Novo Testamento. Belo Horizonte: Editora Atos, 2007.

MIGUEL, I. Testemunho na Festa. Igreja Esperança. Sermão de 13 de ago. de 2018. Acesso em: 25 de jun. 2020

BRATT. J.D.(ed.). Abraham Kuyper: A Centennial Reader. Eerdmans, 1998.

LOPES, Hernandes D. Atos: a ação do Espírito Santo na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012.

--

--

Idinei Carvalho Filho

amigo do Amigo. Designer, mestrando, trainee de professor, apaixonado por história e aspirante a teólogo de fundo de quintal https://linktr.ee/idineicarvalho