Bem-aventurados os mortos

Rev. Helvécio José Batista Júnior

teologia luterana
Teologia Luterana
3 min readNov 1, 2021

--

Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor!

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

O Apóstolo João, em Apocalipse 14.13 relata: “Então ouvi uma voz do céu dizendo: Escreva: ‘Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor’. Sim — diz o Espírito Santo — para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”.

Normalmente, quando estamos diante da morte ou conversamos sobre o morrer, tratamos deste tema como algo triste, que traz sofrimento e que, às vezes, nos leva até mesmo ao desespero. Temos medo da morte, não gostamos de conversar sobre isso, e achamos que ela é a palavra final em nossas vidas. Quem nunca ouviu a frase: “tudo termina com a morte”.

Ao contrário de nossas palavras e de nossos pensamentos, a Palavra de Deus fala sobre o morrer de uma maneira diferenciada. Ela não nega que exista dor e sofrimento, ela não esconde que essa nossa vida aqui neste mundo termina com a morte. No entanto, as Sagradas Escrituras não colocam a morte como sendo a detentora da palavra final em nossas vidas. Ela nos mostra que existe algo a mais, que existe vida, mesmo após fecharmos os olhos para este mundo.

O bem-aventurado Dr. Martinho Lutero certa vez escreveu: “Cristo nada mais é do que pura vida, e os seus santos também. Por isso, quanto mais profunda e intensamente você gravar essa imagem e a encarar, tanto mais diminuirá a imagem da morte. Ela desaparecerá por si mesma, sem luta e sem briga. Assim o seu coração encontrará paz e você poderá morrer tranquilamente com Cristo e em Cristo” (AE 42.104). Afinal, “bem-aventurados são os mortos que, desde agora, morrem no Senhor” (Apocalipse 14.13a).

O Dia de Todos os Santos existe para deixar essa mensagem de consolo para todos nós: “Em Cristo, até mesmo a morte é tornada Vida, e Vida Eterna” porque o nosso Senhor já venceu por nós e em nosso lugar o pecado, o diabo e a própria morte. Portanto, “todo aquele que nele confia, ainda que morra, viverá” (S. João 3.16).

Como eu posso ter certeza disso, se eu ainda não morri e não sei o que ocorre após a morte? O Apóstolo João, em Apocalipse 7.9 lhe responde: “Eu vi, e eis grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos. E clamavam com voz forte, dizendo: Ao nosso Deus, que está sentado no Trono, e ao Cordeiro, pertencem a salvação”.

A Adoração do Cordeiro, Os Selados e os Eleitos, Beato de Liébana, Las Huelgas Apocalypse, Espanha (1220), MS M.429 (fol. 78)

“Quem são e de onde vieram estes que estão vestidos de branco?” (Apocalipse 7.13) Será que meus avós, meu marido, minha esposa, meus filhos, meus amigos, meus irmãos e tantas outras pessoas que não estão mais aqui comigo fazem parte desta multidão?

O Apóstolo João continua, em Apocalipse 7.14–17: “Estes são os que vêm da grande tribulação (deste mundo), que lavaram as suas vestes e as alvejaram no Sangue do Cordeiro (foram lavados, regenerados e purificados em Cristo). Por isso, estão diante do Trono de Deus e o adoram de dia e de noite no seu Santuário (no Céu). E aquele que está sentado no Trono estenderá sobre eles o seu Tabernáculo. Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem qualquer outro calor forte, pois o Cordeiro que está no meio do Trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Viver neste mundo com Cristo, é estar caminhando rumo a Vida Eterna que ele conquistou para nós! Morrer com Cristo é passar a desfrutar plenamente desta Vida Eterna! Por isso, todo aquele que confia em Jesus Cristo, que recebeu pela Graça de Deus a Fé Salvadora, faz parte de uma “comunhão bendita e divinal” — a comunhão de Todos os Santos! Assim como aquela pessoa querida que já partiu, confiando em Cristo, você também faz parte desta comunhão por causa de Cristo, e por isso, esta Palavra também é para você: “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor” (Apocalipse 14.13).

Abençoada noite de todos os santos!

Amém!

Rev. Helvécio José Batista Júnior
No dia dos fiéis defuntos, 2018 AD

--

--

teologia luterana
Teologia Luterana

Recursos teológicos e litúrgicos do luteranismo histórico e confessional.