Comemoração da Apresentação da Confissão de Augsburgo — 25 de junho

Josemar Alves Bonho
Teologia Luterana
Published in
2 min readJun 26, 2024
Vitral da Augustana Confessio, com o teólogo Philipp Melanchthon e o chanceler saxão Christian Beyer, na Igreja Memorial (Gedächtniskirche) em Speyer, Alemanha.

Neemias 8.1–2, 5–6, 9–12
Salmo 138
1 Timóteo 6.11–16
Mateus 10.26–33

Quando os confessores se apresentaram corajosamente diante do imperador em Augsburgo, estavam preparados para morrer em vez de deixarem que a Palavra de Deus lhes fosse tirada. “Não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; pelo contrário, temam aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10.28). Somente a Palavra do Senhor dura para sempre. Assim como nos dias de Esdras e Neemias, as Escrituras estavam mais uma vez sendo declaradas e compreendidas (Neemias 8.12). Estes cristãos arriscaram as suas vidas com júbilo para permanecerem firmes na verdade, sobretudo na declaração de que os nossos pecados são perdoados gratuitamente por causa de Cristo. Jesus promete que “todo aquele que me confessar diante dos outros, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10.32). Ele mesmo “na presença de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão” (1 Timóteo 6.13); assim, temos a missão de fazer a “a boa confissão diante de muitas testemunhas” sobre a “vida eterna” para a qual fomos chamados (1 Timóteo 6.12), esquecendo todos os temores terrenos. “Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?” (Salmo 56.4).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Deus, Pai celestial, tu preservaste o ensino da Igreja apostólica através da confissão da verdadeira fé em Augsburgo. Continue a lançar os brilhantes raios de tua luz sobre a tua Igreja a fim de que nós, sendo instruídos na doutrina dos bem-aventurados apóstolos, possamos andar na luz da tua verdade e, finalmente, alcançar a luz da vida eterna; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summary for the Presentation of the Augsburg Confession, editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008).

--

--