Décimo Quarto Domingo após Pentecostes
Próprio 16B
Isaías 29.11–19
Salmo 14
Efésios 5.22–33
Marcos 7.1–13
A verdadeira tradição da Igreja é o Ministério do Evangelho de Cristo Jesus, seu Salvador
A verdadeira tradição da Igreja é o Evangelho, que é a pregação e administração dos dons de Cristo Jesus. Outras tradições, mesmo que não sejam ordenadas por Deus, podem servir e apoiar essa sagrada tradição do Evangelho. Mas a Igreja não se atreve a “rejeitar o mandamento de Deus” para estabelecer ou guardar “a tradição humana” (Mc 7.8–9). Pessoas pecadoras tentam se aproximar do Senhor “com sua boca” e honrá-lo “com os seus lábios”, mas seus corações estão longe dele (Is 29.13). Contudo, ele é o “Santo de Israel”, que traz a salvação por meio de sua cruz. Consequentemente, a sabedoria dos “sábios será destruída”, mas “os surdos ouvirão” e os cegos verão (Is 29.14–19). “Grande é este mistério” de Cristo, pois ele é o esposo da Igreja e seu Salvador. Ele “se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”, não por causa de alguma obra que ela tenha feito, mas unicamente por causa do seu grande amor (Ef 5.25–32).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e misericordioso Deus, defende tua Igreja de todo ensino falso e erro para que teu povo fiel possa confessar-te como o único Deus verdadeiro e se alegrar em teus dons perfeitos e na tua salvação; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).