Dia da Santa Cruz
14 de setembro
Números 21.4–9
Salmo 40.1–11
1 Coríntios 1.18–25
João 12.20–33
A Exaltação da Santa Cruz
“Senhor, queremos ver Jesus” (Jo 12.21). Então olhe para a sua Santa Cruz. Pois, assim como Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, assim também Jesus, “quando for levantado da terra”, atrairá todas as pessoas para ele (Jo 12.32). Jesus “se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”, para nos salvar (Fp 2.8). Todo aquele que é contaminado pelo veneno do pecado da antiga serpente, viverá quando olhar para Cristo (Nm 21.8). A verdadeira Santa Cruz, na qual Jesus foi crucificado, se perdeu na história, e não podemos voltar àquele Calvário para encontrar nossa salvação, mas Cristo traz para nós no presente o Novo Testamento do seu Sangue. “Nós pregamos o Cristo crucificado… o poder de Deus e a sabedoria de Deus”, mesmo que seja loucura para o mundo incrédulo (1Co 1.23–24). Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da cruz que nós pregamos (1Co 1.21). O fruto e o benefício desta Santa Cruz são derramados no Santo Batismo, são falados na pregação da Santa Absolvição e são entregues no Corpo e Sangue dado e derramado lá na cruz por nós. Assim, santificados pela cruz de Cristo, somos fortalecidos ao tomar nossas cruzes aqui (Jo 12.25–26).
ORAÇÃO DO DIA:
Misericordioso Deus, teu Filho, Jesus Cristo, foi levantado na cruz para que pudesse levar os pecados do mundo e atrair todas as pessoas a ti. Concede que nós, que gloriamos na sua morte para a nossa redenção, possamos atender fielmente ao teu chamado para suportar a cruz e seguir a Ele, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e Rev. Dr. D. Richard Stuckwisch e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).