Primeiro Domingo no Advento
Ano A | 1º de dezembro de 2019
Isaías 2.1–5
Salmo 122
Romanos 13. (8–10) 11–14
Mateus 21.1–11 ou Mateus 24.36–44
O Senhor vem nos salvar hoje de forma mansa e humilde
O Senhor Jesus entrou em Jerusalém de forma “humilde, montado num jumentinho, cria de animal de carga” (Mt 21.5), carregando os pecados do mundo em seu corpo. Hoje, ele vem nos salvar do pecado, da morte, do diabo e do inferno através do Ministério do Evangelho. Por isso, cantamos: “Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Mt 21.9). Somos chamados “ao monte do Senhor e ao templo do Deus de Jacó”, que é a sua Santa Igreja, “para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas” (Is 2.3). “Andemos na luz do Senhor” (Is 2.5) por intermédio da Sua Palavra. Isso é viver no amor, o qual “não pratica o mal contra o próximo” (Rm 13.10). “Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz”, pois “a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos” (Rm 13.11, 12). Neste sentido, toda a vida cristã é um tempo para despertar e vigiar, “porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês” (Mt 24.42).
ORAÇÃO DO DIA:
Senhor Jesus, rogamos que venhas com o teu poder para que sejamos libertados dos nossos pecados, que ameaçam nos separar de ti, e salvos por tua poderosa libertação, pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).