O PODER DA AUTO RESPONSABILIDADE

Larriane Lopes
Teoria do Tudo
Published in
3 min readJan 19, 2017

Até que ponto temos ideia do que somos e como nossas atitudes, pensamentos e escolhas influenciam na teia da vida.

Quando acordamos de manha mal humorado e tomados por este sentimento ao bater um dedinho no móvel ou derramar café na roupa influencia no dia das pessoas que estão há um raio de “20 metros” de nós? E o quanto isso gera uma bola de neve de energia negativa que nos direciona a reclamar mais, atrair outros desastres e pessoas com o mesma frequência baixa que continua a aumentar esta bola de neve.

O quanto temos ideia do impacto do nosso SER humano que influencia a todo momento no nosso redor?

É muito importante para o desenvolvimento da nossa felicidade, para as nossas realizações e para a paz interior que possamos desenvolver o senso da auto responsabilidade.

Mas o que é a auto responsabilidade? Entender que estamos aonde nos colocamos e tomar as rédias das nossas vidas em nossas mãos. Assumir total responsabilidade pela pessoa que nos tornamos.

Transferir a culpa do fracasso para outros, reclamando que não recebeu o apoio dos pais, chefe e amigos para realizar conquistas é algo comum. E assim buscamos desculpas externas para não ter atingido nossas metas. A verdade é que cada um esta focado em sua vida e não é sempre que os outros tem tempo para nos auxiliar. Quando incluímos o senso de auto responsabilidade nos tornamos mais atuantes e passamos a buscar nossos sonhos, projetos, idéias que queremos realizar. Desenvolvemos uma força interior que nos impulsiona para frente e continuar mesmo sem o apoio de ninguém. Temos que entender que ninguém irá fazer por voce o que é de sua responsabilidade e capacidade de fazer.

Quando observamos a história de grandes mentes que mudaram o curso da humanidade como Charles Darwin, Henry Ford, Albert Eisnten, Beethoven e Nikola Tesla percebemos que o que eles tem em comum é que no inicio não tiveram o apoio que quiseram e foram duramente criticados. Mas isso não os impediu de realizar seus projetos e desenvolveram uma auto responsabilidade para continuar independente de qualquer força exterior.

Transferir a energia que investimos no externo para culpar os outros que não te ajudam a conquistar suas metas é algo que gera uma postura de vítima. E para sairmos deste estado temos que ter uma postura mais observadora e honesta para ter a capacidade de fazer escolhas mais relacionadas com o seu interior e posturas mais atuantes e motivadoras devido a potencia interna que é única em cada SER.

Toda a nossa vida, o que já foi e o que será esta manifestado no agora, aqui neste momento. E porque não conseguimos apreciar e ficamos reclamando e pensando e se algo tivesse sido diferente. E se começarmos a agradecer tudo o que já aconteceu em vez de reclamar e achar que tudo é uma porcaria ou um empecilho. Pensar que todos somos uma coisa muito boa pois ninguém é um lixo. Somos seres humanos, maravilhosos e extraordinários. E quando nos desenvolvemos no máximo potencial a vida começa a fluir de uma forma mágica, mansa e suave. Nada nos atrapalha. Tudo nos eleva e passa a ser estímulo para uma percepção mais profunda e mais clara da realidade do assim como é e não como queremos. E o que nos fazemos, falamos e pensamos influencia na trama da nossa existência. A vida de todas as pessoas que esta ao nosso redor esta relacionada a nossa forma de se portar no mundo pois a parcela que colocamos é sempre muito importante.

Para onde esta dirigindo a sua energia? E a sua atenção? Em que condição deseja ficar? E quais estão sendo suas atitudes direcionadas a atingir este estado desdo momento que acorda?

--

--