A teoria funcionalista e o futebol brasileiro

Erika Rodrigues
teorias-comunicacao
3 min readDec 13, 2019

Atualmente, a televisão é um dos principais distribuidores de propaganda, sejam em novelas, séries ou até mesmo durante a exibição de campeonatos de futebol. Diante disso, podemos estudar a televisão a partir da teoria funcionalista e a forma como ela percebe o papel que a mídia desempenha na sociedade e não apenas os seus efeitos. Assim, a mídia passa a ser analisada por sua ação, o papel que cumpre na sociedade.

Essa teoria é considerada como a primeira tentativa de formalização do processo comunicativo, dessa forma, a comunicação pode ser resumida em responder às seguintes perguntas: Quem? (Emissor), Diz o que? (Mensagem), Através de que canal? (meio), Com que efeito? (Efeito/Resposta), processo elaborado pelo Harold Lasswell, principal teórico da teoria funcionalista.

Na prática, observamos que os veículos de comunicação servem para: informar, educar e, até mesmo, vender. Logo, há benefícios mútuos, a partir do momento que o indivíduo se identifica com o conteúdo midiático. Por exemplo, as transmissões de futebol feitas pelas emissoras de TV, onde os telespectadores que gostam do esporte dão audiência às emissoras que, por sua vez, lucram com as vendas de anúncios.

O futebol, no Brasil, está ligado às empresas midiáticas. Temos o exemplo da emissora Rede Globo, maior investidora midiática no futebol brasileiro, atraindo diversas marcas. Segundo o site Meio & Mensagem, os anunciantes que desejarem expor suas marcas nos jogos de futebol exibidos pela Globo — plano que contempla o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonatos Estaduais, Champions League e Amistosos da Seleção Brasileira — terão de investir R$ 230 milhões.

De acordo com o site Portal Mídia Esportes, a Rede Globo está mais flexível em termos de publicidade durante a transmissão de partidas de futebol. A emissora passou a exibir propagandas que ocupam a tela toda da televisão com as marcas patrocinadoras em diferentes momentos das partidas, inclusive durante as reprises dos gols, como no “Show do Intervalo”. Com isso, observamos que a mídia e o futebol caminham juntos. E, como dito anteriormente, é uma relação que ambos se beneficiam com a lucratividade.

Certamente, a teoria funcionalista fala sobre a relação indivíduo, sociedade e mídia de massa, numa preocupação com o equilíbrio do sistema social. Assim, os meios de comunicação têm a função de manutenção da ordem na sociedade. “O Funcionalismo pode ser definido como uma corrente de fundamentação do pensamento sociológico para a qual os processos de ação social se estruturam em sistemas, que procuram reduzir as tensões do mundo, da vida e manter equilibrado o funcionamento da sociedade. (RUDIGER, 2004, p.54).”

Autores: Erika Rodrigues, barbara azedo

--

--