Matheus Vinícius
teorias-comunicacao
2 min readDec 12, 2019

--

A Teoria Hipodérmica e o filme “O Show de Truman”

Você já sentiu como se não tivesse influência sobre suas ações? Como se tudo já estivesse escrito para acontecer daquele jeito e não há nada que você, meu caro leitor, pudesse fazer a respeito? É sobre isso que conversaremos hoje. Sente-se, pega um café e vem comigo!

Começando do começo.

Vamos falar do filme “O Show de Truman” como base para nossa análise. Se você nunca assistiu, deixa eu te contar. “Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional” (valeu Google).

Mas, e aí?

Calma, pequeno gafanhoto. A teoria hipodérmica explica que ao transmitir um determinado programa, esse público receptor seria totalmente influenciado por apelos emocionais, como se injetassem uma “agulha hipodérmica de ideias”, pautando exatamente como os receptores reagiriam àquele estímulo, sem capacidade de interpretar por si só.

As poucas fontes de informação de Truman eram manipuladas, para que ele não se desse conta de que vivia em programa de TV. O autor do filme causa um grande conflito na vida do protagonista e dos telespectadores (eu e você), deixando a pergunta “será que não estamos rodeados de informações manipuladas e atores?”

--

--