BookTok e os efeitos limitados de campo

Ana Pinho
teorias-comunicacao
3 min readAug 9, 2022
Edição: Ana Pinho

O famoso “clube do livro” no TikTok tem trazido cada vez mais a leitura para o cotidiano dos jovens, sejam aqueles que não tinham o ato de ler incluído na sua rotina, como os que já tinham porém aumentaram seu ritmo de leitura. Contendo vídeos com recomendações, avaliações, reações durante a leitura ou até mesmo vídeos publicitários financiados por livrarias, editoras ou sites de venda.

Desta forma, observamos os “BookTokers” (criadores de conteúdo) como os líderes de opiniões que os jovens assistem e seguem na plataforma. Seguindo aqueles que têm o gosto mais parecido com o seu, fica mais fácil de chegar uma recomendação de um novo livro que te chamará atenção. Também facilita a forma com que o influenciador se comunica com o seu público, já tendo em mente o que os agrada e qual o tipo de conteúdo eles esperam receber. Os jovens consumidores desse conteúdo geralmente são aqueles que têm a leitura introduzida em seu dia a dia, e que gostam de estar inseridos em um contexto em que se sentem confortáveis em dar opiniões e ler diferentes pontos de vista sobre um livro favorito.

Trazendo em questão uma vertente dos efeitos limitados do campo, a conversão pode ser um fator volátil. Um leitor ávido com uma opinião já estruturada pode não consumir o livro que está sendo recomendado ou até mesmo fazer comentários negativos em relação a ele. Em contrapartida, aqueles que não têm uma opinião estruturada serão aqueles que vão ser mais influenciados pelos líderes de opinião, já que adentraram no mundo da leitura recentemente e se consideram mais inexperientes.

O poder da influência chega a um nível que possibilita trazer de volta aos holofotes livros antigos, como foi o caso de “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, escrito por Taylor Jenkins Reid. A obra foi publicada em junho de 2017, mas se tornou tendência no final de 2021 em meio ao booktok, graças aos tantos criadores de conteúdo divulgando a obra. Tal livro não teve tanta relevância em seu lançamento, mas quando adentrou no nicho do booktok, acabou por viralizar e tornou-se um dos queridinhos dos leitores. Diante de tal sucesso, foi um de tantos outros livros famosos a serem cogitados para se tornarem parte do catálogo do serviço de streaming Netflix, como uma obra cinematográfica.

foto: Aubree Gearhart

A influência dos BookTokers é também refletida no ambiente mercadológico, com o aumento significativo nas vendas de exemplares sugeridos por esses influenciadores. As livrarias passaram a criar nichos específicos para os livros que viralizaram na plataforma, com o objetivo de atrair o público alvo e desta forma obter um maior lucro, o que tende a acontecer cada vez mais. Levando em consideração o espaço que esse núcleo vem ganhando no TikTok, e a visibilidade que esses críticos estão recebendo, sendo que muitos deles são chamados pelas editoras para divulgarem seus produtos.

Autores: Amanda de Carvalho e Ana Pinho.

--

--