Interacionismo Simbólico em Naruto

Patrícia X Patrocínio
teorias-comunicacao
4 min readDec 13, 2019
Personagens de Naruto

Você já parou para pensar em tudo que você faz e fala diariamente? As pessoas com quem falamos e todas as atitudes que tomamos em relação a outro indivíduo, diariamente, fazem parte de uma cadeia de significados que produzimos ao longo de nossas vidas. A Teoria do interacionismo simbólico busca interpretar essa produção de significados entre nós indivíduos, destacando o caráter simbólico de nossas ações.

Há um propósito envolvido em cada ação que praticamos e esse propósito só é compreendido pelo outro porque de acordo com Blumer, “Os grupos humanos constituem-se na ação e toda ação só pode ocorrer devido à capacidade que esses agrupamentos têm de dar sentido a ela; Esses sentidos são produzidos socialmente, isto é, na interação social; São experimentados em processos de interpretação, que podem adequar-se às mais variadas situações do cotidiano” (BLUMER, 1980 apud BRAGA & GASTALDO, 2013; apud GIRARDI JR, 2015,p.4.)

Sakura, Sasuke e Naruto

Naruto é uma série inspirada em mangá, escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto, que conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente luta por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua aldeia. A série foca na história de Naruto com seus amigos, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno e o desenvolvimento deles como ninjas. Em determinado momento da série, o melhor amigo de Naruto, Sasuke, tem sua família assassinada por seu irmão mais velho, Itachi Uchiha, sem entender os motivos que levaram o seu irmão a matar toda sua família, Sasuke embarca em uma busca por vigança.

Itachi e Sasuke

Entende-se que o Interacionismo simbólico é uma teoria que explica como determinada situação é capaz de produzir um significado na vida do indivíduo e seu grupo que passam a constituir uma ação e essa ação só é compreendida porque todos desse grupo dão sentido a ela. Tomando como exemplo da história de Sasuke, a situação de ter seus pais assassinados por seu irmão mais velho e ser o único sobrevivente, leva-o a se questionar sobre os motivos do irmão, todas as ações de Sasuke são tomadas a partir dessa tragédia, após seu tão amado irmão assassinar toda sua família e seu clã, sem deixar explicações, ele inicia uma busca por respostas e vingança, mesmo que diversas vezes isso coloque a sua vida em risco. No entanto, seus amigos Naruto e Sakura compreendem as ações porque compartilharam com ele todo sofrimento causado pelos questionamentos de ser o único sobrevivente da tragédia que matou sua família e, apesar de todo o ódio e amargura, ele conta com seus amigos para tirá-lo da escuridão.

Sasuke e Sakura

A relação que Sasuke desenvolve com Naruto e Sakura é um dos principais destaques do enredo do anime, já que por causa dessa relação ele acaba cedendo ao amor e a amizade, mesmo tão amargurado. Podemos perceber o interacionismo simbólico também na forma que a personagem de Sasuke reage à situações como: o momento que ele descobre que seu irmão Itachi, na verdade, matou seu clã para salvar a sua aldeia, num ato de heroismo, que é interpretado de forma errônea e que acaba fazendo Sasuke buscar vingança e assassinar Itachi. Quando Sasuke entende o ato de heroico do irmão, direciona a raiva e sede por vingança a única coisa que o motivou a vida inteira para aldeia que “o fez” matar o único familiar que havia restado, fazendo refletir novamente sobre suas ações e o significado da tragédia que havia ocorrido com a sua família.

Sasuke e Itachi e últimos momentos de vida de Itachi.

Sasuke passou a vida alimentando uma vingança contra seu irmão por conta da tragédia que viveu e quando descobriu a verdade, apenas mudou seu foco e continuou com a ideia de se vingar não mais do irmão, mas da aldeia que o havia feito acreditar que seu irmão era culpado. Essa situação reafirma as premissas da teoria do interacionismo simbólico, o que ocorreu na vida de Sasuke (a morte de sua família) produziu um significado tão forte e impactante que motivou todas suas ações ao longo da vida, mesmo sofrendo mudanças a tragédia ainda refletiu sobre suas ações.

Referências:

· https://pt.wikipedia.org/wiki/Naruto

· GIRARDI Jr, Liráucio. Do interacionismo simbólico aos jogos de linguagem: a produção social de sentido. São Paulo, 2016.

Autoras: Patrícia Xavier Patrocínio e Lara Cristhine.

--

--