Newsmaking e Gatekeeping: os bastidores do dia a dia

Maria Eduarda Lobão
teorias-comunicacao
2 min readNov 24, 2021

Em uma breve conversa com Dante Graça, editor executivo do portal A Crítica, comentarista do Manhã no ar e apresentador do A Crítica Notícias, foi possível identificar que uma teoria comunicacional bem aplicada resulta em ótimos desfechos.

O veículo A Crítica é um jornal brasileiro, editado em Manaus/AM, no qual você encontra as últimas notícias sobre política, cultura, economia e afins. Sendo assim, há seleção, produção e veiculação de notícias/matérias a todo instante. Dante relata que o jornal tem um grande número de colaboradores, para que à população não deixe de receber informações a todo momento.

No primeiro momento, a equipe do jornal já precisa ter entendido qual é seu público majoritário e honrar com o compromisso de levar notícias seguras até a população. Logo — existe uma filtragem e seleção dos acontecimentos diários — de acordo com as colunas a serem preenchidas. Os editoriais principais são aqueles que normalmente tem mais atenção do público, por conta da demanda. Em vista disso, a Teoria de Gatekeeping, criada pelo psicólogo alemão Kurt Lewin, em 1947, pode ser aplicada nessa situação.

O processo da produção de matérias começa com o Editor Chefe pautando os seus repórteres. Em seguida, os mesmos assumem e escrevem a matéria, passando então para os editores que irão exercer a função de revisar e publicar no site. Por fim, nesse arco final do cotidiano de um grande veículo, chegamos a algo bem próximo da Teoria Newsmaking.

Texto por: Maria Eduarda Lobão e Caio Profiro.

--

--