O Candidato e a manipulação das informações.

Daniel Figueiredo
teorias-comunicacao
2 min readDec 14, 2019

O filme “The Candidate”, estreado no 29 de junho e dirigido por Michael Ritchie, conta a história do advogado esquerdista Bill McKay (Robert Redford), filho de um ex-governador da Califórnia, que foi escolhido por um veterano em campanhas políticas, Marvin Lucas (Peter Boyle), onde disputaria as eleições para o cargo no senado pelo partido Democrata. Bill aceita concorrer, porém, com a condição de poder falar sem limitações. Com a ajuda de Marvin Boyle, o candidato enfrenta o subsequente senador Crocker Jarmon, eleito pela Califórnia por 18 anos. Mesmo com poucas chances, a equipe trabalha com todos os seus conhecimentos em mídia, publicidade e técnicas de comunicação para alcançar a vitória, onde é frisado a utilização da gravação e edição da propaganda política na TV, onde a equipe decide onde e como manipular a opinião pública.

Há uma ligação direta deste filme com a Teoria da Bala Mágica (Hipodérmica), que se trata de uma mensagem enviada às massas que os afetam de forma homogênea e passiva, além da ligação direta com a forma de agir e pensar dos receptores. Podemos fazer uma analogia deste filme ao profissional de relações públicas, onde o mesmo tem a possibilidade de manipular a verdade, evidenciando o poder da indústria, adentrando no poder das informações passadas pelas mídias e inserindo a ideia da teoria Hipodérmica, onde o receptor da informação se propõe a aceitar tudo que lhe é enviado através da mídia, fazendo jus ao filme, onde o público é dominado passivamente pelas informações previamente editadas pela equipe assessora do Candidato, transmitidas pelos veículos de informação em massa.

  • Curiosidade: No final do filme é feita uma crítica que se perpetua até os dias de hoje, onde o candidato após ganhar a eleição diz a seguinte frase: ‘’ Ganhamos pai, e agora?’’.

Fazendo uma Crítica direta aos políticos eleitos, onde prometem, divulgam, abordam e\ou argumentam sobre assuntos, com o intuito de chegar a vitória para determinado cargo no poder político de seu determinado país, sem que haja um prévio planejamento para ser colocado em prática.

Referências:

O candidato (1972)

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Candidate_(1972_film)

Autores: Bruna Santos, Bruna Geovana e Daniel Figueiredo.

--

--