O filme “A Rede Social” pelo olhar da Teoria do Ator-Rede

Amanda Carneiro
teorias-comunicacao
3 min readDec 13, 2019

Com certeza você já ouviu falar sobre quem é o dono do Facebook, o bilionário mais novo do mundo. Mas o que isso tem a ver com as Teorias da Comunicação? Será se o Facebook é apenas uma obra do acaso ou foi baseado em estudos? Para responder essas perguntas, é necessário recordar sobre o que são as duas coisas e, acredite, no final, vai fazer sentido.

Você sabia que existe uma Teoria da Comunicação que explica todas essas perguntas? Essa teoria se chama Teoria do Ator-Rede (TAR), ela exemplifica que fatores não humanos como a internet, os notebooks, os smartphones e a tecnologia afetam o dia a dia das pessoas. Dessa forma, a TAR está presente tanto num contexto de sociedade como no mundo virtual, que é o caso das redes sociais.

Poster oficial do filme A Rede Social de 2010

Pode ser colocado como objeto de análise pela Teoria do Ator-Rede, o filme “A Rede Social”. Esse filme retrata como surgiu uma das maiores redes sociais do mundo, o Facebook. Ele foi fundado por Mark Zuckerberg e é uma rede social onde o seu maior foco é o relacionamento interpessoal. O Facebook é gratuito para os seus usuários e o seu lucro vem com publicidade de várias marcas, perfis patrocinados e até patrocinadores.

Essa estratégia que é utilizada para gerar lucro, é baseada no princípio do plug in. Bruno Latour diz que uma rede, quando está em movimento, amplia essa função de compartilhar a publicidade de uma marca no Facebook, por exemplo. Outra situação que pode ser citada como exemplo da Teoria do Ator-Rede é o fato da internet e a tecnologia serem as personagens principais nessa história. Essa teoria baseia-se nos humanos e nos não-humanos, na forma em que esses objetos se tornam atores, afeta no cotidiano das pessoas e como uma Teoria de Comunicação está presente em uma rede social que é utilizada todos os dias.

Cena do filme A Rede Social de 2010

Assim, é válido dizer que a Teoria do Ator-Rede está presente no cotidiano atual, onde as pessoas não vivem mais sem postar algo na internet. Quando se tem o conhecimento de que a comunicação alcança diversos polos, desde o mundo virtual até a sociedade, é necessário dizer que o espaço-rede em que as pessoas estão inseridas são regidas por teorias. Dessa forma, a Teoria do Ator-Rede abre os olhos dos indivíduos para que eles não enxerguem a rede social somente como um campo de relacionamento, mas sim como um objeto que é protagonista de um grande espetáculo.

Referências

LEMOS, A. Espaço, mídia locativa e teoria ator-rede. Galaxia (São Paulo, Online), n. 25, p. 52–65, jun. 2013.

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-147912/

--

--