ruídos e fofocas

Beatriz Galvão
teorias-comunicacao
3 min readOct 25, 2017

Teoria matemática da comunicação e problemas que causam ruídos.

A teoria matemática da comunicação, ou teoria da informação, tem como objetivo analisar a transmissão de uma mensagem de forma que sua qualidade não seja perdida, tentando evitar ruídos nas transmissões. Essa teoria não foca qual o meio deve ser usado para transmissão da mensagem ao receptor, mas procura uma garantia e cuidado de que uma informação chegará de forma mais precisa ao receptor. A comunicação ganha um sentido mais amplo nessa teoria, pois ela considera diversas formas de comunicar como: movimento, imagens, símbolos e sinais. Além disso, a teoria matemática apresenta um esquema com cinco componentes, que são:

  • Fonte de informação: produção da mensagem e da utilização da mesma.
  • Transmissor: transformação da mensagem em sinais de possível compreensão.
  • Canal: transmissão da mensagem.
  • Receptor: recebimento e tradução da mensagem.
  • Destino: objetivo final da mensagem.

A teoria matemática da comunicação está muito presente no dia a dia, sobretudo quando se trata de analisar uma informação enviada para o receptor e neste processo ocorre interferências. Alguns episódios de uma fala, uma fotografia desfocada, erros gramaticais, mensagens enviadas para uma pessoa errada, tudo isso configura ruídos que podem dificultar a compreensão da mensagem. A fofoca é um dos problemas que vamos tratar aqui como ruído.

Como fofocas são um dos maiores problemas para uma organização, é preciso evitar que sua propagação contamine os ambientes corporativos. Esses ruídos podem atrapalhar as informações corretas, espalhar mentiras e trazer problemas para uma boa comunicação da empresa.

A presença da fofoca como ruído produz grandes problemas, perdas e falhas dentro de um ambiente de trabalho. A falta de cuidados com a comunicação pode causar isso. Por exemplo, a falta de engajamento dos funcionários e a falta de comunicação interna podem trazer grandes ruídos. Quando os funcionários não fazem parte da empresa, as possibilidades de ruídos podem aumentar e grandes problemas podem ocorrer. Desse modo, o incentivo de engajamento deve ser essencial.

Outro fator que pode causar ruídos é a falta de uma cultura organizacional voltada para o diálogo. Esse método pode ajudar a cultivar a boa relação entre os funcionários e também evita que aja um maior grau de fofocas entre eles, pois um conversa pode ser útil para saber o que está acontecendo dentro da empresa.

Além de outros problemas que podem ocorrer, como a falta de um comunicador que pode servir como intermediário no processo da informação, não incentivar o feedback dos colaboradores e não utilizar dos sistemas de comunicação e informações pode potencializar os ruídos na organização. Negligenciar melhorias da comunicação dentro de uma empresa pode acarretar no aumento de problemas com ruídos e fofocas entre os funcionários.

Nesse sentido, a teoria matemática da comunicação nos ajuda a entender como podemos gerar uma comunicação direta, uma fonte de informação, uma transmissão e um canal da mensagens feitos de forma clara. Por fim, nos ajuda a produzir uma informação que alcance no receptor de forma precisa e correta, com interferências mínimas de fontes de ruído, como são as fofocas.

--

--