Sophia Besant
teorias-comunicacao
3 min readDec 14, 2019

--

Exibição de JAWS em um drive-in dentro da água

Jaws, ou simplesmente Tubarão (na tradução brasileira), é um filme de 1975 dirigido por Steven Spielberg, baseado no livro, de mesmo nome, do autor Peter Benchley, que conta a estória de um tubarão branco que mata dezenas de banhistas na pequena região de Amity, na Nova Inglaterra. Até aí parece um filme comum, só que não podemos esquecer que em 1975 não se faziam filmes sobre tubarões que atacam banhistas com requintes sangrentos. Jaws foi o primeiro blockbuster(1) da história do cinema. A dimensão disso gerou influência na vida da sociedade, principalmente americana. Lendo o filme sob a óptica da teoria dos efeitos limitados de campo, é possível encontrar diversos pontos nos quais a teoria encontra a prática durante o filme. Não só pelo filme em si, mas por sua repercussão, já que a teoria busca demonstrar as influências de determinada projeção/objeto na sociedade, considerando faixa etária, religião, tradições e etc.

Essencialmente é possível analisar a situação dos três efeitos apresentados na teoria, sendo os efeito de reforço, ativação e conversão; O efeito de ativação tem por definição “a preservação das posições tomadas”, isto é, o indivíduo teve sua visão transformada após a experiência com o filme. Por isso, na época diversas pessoas evitaram frequentar praias e debater sobre o assunto dos possíveis ataques violentos. Já o efeito de reforço defende a “transformação de tendências latentes em opiniões efetivas”. O indivíduo, imerso em um ambiente no qual o filme é comentado por todos, começa a crer e propagar que os mares são perigosos, que a possibilidade de você ser atacado por um tubarão é grande e que esse ataque é sempre fatal; Por fim, o efeito de conversão é o processo de mudança drástica, a propaganda muda radicalmente a opinião das pessoas mediante à redefinição dos problemas.(WOLF), quando o indivíduo está tão imerso em um ambiente, no caso, tem tanto medo de tubarões e mar, que acaba por desenvolver um medo irracional ao mesmo, porque o filme e a opinião geral as afetou tão profundamente que alterou suas relações com o ambiente e sociedade.

Isso tudo é apresentado pela ideia de fluxo de comunicação em dois níveis, o nível dos líderes de opinião e da mídia, que tendem por solidificar uma percepção na sociedade. A teoria enfatiza que os líderes de opinião, ou seja, pessoas que pertencem a um mesmo grupo que você, tem mais influência sobre suas opiniões que qualquer outro meio midiático, e o filme JAWS confirma isso, criando uma onda de medo por tubarões e um marco inesquecível para o cinema.

1 blockbusters: é uma palavra de origem inglesa que indica um filme (ou outra expressão artística) produzido de forma exímia, sendo popular para muitas pessoas e que pode obter elevado sucesso financeiro. Um blockbuster também pode ser um romance ou outra manifestação cultural que tenha um elevado nível de popularidade

--

--