A teoria hipodérmica

Matheus Vinícius
teorias-comunicacao
3 min readDec 12, 2019

Também conhecida por “Teoria da Bala Mágica”, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria.

“A Teoria Hipodérmica analisa a mídia com embasamento no Behaviorismo, conjunto das teorias psicológicas que definem como principal objeto de estudo psicológico o comportamento. O estímulo, na sua ligação com o comportamento, é a condição primária, o agente da resposta: a estreita relação entre os dois torna impossível a definição de um a não ser em termos do outro. Em conjunto, constituem uma unidade. Pressupõem-se mutuamente. Estímulos que não produzem respostas não são estímulos. E uma resposta tem necessidade de ter sido estimulada. Uma resposta não estimulada é como um efeito sem causa.” (Lund, 1933, 35).

Para entender melhor, voltemos em meados do século XX em que começam a surgir os meios de comunicação de massa, na Primeira Guerra Mundial. Mas por que? Ela foi a primeira teoria e justamente a partir desse século foi possível ter uma comunicação com conjunto de pessoas, já que começaram a surgir as suas grandes concentrações nas cidades e necessitava-se de um meio para se comunicar. Daí nos perguntamos: Como que a comunicação era estabelecida naquela época pela líderes, governos, etc? O método que eles optavam era passar a mensagem através de banners, cartazes, onde continham mensagens para a população. Um bom exemplo disso são os cartazes norte-americanos, quando tinham o intuito de chamar homens para o alistamento no exército.

Importante lembrar que esse tipo de comunicação partiu do pretexto da Bala Mágica. Durante as guerras, países utilizavam desse mesmo modo quando se falava de “propagandas” naquela época. Dessa forma, a comunicação de massa era utilizada. Porém havia um problema, eles esperavam que todos que vissem aquela imagem iriam interpretar da mesma forma, o que na verdade seria considerado “perfeito” para eles mas um tanto impossível, já que cada um tem uma percepção diferente sobre tudo. Temos que concordar que se fosse assim, seria muito fácil.

Então… por que Teoria Hipodérmica? Acreditava-se que se você “injetasse” uma informação na população, eles estando numa forma “débil”, começariam a ter idéias, percepções, opiniões similares. Assim, essa teoria se baseia no fato de que a sociedade de massa é composta por pessoas isoladas e consequentemente manipuláveis, calmas e frágeis quando se fala na manipulação dos meios de comunicação.

Mas agora falando da atualidade, será que ela se encontra presente? Podemos pegar um exemplo perfeito onde essa teoria se encaixa. “Cansado de sofrer? Tenha seu milagre ainda hoje doando apenas uma quantia de R$ 200 reais. Ligue agora para (92) 3378 – 9087” (número usado apenas para exemplo), onde é usado desse método para outros fins.

Mais tarde foi possível perceber, depois de muitas pesquisas e novas teorias que foram desenvolvidas, que a Teoria Hipodérmica estava ultrapassada… isso porque o receptor que era considerado passivo, sempre foi ativo e ele possuía consciência e não recebia mais o que lhe era imposto. Apesar dessa teoria ser sido dita ultrapassada, o fato de dizerem isso ou que ela não é mais utilizada é infundado, pois sua essência ainda permanece em nossos meios e todos estamos expostos para que a mídia faça com os indivíduos o que ela quiser, como o exemplo citando acima, um líder passando a sua mensagem com o intuito de “capturar o receptor”, e nas maiorias das vezes obtém sucesso.

--

--