Teoria do Agir Comunicativo e o portal RP Compartilha

Matheus Leão
teorias-comunicacao
3 min readDec 2, 2017

A teoria do agir comunicativo, de Jürgen Habermas, ganhou destaque no
mundo contemporâneo com a obtenção de busca respostas para os problemas
de nossa realidade. Problemas para os quais os fundamentos teóricos tradicionais não respondem adequadamente. O filósofo teve um grande desenvolvimento e contribuição para teoria crítica. A teoria de Jürgen Habermas é baseada tanto em teoria quanto na prática. Em sua teoria existe uma crítica ao desenvolvimento científico e tecnológico, porque acreditava que traria ao indivíduo ou nação problemas decorrentes da racionalização excessiva do cotidiano.

A partir desta realidade, Habermas busca soluções para reconstrução racional de uma ética universalista ou uma ética discursiva. O filosofo buscava propor tipos de ações que diminuíssem os efeitos de alguns prejuízos que a ciência e a tecnologia trouxeram para o homem no mundo contemporâneo. Habermas defendia que o trabalho é essencial ao homem, porém não é explicativo de todas as relações e instituições humanas que construímos.

Neste sentido, a filosofia de Habermas entra em contato com o pragmatismo, na tentativa de propor ações para corrigir alguns prejuízos ao longo do século XX e XXI. O filósofo dividiu a sociedade em duas esferas, uma na qual chamou de “sistema” e a outra de “mundo da vida”.

Ao sistema relacionam-se as instituições sociais voltadas para produção, em que as ações dos indivíduos são voltadas para seus interesses e sucesso pessoal através de estratégias. Ao mundo da vida, Habermas defendeu a ação comunicativa como uma harmonia de interesses ou um consenso. Com o desenvolvimento do capitalismo houve uma interferência no mundo da vida pelo sistema de tal forma que as ações estratégicas individuais dominaram as relações de afetividade e as tradições, submetendo a sociedade ao sistema.

A ideia central de Habermas é trazer para nossa realidade, através dos regimes democráticos, o exercício de diálogos e participação, gerando um consenso em nossas análises, tornando possível que o sistema trabalhe para o mundo da vida.

Teoria do Agir Comunicativo e o Portal RPcompartilha

Ao relacionar a teoria de Habermas ao portal RpCompartilha de forma mais
prática, concluímos que através de um diálogo, fazendo uma junção de interesses de vários integrantes e públicos, chegamos a um consenso que passa a ser um consenso provisório de interesse de todos. A determinação dos temas da semana não foi decidida por apenas uma pessoa, ou por interesses individuais, mas através de diálogos conseguimos desenvolver formas de sociabilidade em que os participantes puderam ter cada vez mais a possibilidade de escolhas. Esta teoria impede que ações racionais correspondentes a fins não domine a ação comunicativa.

Aproveite e siga o portal criado pelos estudantes nas redes sociais:

No facebook

Acesse o portal

texto escrito por:

Matheus diogenesleao e Hendryw Costa

--

--

Matheus Leão
teorias-comunicacao

Estudante de RP, que usa essa rede social para treinar a escrita e o exercício da criatividade.