Néstor García Canclini

Milenna Côrtes
Teorias da Comunicação
2 min readFeb 27, 2021

Antropólogo e cientista social nasceu em La Plata, Argentina, em 1939, e está radicado no México desde 1976, é pesquisador emérito do Sistema Nacional de Investigadores (entidade similar ao CNPq) e professor investigador do Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma Metropolitana, unidade Iztapalapa, da Cidade do México. Doutor em filosofia pela Universidade de La Plata e pela Universidade Paris Nanterre.

Néstor García Canclini tem como foco de seu trabalho a pós-modernidade e a cultura a partir do ponto de vista latino-americano, é considerado um dos maiores investigadores em comunicação, estudos culturais e sociologia da América Latina. Jesús Martín-Barbero e Néstor García Canclini usaram as idéias dos EC de Birmingham para pensar a cultura popular na América Latina, principalmente a partir de Raymond Williams e Stuart Hall, para traçar um panorama do que denominaram culturas híbridas.

Um dos conceitos de seus estudos é o de Hibridação, propondo pensar em estratégias que permitiram a entrada e a possibilidade da saída da modernidade, já que nesse continente, o processo de modernização se deu de forma tardia e em meio à inexistência de uma política reguladora que fundamentasse os princípios da modernidade, para ele, o consumo nunca é um fenômeno passivo, como se era acreditado em outras teorias da comunicação.

Uma de suas principais obras é Culturas Híbridas: Estrategias para Entrar y Salir de la Modernidad (1990).

Referencias:

https://jornal.usp.br/cultura/antropologo-cultural-nestor-garcia-canclini-assume-catedra-na-usp/

https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2019/06/Canclini-e-os-estudos-culturais-latino-americanos.pdf

--

--