O que é a Literacia Midiática?

Um passeio geral pelo conceito da Literacia Midiática

Entendia-se antigamente por literacia aquele que é capaz de ler e escrever, mas como esse conceito poderia ser aplicado na mídia? Podemos interpretar a literacia midiática como o ensino sobre o ambiente multimodal contemporâneo e de produção de conteúdo. Ou seja, do mesmo modo em que nos ensinam a ler e a escrever, ela pretende desenvolver em quem a estuda, uma compreensão total dos meios de comunicação, as suas técnicas e os resultados que elas produzem em quem as consomem e como os produtos midiáticos criam significados, construindo a própria cultura popular. Além disso tudo, a literacia midiática busca também desenvolver a capacidade dos indivíduos de produzir os próprios produtos de mídia de maneira responsável e de forma competente.

É por meio da literacia midiática que os indivíduos poderão ampliar seus conhecimentos midiáticos, auxiliando-o a desenvolver pensamentos críticos diante de situações políticas e de problemas sociais, passando a ter uma maior credibilidade para opinar e informar.

Essas competências comunicativas e participativas proporcionam para o indivíduo a capacidade e condições de se desenvolver em relações sociais, de cooperação e de produções de um conteúdo, constituindo-se como uma fonte de informação confiável, estabelecendo uma comunidade e rede própria.

No fim, a literacia midiática proporciona para as pessoas a possibilidade de interpretar os elementos audiovisuais e de entender os meios de comunicação, dando um melhor preparo para que elas entendam os conteúdos midiáticos, contribuindo para um olhar crítico e interventivo, ou seja, uma maior cidadania. Portanto, entende-se que a literacia midiática é fundamental para o exercício de uma boa cidadania e para a utilização da liberdade de expressão, sendo essencial na democracia.

Referências:

--

--