Henry Jenkins, e a Cultura Digital.

Mariana Albuquerque
Teorias da Comunicação
2 min readMar 15, 2021

Henry Jenkins

Biografia e Carreira

Henry Jenkins nasceu dia 4 de Junho em Atlanta, estado da Georgia nos Estados Unidos. Após trabalhar algumas décadas como diretor do MIT, foi para Universidade Southtern California onde trabalha atualmente como professor de comunicação, artes cinematográficas, jornalismo e educação. Jenkins teve seu primeiro trabalho centrado nos fãs mais especificamente nos fãs de ficção científica e graças à sua paixão pela cultura popular, fez sua pós-graduação em estudos de mídia.

Cresceu lendo revistas, quadrinhos, escrevia roteiros para seus próprios filmes, colecionava figuras de ação de suas séries favoritas e frequentava convenções de ficção científica na qual conheceu as fanfictions por meio de sua esposa. No entanto, quando começou seus estudos de mídia durante sua pós-graduação, percebeu que os fãs eram vistos como pessoas passivas, bobas e acríticas o que não combinava com o real significado de fã.

Dessa forma, a partir dos seus estudos culturais e das experiências de fãs, foi através de seus trabalhos sobre Star Trek que pode trazer uma nova visão dos fãs, como pessoas que constroem sua própria cultura por meio dos conteúdos produzidos pela mass media, o que o levou a criar seu próprio termo, o Aca Fan, um acadêmico que é fã, como ele próprio.

Jenkins é autor de mais de vinte livros, sendo os mais famosos Cultura da Convergência, Textual Poechers, Cultura Participativa, Spreadable Media e Fans, Bloggers and Gamers e está atualmente escrevendo sobre as mudanças na cultura e na mídia infantil no período após a Segunda Guerra Mundial.

Referências:

https://textosdahora.wordpress.com/2015/06/18/conhecendo-o-autor-henry-jenkins/

foto retirada do Google.

--

--

Mariana Albuquerque
Teorias da Comunicação

Aluna do curso de Rádio, Tv e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)