Ócio, tempo livre e lazer

Edu Alves
Terapeuta de Papel
Published in
3 min readMay 20, 2023

Você sabe o que ócio, tempo livre e lazer? Se, assim como eu, você acreditava que estas palavras eram sinônimos, aproveite esse momento aqui comigo para compreender melhor como elas podem fazer parte da vida de todos nós.

Antes, no entanto, vou lhe contar algo sobre mim bastante importante. Eu pareço mais tranquilo do que sou. Eu estou sempre fazendo algo e tenho dificuldade com essas três palavras aí acima. Elas sempre resultaram num misto de culpa e sensação de desperdício de tempo e, por isso, levei anos discutindo suas funções em minha vida.

Vamos lá:

Entendi que tempo livre é fazer uso desse exato tempo com total liberdade e, se assim quiser, de forma mais criativa para você. Já o lazer traz consigo a sensação de descansar e de se divertir ao longo do período que assim é estabelecido como tal. Já o ócio tem em seu papel a exploração do tempo com o objetivo de gerar conhecimento. É um momento de divagação para quem sabe reinventar a vida.

E, Edu, vem cá: qual motivo te levou a trazer esse tema aqui para o Terapeuta de Papel?

Um dos meus primeiros exercícios com a escrita já na vida adulta foi a compreensão desses termos aí. E digo mais: entendi que a escrita pode fazer parte dos meus momentos de tempo livre, de lazer e de ócio.

Em meus momentos de lazer, entre outras atividades, gosto de arriscar escrever poemas, poesias, entre outros estilos. E não me sinto obrigado a fazer o meu melhor, sinto-me brincando de artista.

Já em meu tempo livre, gosto de usar a escrita como um diálogo comigo mesmo. As Páginas Matinais, por exemplo, representam um pouco disso para mim. Já que, às vezes, escrevo por 2 ou 5 minutos aleatoriamente em meu dia, sem o compromisso de sequer revisitar tais anotações.

Quando buscar fazer uso da escrita como ócio criativo, então, gosto de ter diante de mim uma folha em branco bem espaçosa e canetas coloridas para poder brincar de trazer para aquele papel meus pensamentos e criações.

Repare que o que é lazer, tempo livre ou ócio para mim pode ser diferente para você. E tudo bem.

Fazer uso do ócio, do tempo livre e do lazer é uma importante atividade para o ser humano. O estudo “Having Too Little or Too Much Time Is Linked to Lower Subjective Well-Being”, publicado pelo Journal of Personality and Social Psychology em 2021, mostrou que o bem-estar aumenta em correlação ao tempo livre.

Esse estudo reforça, no entanto, o que descobri ao utilizar a escrita dentro do meu tempo: a forma que passamos o tempo é importante.

Segundo este levantamento, as pessoas que experienciam seu tempo livre de forma significativa e produtiva para elas, seguem com a sensação de bem-estar, mesmo se esse tempo ultrapassa o período de 5 horas, que é quando as taxas de bem-estar começam a reduzir de acordo com Journal of Personality and Social Psychology.

Quando passava meu tempo livre diante do celular, TV ou computador, sentia-me perdendo aquele período. Já quando me debrucei para outras atividades, como a escrita, para atividades físicas ou jardinagem, me senti mais feliz.

A coautora do estudo, a Marissa Sharif, diz que, para nos sentirmos felizes com o tempo livre, precisamos encontrar significado e propósito nele.

Sugiro, então, um exercício:

  1. Pegue uma folha de papel;
  2. Faça 3 círculos do mesmo tamanho ou parecidos;
  3. Acima deles, escreva: tempo livre, lazer e ócio;
  4. Dentro dos círculos, escreva com um lápis o que já fez em cada um deles;
  5. Reflita, ao final desse exercício, se deseja mantê-los em sua vida;
  6. Caso não, apague;
  7. Se sim, reescreva a palavra, mas, agora, com uma caneta;
  8. Se algum círculo ficar vazio, pense em atividades para preenchê-lo. Faça isso à lápis e, depois de um tempo, revisite o círculo e veja como essa atividade está acontecendo para você;
  9. Se sentir que ela veio para ficar, reforce a palavra com uma caneta;
  10. Agora… escolha entre tempo livre, ócio ou lazer e pratique!

Espero que você viva bem e melhor com o seu tempo, ele é valioso!

Do meu caderno para o seu,

Edu Alves

--

--

Edu Alves
Terapeuta de Papel

Terapeuta Atendimentos indiviuais e oficinas | Thetahealing | Terapia Multidimensional | Escrita Terapêutica | Arteterapia | Psicodrama