Origem étnica das populações caiçaras

Eduardo Ueda
TERRAMARES
Published in
3 min readApr 1, 2020
Reprodução/ Garramar, surf de canoa caiçara

Os caiçaras são populações tradicionais da costa sul-sudeste brasileira, presentes desde o litoral do Espírito Santo até o litoral do Paraná. A formação da cultura caiçara faz parte do processo de expansão e colonização ibérica, ela é resultante da interação dos povos originários do território com migrantes portugueses e africanos em diáspora.

Basta ver as manifestações culturais caiçaras para reconhecer as contribuições desses povos. Como as técnicas tradicionais caiçaras de cultivo do solo, a roça de coivara. E a própria palavra, “caiçara”, que tem origem no tupi: “kaai’sa”.

Hans Staden, um viajante prussio que foi capturado pelos Tupinambás de uma aldeia próxima a Bertioga e ficou preso entre 1554 e 1555, descreve o que eram as chamadas “caiçaras”:

“Fortificação de estacas longas e grossas que rodeia suas choupanas como a cerca dum jardim”.

STADEN, Hans. “Viagem Ao Brasil”, página 87 (1557).

Capa do livro Viagem ao Brasil de Hans Staden

A palavra “caiçara”designava os grandes cercados utilizados pelos Tupinambás da costa brasileira para proteger sua aldeia de ataques.

Representação de Hans Staden do cercado utilizado pelos indígenas que o capturaram.
Reprodução/ Aldeia tupi sob ataque. Destaque para o sistema de fortificação.

A cultura dos povos africanos também teve muita influência na formação da cultura caiçara. Essa população que foi escravizada e trazida para o continente americano para trabalhar nas feitorias e fazendas portuguesas, trazia consigo suas crenças e valores, as quais influenciaram e foram influenciadas pela interação com os povos originários e europeus, fazendo parte da formação da cultura caiçara.

A interação entre a cultura de matriz africana e a ibérica pode ser evidenciada na congada, festividade tipica afro-brasileira, que mistura elementos da religiosidade Bantu e católica.

Reprodução/ Congada da festa de São Benedito - Ilhabela, SP.

É a partir da interação dessas populações, durante muito tempo baseada na exploração e dominação dos portugueses sobre africanos e indígenas que a cultura caiçara se forma e persiste ainda hoje.

Veja também: “Transformação do mundo caiçara”.

--

--