Como contribuir com projetos Open Source e ser recompensado.

Mario Idival
Test After Deploy
Published in
3 min readMar 1, 2018

Existem vários e vários tutoriais de como contribuir com projetos open source na web’s e esse vai ser mais um, porém com um plus, uma recompensa. A recompensa aqui não é financeira, na verdade, é uma palavra que você leitor pode substituir para o que você deseja. Minha recompensa aqui foi ser convidado ao time de documentação da linguagem Rust.

No dia 20/02/2018 foi “oficializado” minha entrada como “parceiro” no time de documentação, fiquei muito feliz com isso, mas vamos voltar um pouco e conhecer como eu consegui isso.

Se envolva com a comunidade

No meio do ano de 2017, eu acabei conhecendo a linguagem Rust e curti muito a sintaxe (apesar de ter alguns anos programando em Python, eu gosto muito de ‘;’ , {} e o jeitão ‘C’ de programar). Nessa época, Rust não estava muito “evangelizada” (mas estamos cada vez mais melhorando) aqui no Brasil e resolvi procurar alguma comunidade por aqui, acabei achando o grupo do Telegram Rust Lang BR, com menos de 100 pessoas e quase parado. Dai comecei meus estudos, — procura material pt-BR, procura material oficial, etc — em resumo, coisas que todos fazemos quando queremos aprender alguma tecnologia nova.

Procure dicas com alguém que já obteve sucesso com projetos open source e adapte essas dicas a sua realidade.

Em paralelo, conversava muito com o Avelino (claro, procurando uma brecha pra encaixar Rust na tech stack da Nuveo), falando como a linguagem era legal, como resolvia problemas, onde possivelmente poderia entrar na Nuveo e claro, como eu poderia evangelizar a linguagem no Brasil.

Então, nesse período, em conjunto com os camaradas do grupo de Rust do Telegram, começamos um grupo de estudos falando sobre os principais tópicos da linguagem.

Procure o(s) HEAD’s (core team) do projeto

Depois de um tempo fazendo o grupo de estudo, procurei adicionar esses vídeos no canal oficial do Rust no YouTube. Então fui até o canal no irc#rust-community e perguntei se poderia adicionar a playlist e rapidamente eles me retornaram o contato e me deram a permissão de gerenciador do canal oficial.

Colocando a mão na massa

Depois de estudar a linguagem por um tempo e de ajudar a comunidade com um pouco de conteúdo, vi que era o momento de por a mão na massa. Procurei várias issues no projeto para fazer meu primeiro Pull Request (PR) até que eu achei essa issue aqui e fiz o primeiro PR.

Eu gostaria muito de continuar a contribuir no core da linguagem, mas eu não tenho os conhecimentos ainda, daí parti para a documentação da linguagem, o mais engraçado é que não comecei escrevendo documentação e sim fazendo uma espécie de triagem das issues. Tinham várias issues abertas mas com PR’s fechando-as, issues desatualizadas e etc… E com o tempo que eu tinha, eu fui em cada alguns projetos da org rust-lang e sai marcando os camaradas do core team e perguntado se poderia fechar ou atualizar a issue. Ou seja, foi sendo chato que eu recebi o convite para entrar no time.

Ainda não posso ser considerado um membro do “core team”, mas estou como um parceiro, que já é um grande passo ^^.

Links úteis

--

--