Instalando Go no Windows

Pra galera que assim como eu precisa escrever e testar código Go no Windows, vou mostrar o passo-a-passo de como instalar o Go na sua máquina. Prometo que não vai nem doer!

Vamos começar baixando o instalador do Go lá do site oficial de downloads. Lembre-se de escolher a versão correta para a sua arquitetura do Windows, a minha aqui é de 64bits então foi essa que eu escolhi. Depois de baixar eu cliquei duas vezes no arquivo para começar o wizard de instalação:

Wizard de instalação do Go

E aí você pode apertar “next, next, next” até o botão de Install. E é isso! Após terminar a instalação você já vai poder rodar seus go get tranquilamente.

Fonte

Mas, e se você quiser usar um diretório diferente daquele que é definido por padrão?

Inicialmente, o seu GOPATH é configurado para estar na pasta do seu usuário a C:\Users\temporal por exemplo, mas aqui por questões de praticidade eu preferi que o meu GOPATH apontasse para o caminho C:\temporal\go. Olha como eu fiz. Abri o Painel de Controle:

Painel de Controle

e cliquei em Sistema e Segurança:

Sistema e Segurança

E finalmente cliquei em Sistema:

No menu lateral dessa janela acima é a opção Configurações avançadas do sistema que me interessa. Ao clicar nela, uma nova janela será aberta e lá, na aba Avançado.

Propriedades do Sistema

No canto inferior esquerdo da janela de Propriedades do Sistema cliquei em Variáveis de Ambiente para ir pra nova janela:

Variáveis de Ambiente

Nessa janela a gente consegue ver todas as variáveis configuradas para o sistema (na parte de baixo) e para o usuário (na parte de cima). Então é só clicar na variável e clicar em Editar para colocar o caminho novo:

Edição de Variável do Usuário

No campo de Valor da variável então colocamos o caminho novo C:\temporal\go e clicando em OK:

Variáveis de Ambiente

E é isso! Tudo pronto. Agora só testar sua instalação no Prompt de Comando com um “Hello world!”.

Fonte