Instalando VPN no Windows

As vezes é preciso né?! ¯\_(ツ)_/¯

Além de mascarar IPs, a VPN tem me servido para resolver um bloqueio causado pela minha provedora de internet nova. No caso a porta 22 (porta utilizada pelo protocolo SSH para comunicação) está bloqueada, então ao rotear meu tráfego por um servidor diferente, esse impedimento some.

Existem várias opções de VPN por ai e a que tenho usado é a ProtonVPN. Desde que fiz o cadastro lá e usei, não tive problemas e tem se mostrado muito resiliente mesmo no plano free. Então, por comodidade e conhecimento prévio vou usá-la aqui também.

O começo

Estou supondo que você já fez sua conta no ProtonVPN. O Proton vai precisar que você faça uma conta no OpenVPN também, mas ele te dá todos os passos por lá beleza?

Depois de ter a sua conta, faça o download do programa para Windows do ProtonVPN. E clique duas vezes no executável para instalar:

Imagem da tela de instalação do ProtonVPN no Windows

Você pode apertar “next, next, next” sem medo e o no fim você terá uma barrinha verde de progresso para assistir:

Imagem com a barra de progresso da instalação do ProtonVPN

Ao terminar a instalação o ProtonVPN será inicializado automaticamente e mostrará a tela de login:

Tela de login do ProtonVPN

Onde você deverá inserir seu nome de usuário e senha e apertar em “Login” para ser levado ao aplicativo em si:

Tela do ProtonVPN depois do login

Essa aí de cima é a tela inicial do ProtonVPN depois do login. À direita o mapa mundial com os países que possuem servidores disponíveis para conexão marcados por triângulos (verdes para servidores free e branquinhos para servidores pagos) e à esquerda a listagem desses mesmos servidores separados por país. Cada país tem uma setinha lateral onde mostra os servidores disponíveis:

Detalhes da lista de servidores dos Estados Unidos

Ao passar o mouse por cima dos nomes dos servidores aparece um botão de conexão que ao clicar mostrará o seguinte:

Tela de conexão em progresso do ProtonVPN

Esse passo pode demorar um pouquinho dependendo da taxa uso do servidor escolhido para conectar. Após a conexão ser estabelecida você terá redirecionar o seu tráfego para aquele servidor, ganhando assim também um novo IP:

Tela após a conexão com o ProtonVPN

Se você quiser ainda pode conferir se o IP bate com o mostrado no aplicativo acessando pelo navegador o site What is my IP?:

Resultado do site What is my IP?

E pronto! E aí, qual país você vai escolher? 😉