Ubuntu no Windows

Se prepare para uma aventura.

Ultimamente eu tenho precisado testar alguns softwares que desenvolvemos na Nuveo no Windows e pra agilizar o desenvolvimento (pelo menos em partes) decidi que ter um bash à mão seria útil. No Windows 10 fazer isso é relativamente fácil e vou ensinar como aqui nesse post. Bora lá.

Fonte

Comece abrindo o Painel de Controle do Windows:

Painel de Controle do Windows

E depois clique em Programas:

Programas

Na tela de Programas escolha Ativar ou desativar recursos do Windows e vá para a janela Recursos do Windows que foi aberta. Nesta janela, você vai encontrar várias opções e a que queremos selecionar é chamada Subsistema do Windows para Linux:

Recursos do Windows

Depois de selecionar a opção de subsistema e clicar em OK, várias bibliotecas vão ser instaladas na sua máquina e ao final você será pedido para reiniciar seu computador:

Finalização da ativação do Subsistema

Reinicie seu computador e ao ligar novamente vá para a Microsoft Store e busque por Linux. Você verá uma lista de distribuições disponíveis para instalação parecida com essa:

Distribuições Linux na Microsoft Store

Aqui eu escolhi Ubuntu mesmo e cliquei em Adquirir:

Ubuntu na Microsft Store

Caso, ao terminar a instalação, o terminal não abra sozinho, clique em Iniciar para que ele seja executado e termine a instalação:

Finalização da instalação do Ubuntu

Esse passo pode demorar um pouquinho, então pegue um café ou um chá… Ao terminar o processo de instalação, você deverá inserir um usuário e senha para o seu Ubuntu:

Print do terminal Ubuntu rodando no Windows

Note que essa é uma instalação “zerada” do Ubuntu, ela está separada das suas pastas originais do Windows. Então para acessar o seu diretório Documents tradicional por exemplo, você deverá fazer o seguinte:

cd /mnt/c/Users/temporal/Documents/

O que aconteceu é que o Windows fica “montado” dentro do seu Ubuntu então você consegue ter acesso a tudo do Windows, mas o contrário não vale.

Recomendação: após a instalação do Ubuntu faça updates com:

$ sudo apt update
$ sudo apt upgrade

Para atualizar todas as bibliotecas do Ubuntu. E aí é só copiar seus dotfiles e ser feliz. 🎉