Ubuntu no Windows

Se prepare para uma aventura.

Jessica Temporal
May 11, 2018 · 3 min read

Ultimamente eu tenho precisado testar alguns softwares que desenvolvemos na Nuveo no Windows e pra agilizar o desenvolvimento (pelo menos em partes) decidi que ter um bash à mão seria útil. No Windows 10 fazer isso é relativamente fácil e vou ensinar como aqui nesse post. Bora lá.

Image for post
Image for post
Fonte

Comece abrindo o Painel de Controle do Windows:

Image for post
Image for post
Painel de Controle do Windows

E depois clique em Programas:

Image for post
Image for post
Programas

Na tela de Programas escolha Ativar ou desativar recursos do Windows e vá para a janela Recursos do Windows que foi aberta. Nesta janela, você vai encontrar várias opções e a que queremos selecionar é chamada Subsistema do Windows para Linux:

Image for post
Image for post
Recursos do Windows

Depois de selecionar a opção de subsistema e clicar em OK, várias bibliotecas vão ser instaladas na sua máquina e ao final você será pedido para reiniciar seu computador:

Image for post
Image for post
Finalização da ativação do Subsistema

Reinicie seu computador e ao ligar novamente vá para a Microsoft Store e busque por Linux. Você verá uma lista de distribuições disponíveis para instalação parecida com essa:

Image for post
Image for post
Distribuições Linux na Microsoft Store

Aqui eu escolhi Ubuntu mesmo e cliquei em Adquirir:

Image for post
Image for post
Ubuntu na Microsft Store

Caso, ao terminar a instalação, o terminal não abra sozinho, clique em Iniciar para que ele seja executado e termine a instalação:

Image for post
Image for post
Finalização da instalação do Ubuntu

Esse passo pode demorar um pouquinho, então pegue um café ou um chá… Ao terminar o processo de instalação, você deverá inserir um usuário e senha para o seu Ubuntu:

Image for post
Image for post
Print do terminal Ubuntu rodando no Windows

Note que essa é uma instalação “zerada” do Ubuntu, ela está separada das suas pastas originais do Windows. Então para acessar o seu diretório Documents tradicional por exemplo, você deverá fazer o seguinte:

cd /mnt/c/Users/temporal/Documents/

O que aconteceu é que o Windows fica “montado” dentro do seu Ubuntu então você consegue ter acesso a tudo do Windows, mas o contrário não vale.

Recomendação: após a instalação do Ubuntu faça updates com:

$ sudo apt update
$ sudo apt upgrade

Para atualizar todas as bibliotecas do Ubuntu. E aí é só copiar seus dotfiles e ser feliz. 🎉

Test After Deploy

Desenvolvimento de software e assuntos relacionados!

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store