Pode existir testadores no Agile?

Leonardo Dias
Test UP
Published in
4 min readJul 4, 2018

Parece ser muito sem noção essa pergunta, mas quem atua com teste de software nesses últimos 8 anos em grandes ou até mesmo pequenas companhias (mais comum) receber o direcionamento de guela baixo do tipo “Vamos ser Ágil de agora em diante”, vamos implementar Scrum em todos os projetos ou demandas de desenvolvimento.

Eu como atuava com testes de software, já imaginava que tinha que buscar informação de como ser um tester, analista ou líder de teste em uma equipe onde a metodologia de desenvolvimento é Ágil. Logo me deparei com o Manifesto Ágil ou Agile expressão mais usada. Portanto, entendi que ser ágil significa comprometer-se com esses valores que formam o Manifesto Agile:

  • Indivíduos e interações entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Com os valores entendidos, ficou fácil se adequar ao novo formato de trabalho. Só que não! Conforme fui buscando conhecimento, tive a oportunidade de ter várias conversas com colegas de trabalho e/ou pessoas que trabalham com metodologias Agile que afirmavam não ter testadores e não se depararam com nenhum problema. Vi também uma série de tentavias frustadas de empresas tentando implementar o modelo Ágil adequado aos processos e ou governança da empresa ou até mesmo mantendo a cultura de gerenciamento de projeto cascata.

Conheci a expressão “Scrumbunda”! By Eduardo Bregaida

Paradigma Tradicional de Teste

Percebi que testadores dentro destes contexto frequentemente se sentiam excluídos da equipe. Uma vez que no paradigma tradicional de teste, o teste não é ágil !

Geralmente os testadores:

  • Formam uma equipe independente
  • Fazem parte de um processo ou fase em desenvolvimento (geralmente deixada para o final)
  • Escrevem casos de teste com base nas especificações de requisitos
  • Escrevem casos de teste com base no contrato do cliente
  • Criam planos e estratégias de testes e mantêm esses testes
Designed by vvstudio / Freepik

Time Ágil

No guia do Scrum nos diz respeito sobre a equipe de desenvolvimento e podemos dizer que:

A Equipe de Desenvolvimento é formada por profissionais que realizam o trabalho de entregar um Incremento potencialmente liberável do produto “Concluído” no final de cada Sprint. Somente membros da equipe de desenvolvimento criam o incremento.

Equipes de desenvolvimento são estruturadas e capacitadas pela organização para organizar e gerenciar seu próprio trabalho. A sinergia resultante otimiza a eficiência e a eficácia gerais da Equipe de Desenvolvimento.

As equipes de desenvolvimento têm ou precisam ter as seguintes características:

  • Eles são auto-organizados. Ninguém (nem mesmo o Scrum Master) diz à Equipe de Desenvolvimento como transformar o Product Backlog em Incrementos de funcionalidades potencialmente liberáveis;
  • As equipes de desenvolvimento são multifuncionais, com todas as habilidades necessárias em equipe para criar um incremento de produto;
  • O Scrum não reconhece títulos para membros da Equipe de Desenvolvimento que não sejam o Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa ; não há exceções a essa regra;
  • O Scrum não reconhece subequipes na Equipe de Desenvolvimento, independentemente de domínios específicos que precisem ser tratados como testes ou análises de negócios; não há exceções a essa regra; e,
  • Os membros da equipe de desenvolvimento individual podem ter habilidades especializadas e áreas de foco, mas a responsabilidade pertence à Equipe de Desenvolvimento como um todo.

Considerações Finais

Podemos concluir que o Scrum não reconhece papéis ou sub-equipes, mas pode haver membros com habilidades especializadas e uma área em que eles se concentram. Ou seja, pode existir testadores (com a qualificação de um testador) que se concentram na disciplina de qualidade. No entanto, a responsabilidade pela qualidade está em toda a equipe.

Pela minha experiência profissional, tendo trabalhado com todos os tipos de equipes de desenvolvimento, incluindo o Scrum, acredito que o “papel de testador” ainda é muito relevante e deve ser presente em todas os ritos e/ou etapas de desenvolvimento.

Um aspecto crítico das metodologias Scrum e Agile é que é fundamental ter habilidades em forma de T, o que significa que não é necessário apenas ter a mentalidade e capacidades de teste, mas também ter alguma habilidade nas especialidades das pessoas com quem você trabalha , por exemplo, negócios, desenvolvimento, operações, etc.

Desta forma você pode contribuir mais, tornando a equipe auto-suficiente e promovendo sua excelência. Dentro de nossas equipes, nós, testadores, temos que ajudar a mudar o teste, permitindo que os desenvolvedores testem mais cedo, com mais frequência e com mais facilidade, com suporte a CI / CD, e então podem fazer testes em pares, ou os desenvolvedores podem testar o código um do outro. De qualquer forma, os desenvolvedores ainda têm uma mentalidade de desenvolvedor, o que é ótimo para o desenvolvimento, mas não para testes.

--

--

Leonardo Dias
Test UP
Editor for

Um rápido aprendiz, racional, ótimo "player" da equipe, tem uma excelente comunicação e habilidades organizacionais, atuando com foco em qualidade de software.