Práticas de QA que agregam Valor ao Negócio

Leonardo Dias
Test UP
Published in
4 min readJul 28, 2018

O papel de um QA (quality assurance) é aquele que, como o nome indica, garante qualidade. O QA pode se referir ao analista de qualidade ou o famoso testador de sua organização. De qualquer forma, essa função está associada ao testador funcional, que geralmente não possui habilidades de programação.
Atualmente, uma equipe de qualidade enfrenta muitos novos desafios relacionados a entregas mais rápidas de projetos, maiores expectativas dos usuários, tecnologias em constante mudança e suporte 24 horas por dia.
Neste cenário os testes funcionais e/ou a cobertura dos testes são sacrificados para um lançamento mais rápido no mercado. Inicialmente, ser o primeiro a entrar em cena pode ser mais importante do que ter um produto sem falhas, e pequenas equipes de desenvolvimento provavelmente estarão “fazendo tudo” sem a assistência de um membro dedicado da equipe de qualidade.

Não tem problema, certo?

O papel da equipe de qualidade não é simplesmente garantir que o produto seja entregue sem defeitos.

Hoje tenho a oportunidade de vivenciar a mudança da atuação da equipe de qualidade, onde o time de certificação assim chamado na organização também deve apoiar as metas estratégicas de negócios da organização e fornecer valor comercial por meio de práticas de teste de software.
Sobre a missão de verificar a conformidade do Cliente com os padrões estabelecidos e fluxos de processos de negócio da empresa além de coordenar a realização dos testes.
A realidade é que o valor comercial do teste pode começar pequeno, mas quase sempre cresce com o tempo.

“Quanto maior você é, maior é o impacto comercial relativo a um incidente, um erro e assim por diante”

Nesse cenário, precisamos seguir processos de garantia de qualidade mais maduros, que são projetados tendo em mente o seguinte aspecto:

Perspectiva de negócio
A equipe de qualidade precisa entender o processo de negócio que um sistema suporta. Isso os ajuda a identificar quais defeitos são críticos ao negócio. Isso ajuda em:

* Delineando claramente os requisitos de negócios;
* Identificação de defeitos críticos no processo de negócio;
* Melhor avaliação e gestão de risco.

Deve-se sempre lembrar que todo o trabalho de qualidade é feito para o negócio prosperar, por isso esta visão é tão importante quanto o conhecimento ( know-how ) técnico. Isso ajuda em:

* Determinar o que pode dar errado com o software;
* Compreender como o produto pode ser melhorado ainda mais.

Os testes também podem ser projetados com base na criticidade das necessidades de negócio, otimizando assim os esforços de controle de qualidade. Isso ajuda em:

* Preparando casos de teste que podem cobrir as alterações mais recentes;
* Concentrando a atenção quando necessário;
* Otimizando o tempo gasto em testes e testes mais econômicos

Como é a atuação do QA sobre a perspectiva de Negócio?

A perspectiva da função de negócio é o principal foco do time. Isso significa uma mudança de testar requisitos funcionais para requisitos de negócios.
Tradicionalmente, o controle de qualidade detecta defeitos, mas não tem como prever sua ocorrência futura.
Na função de negócio ou de valor comercial, as análises são usadas para prever possíveis defeitos.

Práticas de QA

Abordagem colaborativa
Envolvendo os vários stakeholders e tendo comunicações claras em todas as fases de desenvolvimento do negócio.

Abordagem Lean
Enfoque na entrada mais rápida no mercado, eliminando ineficiências e atrasos no sistema.

Validação antecipada
A validação no início do ciclo de vida pode garantir que os requisitos de negócios sejam atendidos no nível do sistema, antes da integração do todo. Isso reduz os custos de teste, pois os defeitos são identificados anteriormente.

Automação
Planejamento para automação na fase de concepção ajuda a obter um melhor ROI.
Testar só o que precisa ser testado e automatizar só o que precisa ser automatizado.

Reutilização
Os artefatos de uma versão anterior no teste de regressão podem ser reutilizados para melhorar a produtividade.

Técnicas avançadas
O uso de técnicas como testes baseados em riscos, gerenciamento inteligente de dados de teste (massa de dados) e previsão de defeitos leva a uma melhor cobertura de teste e produtividade.
A criação de dados de teste em conformidade com os padrões da organização, a legislação e os documentos básicos devem ser a principal responsabilidade do QA.

Considerações finais
A equipe de qualidade está se abrindo para todas as oportunidades criadas por metodologias de desenvolvimento colaborativo e aos novos processos.
Uma organização pode ganhar com o valor comercial fornecido pela função de QA se todos os envolvidos entenderem a perspectiva do negócio e houver comunicação aberta em todos os estágios.
É necessário que as práticas de teste e os processos evoluam para proporcionar “Valor ao Negócio”. Essas práticas de qualidade sobre o valor de negócio, quando seguidas, podem oferecer melhor qualidade a custos reduzidos, menor tempo de comercialização e esforços de testes otimizados.
Identifique onde estão os atuais recursos de teste da sua empresa com base nas práticas de QA mencionadas acima, melhore e otimize para alcançar melhores resultados.

--

--

Leonardo Dias
Test UP
Editor for

Um rápido aprendiz, racional, ótimo "player" da equipe, tem uma excelente comunicação e habilidades organizacionais, atuando com foco em qualidade de software.