12 perguntas que um evangélico de longa data não deveria fazer

Rodrigo Bino
Textando
Published in
6 min readDec 19, 2017
  1. Pode namorar/casar com um não cristão?
  2. Pode ter sexo antes de casar?
  3. Pode ficar “beijar” sem pretensão/compromisso/responsabilidade?
  4. Pode ouvir música do mundo?
  5. Pode ir em baladas/night/praça/festa?
  6. Pode falar palavrão?
  7. Precisa ir na igreja?
  8. Precisa se batizar?
  9. Precisa participar da ceia?
  10. Relações com mesmo sexo é permitida?
  11. A mulher deve ser submissa?
  12. Pode tomar cerveja?

É tão absurdo um cristão de longa data perguntar essas coisas. Se você tem mais de 4 anos de cristianismo e ainda não sabe responder essas coisas, quer dizer que você ainda toma leitinho. Ou seja, não amadureceu, estagnou, é um eterno bebê que suga o tempo todo os mais maduros.

Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.
De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

Carta escrita para os Hebreus no capítulo 5

Você que já é maduro, gosta de evangelizar e discipular, exortem esses irmãos! Mas não percam muito tempo com eles caso perceba que estão se tornando sanguessugas. Pois ao invés de você está investindo em quem realmente quer, o inimigo está usando estes sanguessugas para te drenar e enfraquecer. Assim você estará perdendo o foco de investir em quem realmente precisa.

De forma simples quero dizer que se essa criança não quer amadurecer, parta para investir em outra que realmente queira.

Se você é novo na fé e não sabe realmente as respostas para estas perguntas, não fique preocupado. Não estou falando de você, mas sim dos que já deveriam ser mestres pelo tempo que conhecem a Deus e sua palavra, mas são ociosos e não dão frutos. Esses serão queimados, cortados fora como no episódio em que Jesus amaldiçoou a figueira que não dava frutos.

“…porque pelo fruto se conhece a árvore.”
Livro de Mateus, capítulo 12

Busque a Deus incessantemente. Busque ser igual a Cristo a cada ano que se passa. Sempre teremos que melhorar e perseverar em santidade.
(Responderei simplificadamente as perguntas no final para vocês)

​Você, que caiu a ficha agora, percebe que tem muito tempo de igreja e não saiu do lugar?

Quero dizer que a fase do leite já passou;
a fase de brincar até a hora da janta já passou;
a fase de ser pajeado já não faz sentido pelo seu tamanho.

4 anos de igreja, de cristianismo, equivale a uma graduação na faculdade. Mais 2 anos uma pós, mais 2 um mestrado e mais um tanto é doutorado. Você tem noção do quão estagnado você está?

Era para você ser mestre no assunto.
Não era para você ter dúvidas nestas 12 perguntas.

​​Você não tinha parado para pensar que é como se você fizesse faculdade, mestrado e doutorado pelo tempo de igreja​ que viveu?

Se arrependa imediatamente. Volte para Deus, peça para que ele reacenda a chama. Volte ao primeiro amor e peça para que Ele te dê forças para continuar.

Ame a Deus com toda sua FORÇA, ALMA e ENTENDIMENTO.

Não seja morno a ponto de Deus te vomitar.
Não seja imaturo a ponto de sugar por anos um líder, ou um cristão mais maduro, sendo assim ferramenta do diabo.

Que Deus nos ajude a não sermos estagnados e que com todas as nossas forças sempre sigamos a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Respostas das 12 perguntas para novos na fé:

Ora, nossa religião não é baseada em “podes” e “não podes”. Mas sim na nova vida que Cristo veio nos dar. A fé te dá a certeza absoluta de que tudo isto é real e Deus te dá forças para ser uma versão melhor do que você era.

Então, não é uma questão de “não posso, porque minha religião não permite”. É uma questão de não faço porque não tenho prazer, não tenho razão para fazer. É uma questão de “hoje não vivo para mim, mas para Deus”.
É ele quem eu busco agradar. O que faço ou não faço é porque amo a Deus acima de todas as coisas.

Algum desses “podes” e “não podes” nem serão sacrifício para você que já abriu mão de ser aquele velho homem caído.

Mas não quero dizer que será fácil. Precisamos perseverar em santidade. Na contramão deste mundo. Porque vamos ter aflições, mas tenham bom ânimo, Jesus já venceu o mundo.

Cuidado para não ir para o outro extremo, a ponto de não ser mais como os pequeninos. Lembra do que Jesus disse?

“Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos Céus”
(Livro de Lucas, capítulo 18)

Nunca coloque a filosofia, a ciência antes da Palavra de Deus. Use a Palavra para ver/interpretar o mundo e nunca o contrário. Seja como os pequeninos, ame a Deus por quem ele é. Busque o primeiro amor sempre, busque a inocência sempre que puder.

Se for difícil, peça para que Deus aumente a tua fé. Vai por mim. A Bíblia é real e todo seu conteúdo também. Eu gostaria de compartilhar minha fé literalmente, mas não posso fazer isso por você. Então peça a Deus.

Sei que as respostas aqui foram simplificadas demais. Mas converse com um cristão mais maduro sobre estes assuntos. Pode ser um líder ou um amigo. O importante é falar com alguém bíblico, ou seja, que imita a Cristo e vive o Reino de Deus há um bom tempo. Seja sincero, queira realmente aprender com ele. Não use suas dúvidas para desafiar e ficar aquela conversa chata competitiva de argumento pelo argumento.

Acredite, será mais saudável você entender estas coisas por alguém que está te discipulando no tete-a-tete do que por fóruns de internet como este. Aqui pode ser que te confunda mais. Então evite tirar conclusões a partir dos comentários daqui (se tiverem). Se não tem um mentor, procure urgentemente alguém para caminhar contigo.

“Não deixe de congregar, como o costume de alguns.”
Como diz em Hebreus, capítulo 10.

Cuidado se você estiver indo numa igreja, mas não busca ter comunhão com ninguém. O erro de não congregar continua o mesmo. Pois você vai a igreja, mas não está vivendo a comunhão, que é um dos maiores motivos para a igreja existir.

Lembre-se: nunca interprete a Bíblia a partir de qualquer filosofia, isso inclui comentários daqui e inclusive o meu artigo. A Bíblia se interpreta com a própria Bíblia. E Deus por meio do Espírito Santo clareia o entendimento. Depois de ler a Bíblia e estudá-la, aí sim você vai filosofar e etc. Mas nunca force encaixar a ciência ou qualquer filosofia na Bíblia. Digo isso porque me preocupo com a saúde espiritual de quem é leitor daqui.

Não tem nada de “iluminatis” ou de “vamos te manipular para pegar seu dinheiro”, não!

Invisto meu tempo escrevendo essas coisas por amor a Deus, o Deus encarnado em Cristo Jesus. O que eu quero é espalhar a boa nova e os ensinamentos de Deus.

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude;
à virtude o conhecimento;
ao conhecimento o domínio próprio;
ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;
à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.

Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.

Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,
e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.
2 Pedro 1:5–12

--

--