Como seria o fruto proibido na vida real? — Assassin’s Creed

Rodrigo Bino
Textando
Published in
9 min readMay 12, 2020

“Maçã” do Éden, Árvore da Vida e Origem da vida

Assisti o filme do Assassins Creed recentemente, mas nunca joguei ou li os livros, embora conhecia.

Achei muito criativo. Uma criatividade que talvez um cara como eu não teria. (Risos)

Primeiro, que procurar o fruto do bem e do mal para manipular o livre arbítrio é contraditório ao que conheço deste mundo. Não existe livre arbítrio.

O Céu e a Terra sobrepondo o Jardim do Éden.

Porém, o estado que tínhamos antes de comer o fruto, era de liberdade e a gente vivia o espiritual e físico ao mesmo tempo, vivíamos na presença de Deus sem grandes problemas.

Tinha a árvore da Vida e a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal naquela época.

Um tem a ver com viver eternamente e o outro com viver a própria maneira, por assim dizer.

Quando pensamos em fazer da nossa maneira, ignorando Deus, isso nos trouxe maldição e nos afastou da outra árvore, a Árvore da Vida. Deus nos exilou dessa realidade do jardim, onde o físico e espiritual eram juntos, intenso. Agora longe da fonte da Vida, passamos a ter uma natureza caída, depravada e perecível. Ficamos mortos.

E ao comer desse fruto tornamos conhecedores do bem e do mal e viramos escravos do nosso eu.

Efeito colateral de comer desse fruto é que a gente começa a relativizar o certo e errado, desconstruindo tudo. Aplaudindo vilões e chamando de chatos e preconceituosos os mocinhos.

Agora podemos redefinir o que quisermos sobre certo e errado.

Só esse fruto deixou a gente sem esse tal de livre arbítrio, onde nosso coração se tornou desesperadamente corrupto. Não por influência de outro ou de sociedade, mas agora ele é assim por natureza.

Mudamos nossa natureza ao comer da árvore errada.

Saímos do jardim e descemos exilados para este mundo. Um mundo que não é o mesmo que o mundo acima do sol. Antes estávamos na sobreposição desses 2 mundos. O mundo conhecido como Céu e o outro Terra.

Essa árvore veio a terra novamente, mas agora ela é uma pessoa, que dava várias dicas para gente pegar a ideia, mas a gente é lerdo e não pegou.

Essa pessoa disse:

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele (Deus) corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 15:2

Ele também se chamava de água da vida, pão da vida, o pão que desceu do Céu… etc

O ponto é que ele desceu aqui para dizer que podemos comer desse fruto e ter vida eterna.Os mundos podem se sobrepor novamente. O que estiver ligado na terra estará ligado nos céus. Basta comer desse fruto da árvore da vida.

Mas é claro, precisamos plantar esta árvore aqui para termos acesso.

E o que fizemos?

Pegamos o machado e cortamos a árvore da vida, porque a do Conhecimento do Bem e do Mal é viciante.

Mas ao “matar” a árvore, ela caiu na terra e suas sementes fez ela ressurgir. Era exatamente este o plano.

Ao cair morto na Terra, ele levou consigo a nossa culpa, o nosso pecado e aquela árvore se tornou maldita, porque ela tinha todos os pecados da humanidade. De todos mesmo, no espaço e no tempo.

Quando ela ressurge, ela comprova que foi capaz de absorver os pecados e continuar gerando vida. A árvore da vida é invencível e dá frutos até hoje.

Ele deixou 12 homens para que ajudassem a espalhar a notícia que agora a árvore estava disponível para quem quisesse.

Jesus ressurreto diante dos discípulos e testemunhas unindo novamente o Céu e Terra.

Esses 12 homens, se formos sintetizar como o caso da árvore, eles são a Igreja.

A igreja tá aí para avisar que esses milênios todos comemos da árvore errada e é por isso que sofremos o que sofremos. Isso condenou nosso mundo. Ele precisa ser purificado.

Antes do inseticida ser lançado aqui, devemos nos proteger comendo da árvore da vida, porque se não comer dela, o dia que o veneno for lançado para purificar esta terra, você vai morrer certamente.

“…mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.”

Gênesis 2:17

Vocês não tão ligado no que está por vir.

Esse Deus é lento em se irar, porque ele é um Deus misericordioso, onde ele deixa de nos dar o que merecemos, mas por sua graça ele passa a nos dar o que não merecíamos.

Esta é a chance de salvar sua alma, porque ainda podemos buscar Deus enquanto se pode achar.

Esta pessoa, chamada Jesus, o Cristo, sempre estava se referindo como um alimento, ou algo essencial para gente viver, seja água, pão, videira(árvore). Para o judeu ele se chamava de cordeiro, o supremo sacerdote também e para os povos em geral ele se chamava de Rei dos reis. E em todos os contextos ele se dizia o Deus Filho.

Ele não usurpou o ser igual a Deus… mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:7–11)

Não são só essas analogias, mas há mais uma comparação com Jesus, que é o fato dele ser o Verbo, ou a Palavra.

O verbo é o que dá a vida a frase, sem verbo nada se movimenta.

Um amigo próximo de Jesus, disse:

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio.

João 1:1,2

Jesus é o Deus encarnado que veio nos tirar do exílio que causamos a nós mesmos lá do jardim do Éden, onde Céu e Terra eram puros e sobrepostos.

Se acreditarmos nisso e confessarmos que realmente Jesus Cristo é o senhor da nossa Vida, então já podemos experimentar o Reino de Deus, a vida eterna agora na Terra.

Já podemos usufruir, ainda que em partes, mas já é possível. Isso garante que a gente esteja salvo no dia que a purificação for feita na Terra, no universo.

E aí, veremos um novo céu, uma nova terra.

Os que não quiserem comer dessa árvore, também tem um lugar reservado longe da árvore da vida, longe de Deus, mas paradoxalmente perto da ira Dele.

O evangelho é alegria para alguns e escândalo para outros. Pode ser uma boa notícia, mas pode ser uma notícia infeliz para os que rejeitam.

Por isso o trigo, tão semelhante do joio deve ser separado, porque o joio você queima e o trigo é transformado em outra coisa.

Ah, no fim, a fruta do filme no Assassin’s Creed é desejada para manipular as pessoas tirando o livre arbítrio. Não creio em livre arbítrio porque eu entendo que não podemos escolher baseado em nós mesmos o bem. Somente o mal. Nossas boas escolhas são inspiradas pelo mal. Já que não conseguimos escolher o bem por nós mesmos, Deus se encarna e derrama seu sangue em favor de nós para que por meio dele, fôssemos declarados santos e sem culpa. Sem a capacidade de escolher o bem, mas sua graça irresistível nos alcança e nos constrange a voltar a viver com Ele. Por isso é ele que realiza em nós tanto o querer quanto o realizar. E isso não é livre arbítrio, é trocar um padrão natural de escolha por outro por meio da fé e isso não vem da gente, é dom de Deus, para que a gente não se glorie e ache que escolhemos ser bonzinhos por nós mesmos.

A Maçã do Éden, segundo a franquia Assassin’s Creed

O fruto do conhecimento do bem e do mal traz essa vontade do EU toda hora. Se você pode ser bonzinho por si só, puramente em toda sua vida, então você não precisa de Deus, não precisa Dele. Este, meus amigos, é o fruto do conhecimento do bem e do mal. Quem pensa dessa maneira, sinto muito, não será poupado no dia da aplicação deste veneno nesta Terra.

Ao morrer, você passará automaticamente por este veneno. Vive quem come da árvore da Vida, morre quem come a do conhecimento do bem e do mal. (Nunca foi dito que o fruto era uma maçã, tá?)

Obrigado por ler até aqui.

NOTA IMPORTANTE:

Não, não creio que Gênesis seja figurativo/alegórico, acredito na literalidade das coisas. Sim, 7 dias de criação, animais na arca, mar vermelho abrir…etc

O que aprendi de Deus é que o mundo físico e espiritual trabalham de maneiras juntas e estão ligados.

De uma maneira naturalmente sobrenaturalmente, as coisas terrenas simples, podem ter implicações profundas espirituais. (Assim como as coisas simples espirituais podem ter implicações profundas no mundo físico.)

Bem como uma praga que assola a terra pode ser vista como um vírus microscópico, no plano espiritual pode ser um anjo com uma espada enorme ferindo a terra.

Plano Espiritual/Celeste em cima, plano Terrestre/Mundano abaixo e no meio os dois juntos.

E em alguns momentos as duas coisas acontecem juntas, como o fato de Jesus curar a partir da lama a cegueira de uma pessoa. O que há de medicinal naquilo? Cientificamente nada, mas espiritualmente e terrenamente fazem o total sentido teológico. (Parafraseando o jargão do Átila Iamarino — hehe)

O mundo espiritual colidindo com este mundo é para onde estamos caminhando. Este será o fim e o novo começo, que tanto aguardo desde que descobri que sou peregrino nesta terra, um exilado legal neste mundo, mas com direito justificado por Cristo Jesus a retornar a minha pátria Celestial.

Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado(…)

Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

​(…)​o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! “ E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”.

Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória.
Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite.
A glória e a honra das nações lhe serão trazidas.

Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.

FONTE DAS IMAGENS:

Bible Project

--

--