O mundo quer que a gente não seja tão careta

Sobre os golpes sutis da sociedade na cultura cristã protestante

Rodrigo Bino
Textando
7 min readAug 22, 2018

--

Confesso que as novelas da Globo evoluíram desde a última que assisti (que foi a novela Chocolate com Pimenta. Mas assisti porque várias cenas foram gravadas em São Lourenço -MG. Pois é, me julguem.)

Mas não posso deixar de perceber que eles estão atacando mais intensivamente o conservador cristão, que é justamente a parte que me toca.

E não é tão simples de resolver como eles acham que é. Entendo que eles querem que a gente se atualize e mude, mas não vai acontecer.

Citarei apenas 2 novelas como exemplo.
Orgulho e Paixão e a nova dos congelados, O Tempo não Para.

Ambas parecem dizer o quão retrógrada era a sociedade no passado em alguns assuntos e como tudo isso são meras convenções sociais “fáceis” de se mudar. Basta ser tolerante.

A impressão que tenho é que, tanto a Globo quanto a sociedade contemporânea, usam o fator ‘tempo’ como argumento e o discurso da tolerância contra as correntes conservadoras.

Do fator tempo:

“Olha, hoje não é época dos nossos avós; Olhem como era ridícula a sociedade e etc; A sociedade evolui e nós temos que mudar.”

De fato, muitas coisas boas vieram na evolução deste caminho e a maioria das sugestões de evoluções, que serviram para dar um pouco de luz nessa sociedade, partiram dos cristãos, bem como abolição da escravatura, por exemplo. E devemos continuar sendo sal para dar gosto e luz para clarear o bem e a verdade neste planeta obscuro.

Mas não é o meu foco falar do que o Cristianismo fez de bom e de ruim (que também teve).

Em Orgulho e Paixão, eles pontualmente vão criticando a ideia do casamento, tanto na perspectiva de se guardar, quanto no de ser apenas entre homem e mulher.

Atenção! Essas críticas que faço são para quem é cristão protestante. Se você não é, você certamente sairá deste artigo com ódio da Palavra de Deus e do Cristianismo, porque este texto estará selado e você pode absorver pequenos fragmentos ou nenhum. Portanto, a sua conclusão não será coerente como pensa, por mais lúcido que você esteja. Talvez você se considera um cristão e esteja com dificuldades de enxergar este texto também, mas é muito provável que você já esteja conformado ao padrão deste mundo e não se deu conta.

Bom, adiante.

Já em O Tempo não Para, vemos um choque de cultura de 100 anos atrás em colisão com a era de hoje. O legal é que podemos perceber que de fato nos anestesiamos com questões que antes eram bem sérias como:

  1. A despreocupação em preservar a exposição de seu corpo apenas ao marido/esposa;
  2. O namoro ser com consentimento dos pais, onde o ‘ficar’, ou beijar na boca antes de assumir tal compromisso é uma falta de honra e defraudação, que também é pecado.

Diversas vezes somos lembrados que não devemos nos amoldar ao padrão deste século. Antes devemos perseverar em santidade e renovar nossas mentes.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Do fator tolerância:

O que essas 2 novelas tem em comum é que sutilmente elas estão desconstruindo nossas crenças. Além do fato de já terem nos doutrinado que TOLERÂNCIA é algo que você deve ter como um passaporte para tudo. É exatamente como uma “marca da besta”, pois dizer a verdade é ofensivo, ser absoluto em afirmações é intolerante, ter uma religião exclusivista é absurdo.

Há quem argumente que tolerância é saber conviver com quem pensa diferente. De fato é, mas isso não quer dizer concordar, endossar ou ficar calado quando há algo que fere os meus princípios.

Quando não nos amoldamos ao padrão deste século, ou seja, quando também não tomamos a forma da “TOLERÂNCIA secular” somos taxados de arrogantes, ofensivos, intolerantes, cheios de ódio, cheios de preconceitos e retrógrados.

Somos odiados.

Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros”.
“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.
Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.
João 15:17–19

E isso pode custar nosso emprego, nosso convívio na sociedade e se você tem uma empresa confessional se prepare para ser oprimido. Essas coisas que acontecem são bem parecidas com o que acontece com quem não tem a marca da besta, não?

Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,
para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.
Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.
Apocalipse 13:16–18

NOTA:

Não vou entrar na questão o que de fato é ou não é a marca da besta. Mas há indícios de que seja um contraste em relação ao selo do Espírito Santo nos escolhidos, bem como “3 bestas” em contraste com a Trindade Divina. O selo do Espírito Santo em nós compõe certos padrões de comportamento e uma nova mente. Por outro lado a marca da besta é um selo do homem, ou seja, número 6 da imperfeição, cujo os padrões de comportamento e mente são cativos do pecado (do mundo). No caso da marca da besta vemos uma trindade de números 6. Os eleitos pertencem a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Talvez poderíamos brincar que temos a marca 777.

Mesmo sendo odiados, devemos amá-los. E quem não é cristão não consegue entender como devemos amar nossos inimigos ao mesmo tempo que aparentamos “intolerantes” assim.

Ora, Jesus Cristo foi o melhor exemplo disso, e por isso somos chamados de cristãos, pois seguimos o comportamento dele.

Jesus é puro amor, mas justo também. Diversas vezes quando alguém que ele amava trazia uma ideia absurda, ele severamente confrontava.

Podemos ver isso no episódio contra os fariseus com a verdade relativa e no episódio que vendiam coisas no templo também. E tem um detalhe em Apocalipse, onde vemos que Cristo julgará a todos, separando a humanidade, os que praticam iniquidade dos que são eleitos.

O Valdson Almeida fez um comentário no Facebook que vale a pena acrescentar aqui:

Respondeu Jesus: Eu sou o [único] caminho, a [única]verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Com essa afirmação Ele deixou claro que todas as outras ideias, outros caminhos, demais fórmulas, aparências religiosas e “atalhos” para acessar Deus estavam errados. Parece-me evidente que “amar o inimigo” não tem nada a ver em concordar com o discurso do “inimigo”. Aliás, expôr a verdade é um verdadeiro ato de amor.

Ainda sobre não se moldar ao padrão que este mundo insiste em nos colocar, também somos instruídos que… Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.
Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.

Efésios 5:3–5

Há quem se chama de cristão que a boca está cheia de trocadilhos imorais e palavrões que têm significados imorais.

Neste caso, o que é imoral?

Neste contexto, estamos falando de coisas que são da intimidade de um casal casado.
As coisas da intimidade de um homem e mulher selado matrimonialmente por Deus, deveriam ficar apenas na intimidade do casal.
Qualquer coisa que saia fora desse padrão a Palavra de Deus considera imoral.

Sim, de fato somos antiquados e temos que permanecer assim.

Talvez alguns cristãos me considerem careta demais, mas eu não posso ignorar o que a Palavra de Deus revela neste assunto. Não consigo entender que Efésios 5 é para ser lido com uma certa flexibilidade. Fazendo isso eu sinto cheiro da marca da besta, ou seja, da vida conformada com este século, com o padrão deste mundo.

E você sabe porque usamos roupas?
Tem muito a ver com este versículo de Efésios 5.

Não devemos se conformar com este século e tão pouco permitir uma das facetas da marca da besta que chamo de “Tolerância Conformadora” tomar conta de nós.

Eu poderia dizer que devemos “tolerar uns ao outros”, mas a Palavra de Deus instrui a AMARMOS UNS AOS OUTROS. É mais do que tolerar.

Tolerar às vezes implica um possível comportamento de indiferença. Indiferença implica que você não se importa com o que a pessoa pensa ou faz. Se você não se importa com o que ela pensa ou faz, mas sabe que ela está sendo enganada ao ver os erros dela, então você estará sendo cúmplice do pecado dela.

Confrontem sem rodeios aqueles que errarem, para não serem responsabilizados pelo pecado deles.
Levítico 19:17 NVT

Desperta tu que dormes e conheça a verdade porque ela te libertará.

Repito, este artigo possivelmente estará selado para você que não é cristão.
Por isso você não entendeu muito bem este artigo.

Mas se você ainda não é cristão e quis ler e entendeu, quer dizer que você pode estar sendo despertado. Você pode ser um dos escolhidos.
Jesus mesmo disse: “Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo”

Por isto pode ouvir algo te chamando.

Você está a caminho de ser salvo, mas antes você precisa entender do que você está correndo perigo. E isso é um outro assunto.

Mas antes sugiro ler a carta de João ou Lucas.
É melhor do que meus textos que estão linkados aqui!

Carta de João aqui: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/1
Carta de Lucas aqui: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/1

E mais uma vez obrigado por ler até aqui.

RM 12:2

--

--