Pokémon é mesmo do diabo?

Rodrigo Bino
Textando
Published in
7 min readAug 8, 2016

Gente, junto com Pokémon, voltou a modinha de demonizar o Pokémon. Os fanáticos religiosos sensacionalistas já foram refutados, outras coisas esclarecidas, lições aprendidas há uns 19 anos atrás.

Éramos crianças. Quem aprendeu, aprendeu que só podia mexer com Pokémon, depois que estudasse. Então não deixe que o jogo/anime/mangá atrapalhe os estudos.

Em algumas semanas eu pegava o VHS de um amigo de infância com todos episódios que não assisti durante a semana e aí a gente assistia na sexta ou sábado.

No domingo meu pai comprava Pokémon Club, para eu ler e me inteirar no universo Pokémon.

Não sou da época dos gibis da Marvel, DC, mas Pokémon sim. Comprava HQ e Mangá.

Sei a história da maioria dos personagens e Pokémon (da primeira geração dos 150) , até do criador Satoshi Tajiri.

(E Pokémon não se usa no plural, usando você está matando um fã. hehe )

Mas vamos lá, já passamos dessa fase de haver capirotagem no desenho, das almas dos nos nossos filhos serem capturadas por forças espirituais do mal e blá blá blá. Tudo argumento furado e sensacionalista.

Educação com base no medo não é educação, a ditadura que é assim.

Ensinem seus filhos a terem limites por motivos mais racionais do que por medo. (Apesar de não ver muitas crianças curtindo Pokémon GO. Pelo menos aqui em SP eu vejo muito mais adultos do que crianças jogando. rs)

É muito fácil criar uma conspiração da teologia do medo, muito fácil atribuir tudo ao diabo.

Mas é difícil perceber que o problema estará sempre no coração do homem.

O coração do homem é predisposto a se viciar e trocar prioridades por futilidades.

Como disse uma amiga no Face há um tempo atrás:

Entenda que o problema não é o Pokémon Go. Seu conceito de jogo é até benéfico por n motivos (um deles questões neuronais). O problema é o homem! O homem se aprisiona, se faz de escravo com qualquer coisa que aparece. É algo lá dentro. Enquanto não é liberto pela Verdade qualquer coisa que vier poderá ser ruína.

Portanto, ensinem os filhos com a Bíblia e não com sensacionalismo e conspirações.

(Nós já crescemos e esse papo já não cola mais.)

O cartaz abaixo eu achei muito engraçado e é um jeito de botar limites. Não criando falsas conspirações, mas tendo uma certa empatia e imergindo na linguagem de quem joga.

NOMES E SIGNIFICADOS

Sátira de um ilustrador da internet

Eu vi esses dias alguém dizendo que Pikachu significava Monstro Destruidor.

Eu ri, porque o significado em português passa longe disso. Mesmo que fosse esse significado isso não significaria nada, afinal, no livro do C.S. Lewis tem a Feiticeira Branca, no livro de John Bunyan do Peregrino também tem a Cidade da Destruição, enfim, são livros cristãos e ninguém demoniza pelo mesmo argumento.

Se você é um pai ou mãe desesperado por saber que raios é Pokemon e que nomes são esses que seu filho fala, eu vou tentar explicar alguns nomes para que fiquem tranquilos.

Pokemon, é uma junção de Pocket Monsters (Monstros de Bolso)
Sim, eles gostam de inglês, o jogo tem muita coisa em inglês misturada com japonês, muitos nomes e lugares.

Pikachu vem da expressão pika pika (Raios de luz)

Pidgey, vem da palavra pidgeon (pomba em português)

Elementos do jogo: Incense, Lure, Eggs, Badges e etc

Fazem parte da gamificação, ou seja, qualquer jogo tem estes elementos, ou parecido.

Alguns fanáticos dizem que são elementos de culto místico e etc.
Mas não são, incenso é uma fragância que você coloca em você (no jogo, claro) para atrair os Pokemon.

(Bem que poderia ter repelente de Pidgeys, só me aparece Pidgeys para capturar rs)

O resto são bônus, ovinhos para chocar, medalhas (badges) e etc.

SISTEMA DE GPS

Sim, o jogo usa sua localização e sua câmera. Mas há uma conspiração dizendo que a CIA ou Google podem acessar onde você está e podem ver como é sua casa por dentro.

Quantos BILHÕES de usuários usam Android no celular? Ou que tiram fotos onde o aplicativo do Google Fotos sincroniza suas fotos fazendo backup no seu Gmail?

Quando você ativa seu Smartphone pela primeira vez, você aceita nos termos que a Google pode saber a sua localização (se você não permitir isso, como espera ativar o GPS?) e outras coisas.

Clique neste link e abra com o Aplicativo do Google Maps, ou se estiver no computador faça login no email que você usou para liberar o smatphone (lembra, na primeira vez que você comprou). E depois clique neste link:

https://www.google.com.br/maps/timeline

Você verá registros de onde você passou pelo mundo.

Exemplo de trajeto registrado pelo Google Maps

Então, não é só Pokemon GO que faz isso, um monte de aplicativos que você tem já faz isso.
E tudo isso é mecanizado, ou seja, não tem um ser humano que fica com os olhos esbugalhados vendo tudo especificamente sobre você.

Para o Google ou qualquer serviço que usa BigData o interessante é ver dados de massa, não de um usuário individual. E isso é feito mecanicamente, não por um humano numa mesa descobrindo tudo sobre você, se assim fosse eu poderia dizer que você se vê como o personagem principal do mundo e sabemos que não é verdade, não é mesmo?

UM MUNDO SEM RELIGIÃO NO ANIME

Mapa do mundo Pokémon

Bom, dito isso, é evidente que reconheço que no Anime (desenho animado japonês) a gente percebe um pouco da visão que os criadores do Pokemon tem de mundo e isso devemos ter um cuidado de leve.

Para começar, é bem nítido que eles valorizam muito o relacionamento Humano e Animal (pokémon). É muito reforçado o cuidar dos animais, mas em contrapartida eles também usam eles para lutar as suas batalhas, ou seja, é muito raro você ver um adolescente no desenho tentando resolver questões na briga corpo a corpo, normalmente eles apelam para batalha pokémon.

Eu não me lembro de algum momento em que eles falaram a palavra Deus, nem como expressão, isso é um ponto a reparar.

FANTASMAS

É importante ressaltar que há vários tipos de pokémon, como elétrico, de água, de fogo, voador, venenoso, psíquico, grama, de pedra, fantasma e do tipo normal.

Há um episódio que Ash tenta espantar pokémon fantasmas e aí já vemos um pouco de budismo mesmo, se não me engano (alguém me corrija) eles creem que quase tudo pode ter um tipo de espírito. Diferente de nós, cristãos que não cremos que animais ou coisas tem alma.

Apesar de não ter certeza de que os pokémon fantasmas são espíritos de pokémon mortos, me parece que eles são mais um tipo de pokemon (algo como espectro) do que um espírito mesmo, ou seja, o termo fantasma foi atribuído para ter um nome para aquele tipo, então para fins didáticos este termo é o que mais se aproxima do tipo que eles são.

Mas neste episódio Ash e seus amigos tentam espantar o pokemon com alho, estaca e uma cruz, mas nada disso faz efeito.

Então vemos que o mundo pokémon é um mundo que não se importa com religião.

Não que mostrar uma cruz ao pokemon Gastly iria adiantar, afinal Ash não fez nada em nome de Jesus, obviamente não poderíamos esperar que surtisse algum efeito mesmo.

Bom, com isto eu já sei que o Anime Pokémon tem uma visão de mundo meio “laica”. Eles tentam não mencionar nada de religião.

Então fica este cuidado com seus filhos, explique isto a eles para que eles sutilmente não comecem achar que um mundo melhor seria como o de Pokémon, onde não se fala de Deus diretamente e as claras.

Não tenha esse cuidado só com Pokémon, mas com as séries e filmes que eles gostam, como os da Marvel, da DC, Bandai e etc.

Não digo para proibir de ver ou jogar, digo para mostrar a eles o mundo que eles estão e que fazem parte.

“Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.
Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
Eles não são do mundo, como eu também não sou.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.
Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.
“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,
para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
João 17:13–21

E por favor, não usem conspirações sensacionalistas, isso pode fazer com que seus filhos sejam legalistas de mais e com medo de tudo o que é novidade. Eles vão achar que tudo tem diabo.

Sempre digam a verdade e a verdade que vocês conhecem, não inventem coisas.
Se for proibir, explique que não é bom jogar por motivos de concentração na escola, atenção na rua, vício, idade e etc. Não fique botando demônio onde não tem.
Não ensinem seus filhos com a mentira, mas com a verdade.

Lembrem-se do ditado:

“A mãe da rigidez é a insegurança”.

Até a próxima!

--

--