Sobre estar com tempo

Damáris Maia
Textando
Published in
3 min readJun 11, 2021

Sabe essa sensação de atraso na vida?
De querer produzir o tempo todo?
De não gostar de esperar, de querer aproveitar o tempo preenchendo ele com tanta coisa mas ainda assim ficar aquela sensação de falta, que não é suficiente?

Já não sabemos desfrutar o tempo, estamos sempre aqui, mas pensando em estar ali. Enchemos o tempo de coisas para fazer, com a desculpa que é pra aproveitar melhor o tempo, mas no final sentimos que estamos sem tempo.
Agora que sou mãe tenho sentido isso de maneira mais intensa, sinto que tenho muito por fazer, e uma ansiedade por não ficar atrasada na vida.
“Vou ler enquanto ela mama”;
“Adianto as coisas do trabalho enquanto ela brinca”;
“Uma checadinha nas redes socias enquanto ela está por aí…”

Tem um capítulo muito conhecido na Bíblia que sempre usamos quando o assunto é tempo. Eclesiastes 3, aquele que diz que tudo tem seu tempo determinado, que há tempo para isso e tempo para aquilo.
Não quero falar dessa parte do texto bíblico, quero citar um versículo que fica logo depois, que diz assim: “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo.” (primeira parte do versículo 11)

Entender isso é entender que aquilo o que estou vivendo hoje, Deus o fez apropriado para que eu viva hoje.

(Leia a frase acima de novo)

Entendeu? Eu ainda estou tentando entender e deixar essa verdade florescer no meu coração, e então parar de dizer que eu não tenho tempo.

Deus estabeleceu o tempo determinado de viver cada coisa, ou seja, você tem tempo suficiente pra viver aquilo o que você tem pra viver hoje. Vai te faltar tempo pra fazer aquilo o que não é sua responsabilidade hoje, então a questão ja não é mais ter tempo ou não, se não, entender com clareza o que Deus quer que você viva hoje.

Entenda os processos que você está vivendo hoje e veja beleza neles.

E a verdade é que só existe uma maneira de aproveitar bem o tempo, que é passando tempo ao lado do dono do tempo, aquele que controla todas as coisas no seu devido tempo, daquele que faz tudo formoso no seu devido tempo.

Minha filha, de um ano, tem me ajudado a lembrar disso e a parar e só estar ali, naquele momento.
Quase sempre ela vem, e de um jeito nada gentil começa a me escalar. Puxa uma parte da minha roupa que está ao alcance dela, e com toda a determinação começa um discurso cheio de “mamamamama”. Quando por fim a tomo nos braços, e ela sabe que agora tem minha atenção, me olha de volta e sorri pra mim.

Nesses momentinhos tenho aprendido a não me sentir atrasada, nem improdutiva, tenho entendido que é só uma sensação errada, que não precisa ser assim. Tenho aprendido que posso só estar ali e sorrir, porque é isso o que eu estou vivendo hoje.

As vezes dura só 3 segundos e ela volta a brincar, às vezes dura um pouco mais. Mas nesse pouco tempo eu parei e simplesmente estive ali com tempo.

--

--

Damáris Maia
Textando

Brasileira vivendo no Chile. Discípula de Jesus, esposa, mãe e psicóloga.