Todos os meus amigos estão namorando. Por que eu não?

Dicas para você ir para o próximo nível (Eu espero)

Rodrigo Bino
Textando
13 min readFeb 14, 2024

--

“Você não é todo mundo” é uma frase tão óbvia que não nos ajuda muito. Embora faça sentido em termos de individualidade e tempo de Deus para este momento acontecer.

— É mesmo. Nem sei porque estou lendo esse texto. — Você pensa.

No entanto esse momento pode realmente nunca acontecer e, talvez, não porque Deus quis ou não. Na verdade até Deus te abençoaria se você escolhesse alguém que prometesse amar, não importa quem seja. Escolha uma e Ele te abençoará se os critérios estiverem certos. Acho que agora você pode ter um pouquinho de interesse no que tenho para falar. Não?

— Hã? — Você acha que entendeu, mas para não fazer desfeita vai ver até onde vai isso aqui.

Deus preparou o momento e a pessoa certa, acredito nisso. Mas paradoxalmente eu acredito que podemos fugir atrasando o inevitável destino escrito por Deus com aquele momento e aquela pessoa. E isso trás consequências, mesmo que lá na frente dê tudo certo aos trancos e barrancos por sua teimosia ou falta de jeito no jogo da vida.

Então a ideia aqui é te ajudar para que isso não aconteça e que você se torne alguém interessante. Espero te ajudar a curtir estar vivo a tal ponto de nem se lembrar de seu celular e games. É rapá!

— Tô te boa. A pessoa que vou namorar tem que aceitar eu e meus jogos. — Seu coração enganoso entra na conversa.

Diante de diversas hipóteses, vamos supor que o seu caso por não estar namorando seja o seu avatar. É, seu personagem do jogo da vida que talvez não seja... tão… tão interessante?

Talvez você esteja enfurnado em jogos, ou emoutras coisas que não te deixam viver a vida. Então vamos supor que o seu caso seja jogos de video game.

— Mas eu estou vivendo. — Você conclui olhando para o lado querendo por um ponto final.

Talvez você esteja vivo, mas com um personagem ruim no jogo da vida. Não dá nem para passar do primeiro chefe. Eu sei, pode ser duro para alguns. Mas vamos viajar na maionese aqui um pouco.

O que faz um personagem de jogo ser ruim? Vai falando aí que vou anotando.

  1. Habilidades
  2. Design
  3. Armas
  4. Internet…

Internet? Não, aí saímos do que torna um personagem ruim. Mas deixa aí anotado.

Então vamos as dicas baseadas nessa hipótese. Também acho que será útil para você que não se identifica como um gamer isolado do mundo.

Quando começamos um jogo de mundo aberto, como a vida real é, qual é primeira coisa que você faz? Você se lembra?

— Crio uma conta? — Você pensa.

Isso, você cria a sua conta e depois o nome do seu personagem no jogo, certo?

— Aaah… — Você comenta sem tanto entusiasmo a mim.

Design

Não estou dizendo para mudar o seu nome na vida real, mas vamos para parte que você monta o design do seu personagem. Pele, cabelo, roupas e acessórios. Você quer que ele seja da hora! (Pra você que nem configura isso, saia. Esse post não é para você. — Bino aponta o dedo para a porta da sala com um rosto bravo.)

Ai, esses engraçadinhos que adoram trolar se pagando de exceção.

— … — Você dá um sorriso social por estar sem graça porque não sabe se entendeu. Mas eu continuo como se nada tivesse acontecido.

E você que só joga jogo de futebol no video game? Sim você. Provavelmente já é descolado. Saia! Nossa o quê? To salvando um tempo da sua vida. Vai lá ler outras coisas aqui no Medium. Esse texto não é para descolados.

Na vida real não se atente ao fato ou não de ser feio, ou desprovido de beleza de cinema. Acredite, no fim as dicas aqui compensarão. Afinal, o cara pode ser pouco bonito, mas se ele é bem cuidado e cheiroso, a barra de beleza aumenta um pouco. É verdade! Um perfuminho já dá um tchã na sua atratividade que você nem imagina. Dá para derrotar uns chefes da vida real só com esse detalhe.

— … — Você não diz nada porque está quase dropando do texto.

Não desista ainda. Teste e veja por si só o que talvez possa funcionar. Você só tem a ganhar, mesmo se as dicas derem errado para você. (Vai fazer mais sentido no final)

Melhorando o atributo Atratividade

  • Experimente novos estilos de cabelo, roupas e acessórios.
  • Pratique exercícios físicos e cuide da sua saúde.

Cuidar da aparência pode aumentar sua autoconfiança e te deixar mais atraente.

— Er… Então… — Você coça a cabeça descrente e com preguiça dessa dica.

Tá, eu sei. Calma. Não acho que seja fácil. Te garanto que tenho um ponto. Um ponto bom, ou no mínimo interessante.

Vamos lá! Se não sabe como se vestir siga os caras de moda masculina e tente encontrar um padrão por trás. Sei que vai entender isso, se você joga seus jogos a sério, saberá que craftar e balancear seus atributos a sério pode te ser útil para ter um bom personagem. Então invista sériamente no atributo Atratividade.

Uma dica mais simples é tentar imitar a forma de vestir dos manequins, porque os funcionários se esforçaram para vestí-lo de forma que seja atrativo. Então, se puder compre toda a roupa do manequim, se não, anote e vá nas peças semelhantes que caiba no seu bolso.

Agora é hora de aceitar o tipo do seu cabelo e jogá-lo no Pinterest. Veja os penteados. Escolha um diferente. Aqui é preciso um pouco de coragem. Vencendo isso, você aumenta sua barra de Coragem e Atratividade com o novo corte de cabelo.

E a barra de coragem é a responsável para você se confessar àquela pessoa, não é? Se joga rapá! Essa tarefa já te dá um sentimento de up interessante.

E não esqueça de um perfuminho que faça sentido em você. Para os alérgicos recomendo que fujam de cheiros doces.

Pegue um celular e se filme por uns minutos. Veja como você anda e se senta. Repare na sua postura se ela comunica “Não queria estar aqui”; “To com preguiça de andar com a coluna reta”; “Quero me esconder dentro de meus ombros e franja”.

Analise e anote. Sugiro tentar ter mais confiança na postura e no seu sentar, levantar e mover. Com roupas adequadas, aparência bem cuidada e um corpo que tem atitude presente, não oculta, a coesão e a consistência de um bom avatar estará completa.

Atributo Atratividade, Check!

O corpo também comunica coisas como se afaste de mim, ou se aproxime de mim. Pode ser cansativo no começo essa mudança de chave. Isso porque será meio forçado. Mas se sua mente entender que você gosta de estar vivo seu corpo fica alegre e animado naturalmente porque você quer estar ali e entende a si mesmo.

Habilidades

Agora com o visual completo, precisamos desenvolver nossas habilidades básicas de comunicação para que a atratividade seja consistente. Claro, mantendo sua personalidade. No entanto, se botar isso em prática, pode te colocar junto dos descolados, mas isso depende de você. É algo que com o tempo você aprende a controlar também. Porque imagino que você possa ter preguiça de ser um descolado ou que nem queira ser um. E está tudo bem. Você pode ser atrativo sem ser o centro das atenções. E não estou recomendando que você seja o centro das atenções ou o mestre da comunicação. Isso é desgastante e te trás muita ansiedade. As exepectativas sob você serão geradas e assim não conseguirá sair desse personagem por um tempo. Porém a ideia é que você consiga o básico da comunicação não estressante. Nada que agrida sua personalidade ou temperamento. Vamos considerá-los seu charme.

Agora, sua imagem já desperta a atenção, mas será que é o suficiente para você se conectar com alguém?

Todo personagem precisa de um item, uma arma. A sua será um app que grava sua voz. Isso. Deve ter no seu celular. Se não, pega lá na Amazon, Shopee, ou Mercado Livre os antigos MP3 físicos.

Antes de falar com a pessoa que você está de olho (supondo que ainda não seja amigo dela), treine falar com alguém que você nunca falou. Tente essa semana e se possível grave sua voz para avaliar o que gostaria de mudar no seu jeito de falar. Esse será seu segundo desafio após criar a aparência do seu jogador. Pode tentar com alguém do mesmo gênero para aquecer, mas a tarefa é falar com alguém do gênero oposto.

Se estiver difícil, repare como pessoas que têm facilidade em falar fazem quando vão falar com o gênero oposto. Como elas entram numa rodinha do nada e como elas entram comentando.

Você pode experimentar se intrometer numa rodinha também, mas é para um personagem com o nível mais avançado.

— Hum. — Você olha com uma confiança que me deixa desconfiado.

Ai, ai… Tá bom. Se quiser, por sua conta e risco, experimente invandir um grupinho. Mas saiba que o mínimo de dica que posso adiantar é que seus comentários sejam audíveis e com entusiasmo. Pra facilitar, como sei que está no nível 1, tente usando apenas vogais como:

  • Oh! — Quando estiver impressionado.
  • É? — Para se mostrar interessado.
  • Ah… — Para mostrar que você está acompanhando o assunto, mesmo achando que iria para um lado, mas o assunto foi para o outro, por isso solte um “Ah” bem cantarolado sem ser fake.
  • Hã? — Coringa, mas não use muito. Se não parece que está desatento.
  • Uia. — Para mostrar surpresa. Se for mineiro como eu o “Nó” pode ser interessante. O Eita pode ser usado aqui também.
  • Aff. — Mais um coringa que serve para mostrar que você também está indignado. Não o use se quem estiver falando não mostrou indignação. Porque isso pode mostrar que você discorda e se discorda você deverá ter habilidades de comunicação de nível 5 para cima (Sei lá. Inventei o nível agora.)

Não desenvolvam mais do que isso ao se intrometer em uma rodinha. Você ainda está no nível 1.

Bom, eu recomendo isso quando já estiver um pouco seguro em conversar com estranhos.

Era o que fazia quando tive que frequentar uma igreja nova. Eu não conseguia falar com indivíduos, mas com grupinhos eu me sentia um pouco melhor em fazer esse tipo de coisa. Comecei assim com poucas palavras até que no fim pisquei e era professor de adolescentes, líder de jovens, de louvor. (Rindo sem graça aqui)

Isso sou eu. Fui atrás dessas coisas e outras vieram até mim. Meio sem querer.

Insisto que, você sendo do nível 1, antes de tentar isso de entrar em rodas de conversa, sugiro começar a falar com estranhos do gênero oposto com algumas frases como:

  • “Oi, você tem borracha para me emprestar?”
  • Se a pessoa estiver bem agasalhada, ou mostrar sinais de frio, seja empático e não diga algo óbvio como “Tá frio hoje”, vá além. Finja que já falou isso e diga algo sobre o agasalho. Elogie, ou mencione o fato da ironia poder usar um casaco por cima do uniforme, mas não poder deixar de usar uniforme, no caso de escolas públicas em que não tem um uniforme de inverno acessível ou adequado. Enfim, algo que saia do comum e como se você já estivesse iniciado a conversa na cabeça e sair falando como se a conversa estivesse adiantada pode ter um resultado bem interessante. Aprendi isso com meu antigo chefe e é bem legal fazer isso.
  • Ou você pode tentar ser um pouco mais ousado e dar uma de curioso dizendo: “Se você pudesse viajar para qualquer lugar do mundo, para onde você iria?”. Sim, do nada com um assunto aleatório pode ser interessante, mas tenha uma justificativa, nem que seja algo como "Ah, é curiosidade. Tô pensando umas coisas aqui."
  • Esse é mais fácil, mas não recomendo muito porque a pessoa pode simplesmente não entender que é com ela que está falando: Puxe papo na cantina dizendo “Que fila grande!”
  • Mas se eu pudesse te dar um empurrão, seria com essa dica de ouro: Deixe o celular descarregado, ou esqueça ele de propósito em casa para perguntar as horas para algum desconhecido.
    Você ficará mais atento as interações sociais sem um celular do que com ele em mãos.

O desafio é se segurar para não falar com a pessoa amada ainda. Não se preocupe. Tente falar com outra garota, por exemplo. Se ela te ver com bons olhos, isso aumentará seus pontos com todas as outras garotas e possivelmente com quem você está de olho.

Mas atenção. O oposto é verdadeiro também. Você pode se queimar com uma e automaticamente se queimará com todas.

E por último, não menos importante…

Ore

Se Deus é seu amigo ele te ajuda. E amigos passam a noite falando sobre isso, não? Poderia/Deveria. Com Deus é legal falar isso!

Peça a Deus um amigo de confiança com quem você possa se abrir. Peça coragem para falar com seus pais também. Isso pode acelerar seu aprendizado e você pegará mais XP para ter um personagem mais forte em pouco tempo. Já pensou investir um tempão em alguém que gosta e se perceber numa situação de desonrar pai e mãe? Ou seja, seus pais terem pontos que são justos e bíblicos para que você não se envolva com aquela pessoa? Melhor já tirar a dúvida logo no começo.

Procure se envolver em atividades diferentes do seu convencional. Considere isso como Quests, daquelas de evento que te dão itens e experiências extras para que seu personagem seja cada vez mais único. Isso acelera seu nível. Digamos que para conseguir aumentar as chances de um sim na hora de confessar seu amor você tenha que está no nível 10. E resolver essas tarefas que estou passando já te dê pontos suficientes para chegar no nível 3.

— Quê? Só isso? — Você fica indignado.

Minha exigência é alta. Imagina das garotas?

E você precisa pedir a Deus para ele te ajudar a você se conhecer melhor e se entender. Cada pessoa tem um charme e é isso que as torna tão elas.

O charme é uma vulnerabilidade exposta.

Pense em seus colegas que possuem um charme a ponto de falarem: “Nossa, isso é tão Bino.” Tente descobrir o que essas pessoas deixam aberto para que os outros vejam. Essa vulnerabilidade é o charme dessa pessoa.

Eu dei uma mudada no meu jeito de ser ali nos meus 16 e 17 anos. Comecei a fazer esse tipo de coisa. Até comecei a dançar street dance. Que vergonha passei. Mas encontrar o meu charme não foi nada fácil. Passei a falar mais e me expor mais.

Para você encontrar o charme basta procurar uma vulnerabilidade que você propositalmente ou acidentalmente não guarda para si, mas deixa exposto. As pessoas querem se conectar com pessoas imperfeitas que são autênticas.

Na minha adolescência eu comprava toda semana Pokemon Club após a EBD. Alguns poderiam achar coisa de criança?

— O que? Eu sei os 151 pokemon de cor por ordem! E quem não chorou no episódio da despedida de Butterfree e a quase despedida de Pikachu não é humano! — Olho para o lado e sorrio sem graça. — Tá, eu não chorei, mas deu vontade. Er… O ponto é que é um anime muito bom! Eu até sei o nome de alguns pokemon em japonês. E não tem nada do diabo neles. Vem cá seu fariseu! Deixa eu te dizer umas coisinhas… — E eu falava desenfreadamente sobre Pokemon até alguém me dizer chega e eu ficar sem graça por ter exagerado no assunto.

Bom, eu não queria deixar parecer que eu gostava de Pokemon, mas aconteceu. Meu gosto peculiar para coisas ainda permanece uma vulnerabilidade para meu charme. Mas tem outras coisas que minha esposa sabe melhor que eu e por isso ela me acha fofo. Te amo, minha linda! ❤️

Então pense nisso. O charme é uma vulnerabilidade exposta. É algo que você quer expor, ou seja, que você deixa aparecer, porque esse é você. Inclusive esse é um conceito que minha esposa me ajudou a desenvolver com seu charme no jeito de defender ideias.

Resumo da ópera

  1. Melhore seu atributo Atratividade

2. Adquira habilidades básicas de comunicação

3. Ore por amigos para ter com quem falar sobre romance

4. Saiba quem é você e tenha consciência de seu charme

Bom, a diferença do jogo é que se você perder em algum desses desafios, você não morre, mas ganha mais experiências (XP). Então boa sorte no jogo da vida.

Curta a vida, porque o tempo de Deus ainda é um mistério. Então não se afobe.

Se gostou dessas dicas eu desenvolvo elas mais. Afinal, como posso conversar sem o assunto morrer?
Que truques um tímido pode usar para não se sentir estressado demais nessas experiências sociais?

Há tanto que gostaria de compartilhar. Não digo que eu fui um bom aluno de minhas próprias dicas em minha adolescência, mas muito fruto eu colhi e me desenvolvi como pessoa ao longo da vida. É, fui de um tímido que só balançava a cabeça para alguém descolado introspectivo, eu acho. Pelo menos é o que falam de mim.

Fonte

Ah, então… Er… Haha — Rindo sem graça aqui.

Seria minha vida e alguns livros sobre timidez que li antes dos tempos de internet. Não me lembro os nomes, mas lembro que eram bons. Ah, tinha o Quem mexeu no meu queijo e o famoso Os 7 hábitos dos adolescentes altamente eficazes. Mas tinha mais um que não consigo encontrar aqui para referenciá-lo. Ah, eu sigo o Moda Masculina, Estilo de Verdade e o Marcony Visagista no Insta.

Mas, tem um anime que fala disso e até me ajudou até estruturar uma costura misturando o que vivi com a analogia que ele apresenta. Se você leu até aqui, este é o seu bônus. No Crunchroll é possível assistir Bottom Tier Character Tomozaki-Kun. Me identifiquei com as dicas e muitas outras foram novidades. Apenas não há um viés cristão no fundo. Vale o filtro. Se preferir eu continuo trazendo aqui mais mastigado e então não precisará assistir o anime.

É só apoiar este artigo com palmas ou comentários que vou entender que realmente é relevante falar sobre isso e aí trago mais. Imagino que há muitos garotos tímidos e que se isolam como eu fazia. Se isso for verdade ficarei feliz em ajudá-los a encontrarem sua amada.

Animes que colei aqui

  • My Teen Romantic Comedy SNAFU
  • Bunny Girl Senpai
  • Hyouka

Obrigado por ler até aqui.

--

--