Você acredita que o Universo Marvel ou DC é real?

Rodrigo Bino
Textando
Published in
7 min readJul 31, 2017

Estamos cheios de filmes de heróis superpoderosos e vilões hoje em dia, não é mesmo?

No fundo até que seria legal se do meio da explosão, que tivemos nas usinas do Japão por exemplo, ou em algum laboratório, surgisse um ser humano de boas intenções com super poderes, né? Ou um lagarto gigante que cospe fogo, vai saber…

Estes contos de fadas, que podemos traduzir como conto de heróis, quase sempre traz este padrão. Uma explosão que altera o DNA; ou uma explosão que leva o personagem a outro planeta e aí sim altera seu DNA; ou a partir de um assassinato dos pais ricos temos alguns heróis financeiramente poderosos com habilidades incríveis, nada sobre-humana.

É um padrão bem presente no mundo fictício dos heróis.

E a gente sabe que as chances de uma explosão, ou um acidente desses, praticamente não existem. Podemos ter ‘fé’ de que em algum momento da história humana isso possa acontecer, mas é bem difícil de algo assim surgir algo tão complexo, belo, ou forte, ou útil para salvar o planeta (ou não no caso dos vilões).

A gente sabe que isso não existe na vida real, mas que gostaríamos que existisse. Talvez até exista, ou talvez teorizamos que exista.

Bom, o BigBang não me deixa mentir.

Se você não sabe, a teoria do BigBang diz que foi uma explosão acidental que formou todo o universo. Parece muito com conto de heróis, não é?

Aceitamos melhor a ideia do BigBang porque acrescentamos o fator tempo. Afinal deve ter durado bilhões de anos para tudo ficar perfeito.

Só que enfrentamos outro problema. Que é o que facilmente observamos na natureza em relação ao tempo, ou seja, deixe um queijo por décadas em alguma janela e você verá que ele não irá se aprimorar. Ou ainda, exploda um planeta e veja se a vida surge, ou se algo evoluí.

Não digo que é impossível tentar simular a vida em um planeta com explosões, mas você sabe que essas explosões não devem ser acidentais e sim controladas, certo?

Por isso que digo que da explosão casual para algo perfeitamente ajustado é bem complicado de se acreditar.

Se o Hulk (que veio de uma explosão) existisse, talvez eu acreditaria que o BigBang aconteceu por um acidente, sem uma causa.

Sem querer entrar nos detalhes da origem do Hulk, o que quero dizer é que há uma gama de acidentes em laboratórios que geram um superpoder nos quadrinhos. E na vida real esses acidentes só causam destruição. E o BigBang, até onde sei, não foi planejado em um laboratório. Ou foi?

  • Uma explosão acidental de raios gama gera um Hulk;
  • Uma explosão gigante(BigBang) gera vida;
  • Logo, se o BigBang é real, então o Hulk existiria caso uma explosão menor acidental acontecesse.

Evidentemente que essas premissas são meio absurdas, mas seguindo a lógica, ela faz sentido. Qual é mais provável de acontecer? Explodir e surgir um Hulk, ou explodir e surgir tooooodo Universo com suas leis?

Então será que o nosso universo não foi feito em um laboratório?

Calma, vou explicar!

Bom, sabemos que há uma civilização inteligente no passado quando encontramos padrões nos artefatos. Correto? Mais ou menos assim descobrimos um pouco da cultura e da linguagem também.

Quando vemos um padrão já suspeitamos de vida inteligente, não é mesmo?

Vemos os hieroglifos e já percebemos pelo padrão que foram os egípcios que inventaram os emojis. (risos) Brincadeira! Mas a gente vê que é uma linguagem, certo?

Mas é só esta linguagem que existe? Digo, só esta em que rabisca e o outro decodifica? Não há um alfabeto com escrita em 3D talvez?

Quando observamos a distância que estamos do sol, a velocidade que rotacionamos, as estações, as árvores, os vegetais e a semelhança biológica entre os seres vivos não percebemos um padrão?

Quando vemos o universo com telescópio e o corpo com microscópio não vemos algumas similaridades visuais? Até mesmo no funcionamento dos átomos e planetas não há uma semelhança?

Não parece que tudo está ligado por algo em comum, ou que tudo tem um ritmo e sequência?

E se tudo isto for um alfabeto super sofisticado, talvez um poema, ou uma frase sofisticada? O que estaria sendo comunicado?

A natureza e o universo tem um padrão que reconhecemos do mesmo jeito que reconhecemos civilizações antigas inteligentes. Também sabemos observar e decidir qual é a possibilidade de uma explosão ao acaso criar algo tão ajustado.

Se reconhecemos isto tudo em nosso mundinho, qual desculpa teríamos de dizer que não sabíamos que uma mente superior criou tudo, inclusive o tempo, observando a natureza? Que desculpa temos ao dizer que Deus não deixou vestígios de que ele é real?

Você percebe que temos 2 absurdos aqui?

Um é um mundo criado por Deus e o outro é um mundo criado por acidente de uma explosão típica da Marvel ou DC que surge um herói super dotado, ou seja, nosso herói chamado “Universo com Vida”.

Para ser sincero com minha mente, percebendo na forma como interpreto as coisas, me parece que é mais lógico entender que há uma mente superior por traz desta explosão do suposto BigBang.

Se vejo padrões complexos e suspeito de vida inteligente, porque não posso ver Deus nestes padrões que encontramos no universo?

Se vejo que um laboratório precisa controlar condições para que certas experiências deem certo, porque não posso pensar que até o suposto BigBang teve alguém que controlou as condições exatas para que o nada viesse a ser tudo?

Enfim, não posso dizer que os homens não acreditam em explosões mágicas do acaso da Marvel se acreditam em uma grande explosão que gerou vida. Pois o princípio me parece o mesmo.

Se o método usado para origem da vida foi uma explosão, talvez alguém criou as condições certas para esta explosão ter um resultado mais satisfatório.

Não sei como, mas só sei que explicar o como nunca anula um autor.

Explique como a internet funciona que isto não anula o fato do homem tê-la criado.

Explique como o universo funciona que isto não anula o fato de um Deus ter criado tudo.

O como não anula o quem.

Estou finalizando meu textão. =)

Sabe aquela pessoa simples, que não desconstroem conceitos e rotulam com definições de pensadores, ou algo do tipo?
Esta pessoa simples resume uma ideia e toda sua complexidade em algo “fútil” para um sabichão.

Por exemplo:
O que é o sol?
-Ora, Deus fez para nos aquecer.

Para uma pessoa simples, isto basta. Mas para um sabichão é preciso definir o sol como estrela, que giramos em torno dele, que o campo magnético que ele gera é X, etc.

E a esta altura o sabichão diz:
-Sei explicar o sol, portanto Deus não existe.

Ué? E depois o sabichão que é o sabido? Sério, não entendo.

Uma vida simples satisfeita em Deus é tudo que precisamos para ser feliz.

E sabendo disso, mesmo que eu venha a ser um culto, serei um culto satisfeito e serei surpreendido a cada descoberta intelectual que faço do como Deus faz as coisas funcionarem.

Não acho que este texto converterá alguém ao teísmo, mas espero que ele te deixe com um barulho para refletir em como ser teísta é plausível.

Agora, onde está Deus? Como ele passou a existir? Quantos são? Isto é um assunto para a próxima postagem.

Mas caso queira mais informações, veja este texto que diz Porque acreditar em Deus e não em Thor?

Resumindo a mensagem do meu post:

Cara, alguém fez o universo e não estamos sendo sinceros com nossa mente para perceber isto.

Como disse um pensador antigo, lá em meados dos anos 50–58 d.C.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;
porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos
e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

Carta do Apóstolo Paulo ou São Paulo aos Romanos, capítulo 1, versos 20 a 23

Inspirações Bibliográficas:

STOTT, John. Crer também é pensar. Ed. ABU.

PIPER, John. Pense. Ed. Fiel

CRAIG, Willian Lane. Em Guarda. Ed. Vida Nova.

HARRIS, Joshua. Ortodoxia Humilde. Ed. Vida Nova.

NÃO ESQUEÇA DE CURTIR O POST SE VOCÊ GOSTOU!

--

--