Qual a diferença entre transgênero, transexual e travesti?

mai bilenki
txtdiversidades
Published in
5 min readNov 9, 2019

A dúvida sobre qual a diferença entre uma pessoa transgênera, transexual e travesti é muito comum, assim como o constrangimento por não saber como tratar essas pessoas. Nesse texto vou explicar a diferença entre os três termos, o que pode ajudar a tranquilizar um pouco o coração na hora de conversar com pessoas trans.

A transgeneridade está no âmbito da identidade de gênero e o gênero, por sua vez, está completamente no âmbito social, não tendo ligação com natureza ou biologia, apesar de muitas pessoas confundirem essas duas esferas. Para compreender a diferença, você pode ler esse texto aqui.

As identidades de gênero são definidas em duas esferas:

Cisgênero x transgênero

Uma pessoa cisgênera (ou cis) é aquela que se entende como homem ou como mulher e que essa identificação de gênero está em conformidade com o sexo que lhe foi designado ao nascer (macho ou fêmea). Por exemplo, uma pessoa que nasce com um pênis, é entendida como um homem desde seu nascimento e assim continua se identificando com o passar da vida. Nesse caso, essa pessoa é um homem cis ou homem cisgênero.

Já uma pessoa transgênera é aquela que não se entende ou não se sente em conformidade com a identidade que lhe foi dada ao nascer. Um exemplo seria uma pessoa que nasce com pênis, é entendida como homem quando nasce, mas que ao tomar consciência do seu corpo e do mundo a sua volta, passa a se identificar como mulher. Sendo então uma mulher transgênera, mulher transexual ou travesti.

Transgênero

O termo transgênero é utilizado como um guarda-chuva para se referir a qualquer pessoa que fuja do padrão cis de conformidade. Sendo, então, um termo genérico e mais fácil de utilizar sem precisar especular demais sobre a vida da outra pessoa.

“Transgênero não quer dizer um gay (ou lésbica ou bi) mais afetado, nem uma patologia mental do indivíduo. Não é tampouco o nome de mais uma identidade gênero-divergente (como travesti, transexual, crossdresser, drag queen, transhomem etc.) mas um termo guarda-chuva, que reúne debaixo de si todas as identidades gênero-divergentes, ou seja, identidades que, de alguma forma e em algum grau, descumprem, violam, ferem e/ou afrontam o dispositivo binário de gênero.”

Letícia Lanz

Dentro do que chamamos “guarda-chuva transgênero” existe uma infinidade de identidades. Mais uma vez, elas estão colocadas em duas esferas: as identidades binárias e as identidades não binárias.

Binário é tudo aquilo que se limita a duas possibilidades. No que se refere às identidades de gênero, o binário significa estar situado na identidade homem ou na identidade mulher.

As identidades de gênero trans binárias são: mulher trans, homem trans e travesti. Já as identidades de gênero não binárias, que são aquelas que não se veem estabelecidas em um polo ou outro (homem e mulher), são muitas, sendo as mais conhecidas: gênero fluido, bigênero, agênero, queer e nb.

Transexual

Durante muito tempo, no senso comum e também na literatura específica, a pessoa transexual foi diferenciada das demais identidades transgêneras por possuir o que chamamos hoje de disforia de gênero. A disforia é um desconforto que uma pessoa tem com o próprio corpo por ele trazer marcas de uma identidade atribuída ao nascer, mas que não condiz como a forma como essa pessoa se vê/se sente.

Essa marca da disforia de gênero é uma das principais causas de as pessoas buscarem fazer modificações no corpo através de cirurgias. Isso fez com que a sociedade passasse a considerar uma pessoa transexual de verdade, aquela que desejasse fazer uma cirurgia de redesignação sexual ou afirmação de gênero (mudança de sexo).

Entretanto, ao considerarmos a identidade de gênero uma questão individual e subjetiva, essa classificação a partir da realização ou não de uma cirurgia cai por terra. Inclusive porque só seria possível saber sobre a realização de cirurgia vendo a pessoa nua (não costumamos ver as pessoas nuas com tanta frequência, né?!) ou perguntando (o que é considerada uma atitude completamente deselegante já que não costumamos fazer perguntas sobre os órgãos genitais de pessoas cisgêneras).

Considerando, então, que a identidade de gênero de uma pessoa está no âmbito individual e subjetivo, não existe uma regra. Uma pessoa que nasce com pênis e outras características masculinas, que se vê como mulher, mas que está “tranquila” com o próprio corpo, sem sentir necessidade de modificá-lo, ainda assim pode se identificar como mulher transexual, da mesma forma que pode se identificar como travesti ou como pessoa transgênera.

Travesti

O termo travesti remete à ideia de que a pessoa está vestindo uma roupa do outro gênero, mas é claro que não é só isso. A identidade travesti existe somente no Brasil e ela carrega uma carga bastante política. Como já disse anteriormente, a identificação como mulher transexual ou travesti é uma questão individual e subjetiva, mas existe uma motivação especial para que boa parte das travestis se identifiquem e usem desse termo para se definir.

Travesti é um termo feminino. Isso porque a identidade travesti serve exclusivamente para se referir a pessoas que nasceram como machos, mas que performam a feminilidade e se sentem mulheres. O termo travesti está fortemente associado à prostituição, tornando-se assim, uma identidade extremamente marginal. Muitas pessoas assumem a identidade travesti para reafirmar o seu lugar, buscando visibilidade para essa realidade periférica.

Dica para uma boa convivência:

Se você não sabe qual é a identidade de gênero de pessoa, evite presumir, é melhor perguntar. Você pode tentar descobrir a melhor forma de tratá-la questionando qual é nome dela, mas caso a dúvida permaneça, você pode perguntar, por exemplo: você prefere que eu te trate no masculino ou feminino?

É importante lembrar que drag queen não é uma identidade de gênero, mas sim uma expressão artística. O que quer dizer que a pessoa que tem uma drag, pode ter uma identidade de gênero variada. A maior parte das drags são criadas e performadas por homens, cisgêneros, gays. Mas não é uma regra.

Espero ter te ajudado a compreender que a diferença entre uma pessoa transgênera, transexual e travesti é unicamente uma questão de identificação e que, portanto, para saber, só perguntando.

--

--

mai bilenki
txtdiversidades

quero falar de gênero, sexualidade, não monogamia, política, feminismo e amor - seja lá o que ele for.