Tatü-tata, die Feuerwehr ist (immer) da!

E a sirene também

Barbra Tenório
Textos.Hibridos
4 min readSep 3, 2020

--

Barbra Tenório

Oi querida irmã,

Venho te mandar notícias do lado de cá.

Berlin é uma cidade encantadora, como artista não poderia estar em melhor lugar! Há tanta coisa para explorar aqui! São várias cidades numa só cidade. A confusão do verde com o cinza, e tudo isso mesclado com as cores dos graffitis é sensacional, é surpreendente!

Pois é, meu primeiro ano nesse lugar e ainda tenho tanta coisa para explorar! Continuo encantada com tudo. Preciso te…

Tatü-tatá!!! Tatü-tatááá!!!

Êta inferno! Não posso nem escrever sossegada! É só um E-mail para minha irmã! Jesuxs!

…te contar que me mudei de apartamento. Sim!!!!!!! Consegui alugar um quarto no ap de um amigo. A localização é ótima, do lado da Alexander Platz. Fica a um atravessar de rua da estação Jannowitzbrücke, ou seja, transporte na porta de casa, o ‘vuco-vuco’ a alguns passos de apreciação paisagística e..

Tatü-tatá!!! Tatü-tatá!!!

Porra, nem a janela consigo deixar aberta! Que ‘mormaço’! Aff!

…tenho que dizer que a vista para o rio Spree não é das melhores, por causa da estação de trem e de um prédio ou outro na frente, mas mesmo assim consigo ter um enquadramento bem especial dele. No inverno, uma fina lâmina de água congelada embeleza mais ainda essa paisagem! Ah, e os patinhos passeando enfileirados, disputando espaço com os barcos! São lindos!…

Dadammm, Dadamm!!!

Tatüüüüü-tatáááááá!

Meudeusdocéu!

Que inferno!

Esse é o pior cruzamento para se morar no mundo!

Sirene alta medonha! Incomoda até quem é surdo! Porra!

Ô João, essas janelas não têm tratamento acústico não é? Caramba, você veio visitar esse apartamento de que horas do dia ou da noite antes de alugar!??? A cada 10 min um Feuerwehr passa varrendo essa avenida com esse barulho infernal! Você não percebeu isso? Eu aqui tentando escrever um E-mail para minha irmã contando das coisas boas que tenho experienciado aqui em Berlim, mas ao som de TATÜ-TATÁ é impossível expressar minha satisfação em ter mudado pra cá! Sem contar essa porra desse trem passando toda hora, nem de madrugada esses trilhos sossegam!

Dadammmm!!!!

Tatü-tatá!! Tatü-tatáááá!!!

Car@$@#lh… Haja incêndio em Berlim viu! Deve ter um ranking das cidades que mais acionam o carro de bombeiros! Berlim deve ganhar em disparada! Nunca vi tantos no meio da rua! E esse barulho! Até nisso Berlim tinha que ser especial! Tatü-tata é foda viu!

João, sabias que na Kita as crianças aprendem esse tatü-tata como onomatopeia de carro de bombeiros? Eu ficaria era traumatizada. Imagina, um monte de coisa boa pra se aprender no maternal e as tias preocupadas em ensinar esse barulho (não há dignidade sonora nisso, é mesmo barulho)! Oxe, é para assustar qualquer desavisado! Por isso que elas devem se preocupar em acostumar as crianças a esse inferno sonoro chamado sirene (alemã).

Eu acho bem que deve ser uma estratégia! Só pode! Desde bebê escutando isso e aprendendo que essa danada dessa ‘zuada’ fará parte de sua vida sonora pra sempre! Aff, a pessoa absorve isso de uma forma e não deve se incomodar mais nunca com ela. O Estado evita aí uma série de processos de perturbação da ordem pública (e privada). Perturbador é a palavra mais adequada, eu diria, para caracterizar esse escarcéu descompassado travestido de herói do fogo! Chega a ser pior que o barulho da obra da esquina! Ou do sino da igreja aqui atrás de casa, que toca a cada santa hora!

Qual tua opinião sobre isso João?

Ô Bibi, você não era meio surda de um ouvido n’era? Assim …, eu só comecei a prestar atenção mesmo nessa sirene depois que você me falou. Tudo bem, é muito alta, chega a ser ensurdecedora quando você está na calçada e essa coisa passa do seu lado. Mas estamos no oitavo andar, uma vista massa do Spree, lá atrás um jardim massa com uns versos de Fernando Pessoa estampados nos batentes e tu preocupada com essa porra de sirene! Deixa isso pra lá! Bota um fone de ouvido aí com aqueles barulhos de cafeteria que você gosta! Isso sim é estranho, só você mesmo para se incomodar com a sirene do carro de bombeiros que passa na rua vez ou outra, mas passa o dia todo com um headphone escutando barulho de gente mexendo em prato e xícara! Tem doido pra tudo mesmo!

Ai João, nem vem comparar que são coisas diferentes visse! Esses sonzinhos de fundo me ajudam a concentrar! Mas esse Feuerwehr me tira é do sério! Me irrita até a raiz o cabelo!

Eu só queria escrever um E-mail legal para minha irmã, dizendo o quanto está sendo massa morar aqui, o quanto aqui é o lugar onde eu sempre quis morar! Mas fico atordoada com esses barulhos todos! É trem, é bombeiro, é buzina, é carro de polícia…E esse calor ? Porra, nem ‘Hellcife’ chega a 35 graus no verão! Mormaço danado!

Você tá mesmo gostando de morar em Berlim Bibi? Parece que algumas coisas inalteráveis aqui te perturbam profundamente! Esses barulhos sempre vão existir, é a cidade em constante movimento! E esse calor no verão acho que também! Nem parece que você é de Recife!

Tatü-tatááááá!!!!

Tatü-tatááááá!!!!

Dadamm-dadamm! Dadamm-dadammmm!

Chega! D-E-S-I-S-T-O! Não vou mais escrever E-mail nenhum pra minha irmã! Vou fazer uma chamada de vídeo com ela, assim posso compartilhar essa experiência sonora de forma única! Talvez nem precise falar nada, economizo saliva!

______________________

Nota - Tradução livre do título em alemão: Os bombeiros estão (sempre) de prontidão!

--

--

Barbra Tenório
Textos.Hibridos

tentando organizar liricamente ou livremente as palavras que escapam do meu pensar.