Eleições 2020: Estratégias de Marketing Político.

Raphael Fillipe
textosquevendem
Published in
4 min readFeb 7, 2020
Marketing Digital Político, estratégias de marketing político 2020
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

É fato que as formas de se fazer campanha eleitoral nos últimos anos está mudando e de forma significativa, principalmente pela grande influência das redes sociais. Até pouco tempo, quase não lembradas durante as campanhas, atualmente elas se tornaram protagonistas do processo, dado como foram as campanhas eleitorais de 2020, evidentemente. A tendência é que nas disputas de 2020 onde serão pleiteadas as cadeiras das câmaras municipais e prefeituras, é que esse protagonismo seja ainda maior. Por mais discreto que possa ser, se você observar bem, verá que as campanhas nas redes sociais, já começaram.

O que vou dizer pode não ser novidade, mas nem sempre os candidatos que estão pleiteando algum cargo eletivo nas eleições municipais, se preocupam em traçar alguma estratégia que vá guiar a campanha, muito por desconhecimento do candidato, que em vários casos, são pessoas que surgiram dos seus bairros em atuações locais, no caso dos vereadores principalmente, mas também em muitos casos por culpa da própria equipe. O que observamos é o já tradicional carro de som, que na verdade mais incomoda do que faz a imagem, e o trabalho de base como reuniões em casas estratégicas, associações, os tais trabalhos sociais, que muita das vezes são apenas pré-campanha mesmo, e afins. Claro que tudo faz parte do processo e são importantíssimas na disputa, mas o alcance seria muito maior com uma presença digital bem definida, afinal, quase todo mundo está conectado “all the time”, hoje em dia.

Estratégia

O marketing digital entrou em evidência nos últimos anos e em especial no ano de 2019, em que grandes players do MKT Digital, estavam a todo o tempo aparecendo nos display’s de anúncios falando sobre as possibilidades de se conquistar uma nova vida através da internet. Não é atoa que não somente profissionais da área conhecem por exemplo o Érico Rocha, o guru do 6 em 7, que promete ensinar a fazer os primeiros R$100.000,00 com as estratégias de marketing digital. O marketing digital na área política não foge muito disso, afinal, com pouco investimento(talvez não pouco, mas um investimento bem menor do que no marketing convencional), a imagem do candidato pode ser construída com pouco tempo, com um trabalho bem focado em Instagram e Facebook, por exemplo.

Temos exemplos recentes de campanhas que foram decididas através das redes sociais, não é mesmo? Uma estratégia que começou com um ou talvez dois anos de antecedência, construindo uma imagem nas redes sociais, elevando um quase que completo desconhecido ao auge. Isso fez com que quando de fato se iniciasse a campanha, a imagem do candidato já estivesse conhecida.

Ação

Após definidas as estratégias, que neste caso devem contar com uma agência ou especialista experientes no assunto, para que sejam muito mais eficientes, está na hora de começar a montar a base, reunir equipe e partir para a execução. É importante que as ações já sejam pensadas em função do marketing digital, pois serão fundamentais para construir a imagem do candidato, mostrando ser alguém que faz e que de fato fará algo para aquela cidade. Fuja das propostas irreais e infundadas. O perfil atual do eleitor mudou, não adianta inventar muita coisa, pois ele saberá que não é possível ser feito. Seja objetivo, trabalhe com o que é possível.

O marketing político ou marketing eleitoral, como preferirem, principalmente a partir deste ano de 2020, deverá ser obrigatoriamente em cima de entender a demanda dos eleitores e se aproximar dos mesmos. Com as crises econômicas, todos sabem os problemas financeiros que as prefeituras passam e sabem também que boa parte das mesmas está quebrada. Uma boa, é começar a estratégia de campanha batendo nessa tecla, já deixando clara sua transparência com o eleitor. Deixando também aberta a candidatura para ideias e melhores soluções para esses problemas.

Aos candidatos as câmaras dos vereadores, é importante primeiro entender até onde vai o poder do mesmo, saber a média de orçamentos disponíveis nos últimos anos e outros pormenores afim de compreender e elaborar propostas que realmente sejam possíveis de se executar por um vereador. As pessoas hoje não estão preocupadas com tintas do meio fio, a exemplo de um candidato da minha cidade que fez um evento público para inaugurar esse “trabalho”. Entenda quais são as necessidades reais da cidade e dos eleitores, e voltando a bater na tecla, o melhor lugar para isso atualmente, é as redes sociais, não é difícil encontrar grupos da sua cidade, onde as pessoas além de desapegarem de seus objetos, também usem para reclamar de iluminação, mato, buracos, e afins dos seus bairros. Se posicione a partir disso.

Se liga nas opiniões públicas

Apontar erros de outros candidatos, entrar em discussões que não fazem sentido, ou que sejam vazias a fim de fazer seu nome aparecer, na verdade só faz você mais um de muitos, principalmente se não possuir sugestões efetivas de melhorias em cima dos pontos em questão. Escolha apresentar seu ponto de vista, com proposições. O debate saudável é o melhor caminho.

Partiu!

Bora botar a mão na massa? Se você vai se candidatar ainda em 2020 e não está atento as estratégias digitais para sua campanha, já tá passando da hora. Comece a estruturar sua campanha, procure profissionais ou agências capacitadas para o mesmo. Se vai se candidatar em 2022, já comece agora, ter um planejamento para estruturar sua presença digital, vai fazer com que sua imagem esteja muito melhor construída no futuro.

Aqui na nossa agência, somos especialistas em Marketing Digital e temos experiências bem-sucedidas em campanhas municipais no Estado de Goiás, principalmente nas campanhas que aconteceram em 2016, em que elegemos três dos quatro candidatos a prefeito que atendemos no interior do estado, além de vereadores.

Quer saber mais? Entre em contato: rphflm@gmail.com / extremaproducao@gmail.com / 62 9 9302–1889 (preferencialmente avisar por WhatsApp antes).

--

--

Raphael Fillipe
textosquevendem

Consultor de Marketing Digital | Pós-graduando em Marketing e Branding | Licenciando em Ciências Sociais | Gestor de Projetos — Ênfase em Cultura e Comunicação