Importância do Folclore

Amanda Sakai
TFG_sophia_amanda_2017
4 min readMar 14, 2017

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social — por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüência dos acréscimos da coletividade.

“Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou.”

– Marcelo Xavier

O folclore e a cultura popular sempre estiveram presentes nos programas e conteúdos escolares. De um jeito formal ou de forma transversal, sempre há um espaço na educação para se tratar desse assunto.

Cultura, como nós a entendemos, diz respeito ao modo de ser e de viver dos grupos sociais: a língua, as regras de convívio, o gosto, o que se come, o que se bebe, o que se veste vão formando aquilo que é próprio de um povo.

Em um país como o Brasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver e rezar, que vão se modificando de lugar para lugar, e a toda hora, não podemos falar de uma única cultura, mas das muitas culturas que o formam.

será ainda possível falar de educação sem integrá-la à questão cultural? Certamente não. E é não porque a educação é resultado das práticas culturais dos grupos sociais. O próprio processo de ensinar e aprender revela essas práticas.

A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem suas bagagens e histórias. Confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam o tempo todo nesse convívio.

O desenvolvimento de atividades pedagógicas em torno do folclore é uma importante contribuição na formação do espírito de cidadania e de nacionalidade do aluno. Ao mesmo tempo em que passa a se perceber como ser universal, cidadão do mundo, necessita conhecer suas raízes, identificando-se com seu grupo social: sua linguagem, sua história e a de sua comunidade.

“O provérbio é sempre uma síntese de sabedoria popular. A sabedoria coletiva é reveladora de convicções, de certezas, merece fé.”

– Saul Martins

O mundo do folclore é um mundo encantado, cheio de personagens estranhos que transportam a criança aos páramos da fantasia e aumentando-lhe o poder da imaginação. A pedagogia contemporânea afirma que a educação da criança não pode ser apenas passiva, mas ativa, pois a causa principal da aprendizagem e, portanto, de toda a educação, não é o professor ou o aluno, mas sim, a interação entre ambos.

A educação escolar é o período mais importante da formação de caráter. A educação e as memórias deste período de vida são uma passagem sutil para a formação da personalidade de um indivíduo. É neste período, em que uma pessoa aprende os valores da vida, da sociedade e do seu entorno. A importância do folclore como outras disciplinas, como a ciência e a matemática, nos dias de escola primária, está se tornando bastante evidente nos tempos atuais. Algumas das razões são citadas a seguir:

  • O folclore é uma representação da cultura e da tradição. Reflete o valor moral de uma determinada cultura e sociedade. O folclore poderia ser uma educação moral eficaz, desprovida de qualquer sentimento religioso ou espiritual. Contos folclóricos têm fortes mensagens de ética e valores porque estão com explicações lúcidas e simples.
  • O folclore pode produzir um forte sentimento em relação à cultura e à unidade. Este sentimento é desprovido de desvantagens e críticas de patriotismo e nacionalismo competitivo. O folclore é sobre valores humanos comuns e características universais da humanidade. Eles utilizam localizações geográficas e identidades como terra, rio e assim por diante, em vez de usar nomes de países, por exemplo.
  • Uma boa vantagem do folclore é que eles inspiram pensamento simples e lógico. Os contos também mostram as relações do homem com a natureza, podendo auxiliar na educação fazendo com que os alunos fiquem conscientes do ambiente, o que está sendo muito importante nos tempos atuais.

Pesquisar essas referências bibliográficas:

  • MARTINS, Saul. Folclore: teoria e método. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1986.
  • Folclore em Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1990.
  • ROCHA, Tião. Roteiro de pesquisa do folclore. Belo Horizonte: CPCD — Centro Popular de Cultura
  • e Desenvolvimento e CMFL — Comissão Mineira de Folclore, 1996.
  • XAVIER, Marcelo. Mitos: o folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1997.

Referências:

https://www.linkedin.com/pulse/importance-folklore-school-education-gautam-bikash-mech

--

--