Perfil da personagem principal

Exercícios feitos por nós para definir a personagem principal

Sophia Kraenkel
TFG_sophia_amanda_2017
7 min readApr 9, 2017

--

Ficha técnica

(Mandi, não lembro muito bem dos itens)

Nome:

Idade:30 anos?

Sexo: Masculino?

Profissão: Antropólogo

Defeitos:

  • Pessimista - possui depressão e por isso tende a não ter muita esperança que as coisas possam melhorar. Ele expressa remorso pela vida e amargura por não ter valorizado suficiente sua vida quando sua esposa estava viva.
  • Não acredita em si mesmo - ele se considera um fracasso por não ter salvado sua esposa do câncer, mesmo que não seja culpa dele e ele tenha conquistado um certo status profissional.
  • Solitário — tendo perdido sua melhor companhia para o câncer ele procura se isolar para evitar a dor de perder outra pessoa, ele procura se afastar da família, colegas de trabalho e amigos.

Sonhos: Ele sonha em um dia não sentir tanta dor e tristeza. Ele quer sair de sua depressão mas não tem a menor noção como, ele só consegue se prender mais as lembranças.

Fala de uma depressiva sobre o "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças"

Questionário do Proust

__1.__What is your idea of perfect happiness?

Felicidade para a personagem seria conseguir voltar no tempo e estar novamente com sua esposa. Seria valorizar cada dia com ela, seria trata-la como uma rainha e ignorado todos os seus cansaços, birras e egoísmos, seria pedir desculpas por todas as suas brigas, seria colocá-la antes do seu trabalho e voltar mais cedo para encontrá-la. Sua felicidade é completamente impossível de alcançar.

__2.__What is your greatest fear?

(Continuar sofrendo? Nunca curar a sua dor? Esquecer de sua mulher? Nunca mais amar? Nunca se perdoar por não a ter salvado? Nunca se libertar de sua mente?)

__3.__What is the trait you most deplore in yourself?

Ser inútil. Desde que a personagem que caiu na depressão ela se sente inútil. Por mais que ela tentasse salvar sua esposa, nada que ela fez pode curá-la da doença, então ela se sente impotente e culpada. Agora ela não acredita que consiga fazer nada de bom. Ela não acredita que seja um bom antropólogo, mesmo que tenha recebido um convite para ir até a Amazônia.

__4.__What is the trait you most deplore in others?

Falsidade. Estando em constante sofrimento, a personagem não tem paciência para joguinhos sociais, formalidades e pessoas que fingem estarem felizes e perfeitas enquanto na verdade sentem dor e tristeza. Ele odeia ser julgado por ter depressão e não esconder sua dor.

__5.__Which living person do you most admire?

__6.__What is your greatest extravagance?

Lavar a sua roupa e limpar o seu apartamento.

__7.__What is your current state of mind?

Depressivo. Ele se encontra em péssimo estado mental. Ele não tem vontade de fazer nada, a não ser que seja um bom pretexto para se afastar das pessoas com que ele convive. Ele sofre diariamente e de tanto ter chorado agora ele se encontra "seco" de emoções. (Suas lágrimas se tornaram rios e agora não tem mais nada dentro si, apenas o vazio e a dor.)

When I walk into the room where you were
And look into the emptiness instead
All fails — Mount Eeire

__8.__What do you consider the most overrated virtue?

Elegância(?) — ele não valoriza formalidade nem pessoas que constroem uma imagem de si mesmo apenas por aparência.

__9.__On what occasion do you lie?

Para afastar as pessoas.

__10.__What do you most dislike about your appearance?

Sua magreza.

__11.__Which living person do you most despise?

Ele próprio.

__12.__What is the quality you most like in a man?

__13.__What is the quality you most like in a woman?

Ser verdadeira.

__14.__Which words or phrases do you most overuse?

Merda.

__15.__What or who is the greatest love of your life?

A esposa.

__16.__When and where were you happiest?

No passado.

__17.__Which talent would you most like to have?

Nenhum.

__18.__If you could change one thing about yourself, what would it be?

Para a personagem encontrar apenas uma coisa apenas levaria para outras milhares de coisas, fazendo com que apenas os gananciosos conseguissem responder.

__19.__What do you consider your greatest achievement?

"Não tenho nenhum" diria a personagem.

__20.__If you were to die and come back as a person or a thing, what would it be?

Se a personagem morresse ela gostaria de voltar como um rio. Um rio que sempre corre e nunca olha para trás, que não sofre, que não para nunca.

__21.__Where would you most like to live?

No campo, em um lugar afastado das pessoas.

__22.__What is your most treasured possession?

Uma foto de sua esposa.

__23.__What do you regard as the lowest depth of misery?

Perder a razão e não conseguir entender o que está acontecendo com si mesmo.

__24.__What is your favorite occupation?

Ele gosta de pesquisar coisas para se distrair. Na viagem ele se interessa por plantas medicinais.

__25.__What is your most marked characteristic?

Sua maior característica é sua tristeza.

__26.__What do you most value in your friends?

Fidelidade. A personagem acaba se isolando e somente alguns poucos amigos continuam por perto, sem esquecê-la.

__27.__Who are your favorite writers?

Hemingway; Salinger; Orwell; Lovecraft; Poe; (???)

__28.__Who is your hero of fiction?

__29.__Which historical figure do you most identify with?

Van Gogh ?

__30.__Who are your heroes in real life?

Darwin ou Leonardo da Vinci. Por suas descobertas científicas. Eles inspiram a personagem a desenhar e anotar sua viagem.

__31.__What is your favorite journey?

Ir para casa.

__32.__What is it that you most dislike?

__33.__What is your greatest regret?

Não ter valorizado tanto o tempo com sua esposa. Não ter tentado o bastante.

You were thinking ahead to a future you must have known deep down would not include you — Mount Eeire

__34.__How would you like to die?

Sem dor. Talvez com um pote de analgésicos.

__35.__What is your motto?

Um dia de cada vez.

Dia ordinário X Dia extraordinário

Ordinário

Ele acorda as 11h da manhã em sua kitnet no centro de São Paulo, a qual ele nunca arruma. Ele só acorda mais cedo se tem alguma reunião no Instituto. Ele demora para levantar e fica olhando para o teto. Depois de uns 10 minutos ele senta na cama, respira fundo e vai passar um café na cozinha. Ele toma café preto sem açúcar em uma caneca grande e senta na cama. Come um pão de forma com margarina. Dificilmente ele come mais que isso e nunca se dá ao luxo de comer algo especial.

Ele liga a TV e deixa passando qualquer programa de ficção ou documentário, mas quase nunca presta atenção. Ele começa a trabalhar mais ou menos 13h da tarde no seu computador. Seu trabalho exige bastante pesquisa de campo, mas recentemente ele tem evitado sair e focado mais em leituras e pesquisas on-line.

Ele almoça mais ou menos umas 16h da tarde. Ele não sabe cozinhar muito bem e nem tem vontade, então geralmente ele vai até algum boteco e pede um PF. Frequentemente ele vai até a Biblioteca Mario de Andrade retirar ou devolver algum livro sobre a sua pesquisa. Geralmente ele vai logo depois do almoço. Ás vezes ele passa no mercadinho para pegar alguma comida, mas ele nunca compra muita coisa de uma vez só. Ele não tem carro.

Volta para a casa. Geralmente ele fica um tempo sem fazer nada. Essa hora ele já perdeu a vontade de ser produtivo e prefere ficar deitado. Uma das horas mais melancólicas do dia é o fim de tarde. É a hora que ela chegava em casa, era a hora que ele mais esperava do dia. Agora é a hora mais dura. Se ele conseguir ele dorme, mas é raro. Em geral, ele só fica olhando para o teto pensando. Ás vezes chora.

Lá pelas 20h30/21h, ele sente fome. Levanta da cama e pega alguma besteira qualquer. Essa é a sua janta. Ele sempre toma vinho junto no jantar. Se não tem vinho ele toma cerveja ou whisky. Ele liga a TV e deixa ligada. Ele continua a beber depois da janta. Ás vezes trabalha um pouco ou fica fazendo nada. Ele sempre fica acordado até de madrugada, que é quando ele gosta de treinar suas habilidades de desenho. Ele gosta de desenhar com lápis e com caneta nanquim e fazer sketches de plantas, pessoas e animais.

Ele vai dormir umas 4h. Ás vezes mais tarde. Se ele não tiver mais roupa para usar ele lava a roupa na lavanderia do prédio durante a madrugada. Ele não gosta de encontrar pessoas e essa é a única hora que a lavanderia fica vazia. Tirar o pó da casa só quando ele começa a espirrar muito.

--

--