Um pouco de PR nesse Big Data

Tháfila Araújo
Jul 20, 2017 · 4 min read

A web está morta. Pois é, amigo. Você não leu errado. A web, nossa velha conhecida está morrendo… e não se assuste, mas você é um dos principais causadores disso. Na contramão, a Internet vem crescendo cada vez mais.

Ufa! Pode ficar aliviado que o seu iPhone ainda tá valendo, o seu notebook seguir funcionando, tudo vai dar certo. Mas é importante definir: a web é igual a acessar um site em um navegador, já a internet é uma expressão que vai muuuuito além disso. Um exemplo é o Facebook, que pode tanto ser utilizado como aplicativo, desprezando o fator “www”, quanto utilizado na web — em um navegador (Google Chrome ou Mozilla Firefox, por exemplo).

No aspecto comunicacional não é diferente. Há alguns anos ficamos surpresos com o boom do Google, pouco tempo depois foi a vez das redes sociais protagonizarem no Brasil. E agora, chegou a hora de amadurecer, unir todas as frentes de trabalho e olhar para esses resultados diariamente. A cada uma hora. Meia hora. Dez minutos. Segundo a segundo!

O caminho é muito maior

Se você acha que consegue aplicar efetivamente a sua estratégia de negócio, que extrai o máximo de resultados da área comercial, produção e claro, do marketing, peço que pare agora mesmo este texto e vá para outro, afinal, precisamos falar de mentalidade digital.

Por outro lado, se você acredita que pode sempre descobrir mais e entregar melhor para o seu cliente, sinta-se à vontade, o café está servido. Abra a cabeça e não me venha com “É custo demais para a minha empresa!”.

O caminho aqui, é que todos esses canais digitais, sistemas, intranets, redes sociais, analytics e assim por diante, reúnem informações riquíssimas que, se bem avaliadas e ainda, HUMANAMENTE interpretadas podem ser o seu pote de arco-íris.

Big data, big decision, big success!

Para quem ainda não deu xeque-mate no tema, estamos falando aqui de Big Data (um grande conjunto de dados, à grosso modo) e Bussiness Inteligence, ou inteligência de negócios. Ou seja, um método para nortear gestores na tomada de decisões mais inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação.

Há muito já se fala do tema e da importância da implementação em empresas por meio de consultores, plataformas, softwares e o que mais já tiverem te apresentado para tomar decisões baseada em dados. Mas, me conta aqui, você já implantou no seu negócio? Desde a análise mais simples a um grande emaranhado de números — que nos possibilita criar produtos e serviços cada vez mais personalizados — é possível reunir sua equipe e, com pensamentos e conhecimentos plurais já é possível otimizar muitas frentes da sua empresa.

Entretanto, é preciso avaliar suas necessidades e os possíveis investimentos a se fazer. Ter a ferramenta e acessar esses dados é muito fácil. A questão é saber o que eles te dizem de verdade!

Possibilidades: um novo caminho para descobrir

Em 2013, a Carol Terra alertou: ter acesso a esse tipo de informação e usá-las como inputs para a criação de ações de relacionamento com os públicos de interesse. Desde lá os processos vem evoluindo e nós já temos no mercado ferramentas como o Plotly, D3.js e ChartBlocks por exemplo. Essas, são plataformas que unem diversos dados… mas esses dados são uma oportunidade, principalmente para nós, RP’s.

É fato que esses números podem representar muito, são informações valiosas, você nunca tinha visto…. mas já pensou em imaginar tudo isso em um grande contexto, com a cara de cada um dos seus clientes. Aí por estar mais uma chave, veja bem…

Humanização

Nós RP’s — na sua mais pura essência — entendemos de pessoas, emoções, relacionamentos e conexões. Pois então, meus caros, quem melhor do que nós para mudarmos os óculos, buscarmos toda a multidisciplinaridade de conteúdos que trazemos conosco e interpretarmos esses dados como cientista jamais imaginou?

Imagina só, em tempos de personas, nós podemos: saber em tempo real o que cada uma delas quer falar, ler, escutar, em que plataforma, que horas… onde ela vai no final de semana e até mesmo a última vez que ela visitou a loja de roupas. Não podemos esquecer o time de futebol, quanto tempo ela leva para comprar algo na internet, qual a quantidade de conteúdo que ela gosta de ler, se ela ganha R$8.000 por mês…………… e muito mais. Certo, então quer dizer que mais do que nunca você pode otimizar as personas com informações e detalhes que antes não imaginava. E agora, precisamos vender.

Aí o discurso não muda. Seu produto é o mesmo, o atendimento está lá. Como transformar todas essas informações no diálogo perfeito para converter? Como potencializar (e muito) o crescimento do seu negócio com esses dados? Parece difícil, mas como tudo nessa vida, com os profissionais certos, você chega lá. ;)

Busque por profissionais qualificados, certificados e que consigam entender o propósito do seu negócio. Como ainda há pouco mercado nesta área, o discurso é livre, então, não caia em qualquer número grande que te mostrarem, ok?!

Dica: o livro “Adeus, Facebook” de Jack London traz uma visão bem provocante e que nos faz refletir muito sobre o mundo pós-digital. Vale a leitura!

Tháfila Araújo

)

Tháfila Araújo

Written by

Sou Relações Públicas, de coração e da vida também. Meu caminho profissional e pessoal é o mesmo, e o que construo quero dividir com vocês. Pegue o café ☕️📃

Tháfila Araújo

Relações Públicas e Estrategista de Dados

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade