Experiência do cliente de moda sustentável e upcycling — UX e Arquitetura da Informação

Thamires Lima
thamiresportfolio
Published in
4 min readNov 7, 2019

Ferramenta — Grupos de foco, Teste de usabilidade, Design thinking

Time — Duas pesquisadoras UX, uma estagiária de comunicação

Minha contribuição — Condução do grupo de foco, Facilitação de Design Thinking e Relatório analítico com priorização de ideias.

1. O produto / cliente

A Mig Jeans é uma start-up de moda carioca focada em upcycling e jeans. Ela foi premiada no Prêmio Rio V.I.E.S Moda (uma iniciativa da Clave de Fá Pesquisas e Projetos e Instituto Eixo-Rio/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro), que consistiu numa iniciativa para dar visibilidade a iniciativas sustentáveis na moda carioca.

A pesquisa de experiência foi uma premiação concedida dentro do Prêmio Rio V.I.E.S Moda em 2015 e a empresa foi a vencedora na categoria Voto Popular, que propôs aos concorrentes mobilizarem suas redes sociais em busca de curtidas, comentários e compartilhamento de suas marcas.

Tendo como premiação na categoria Voto Popular a pesquisa de experiência, o objetivo foi atender demandas de micro e pequenos negócios na realização de pesquisas para desenhar melhores estratégias de negócio e alcançar mais clientes.

FASE: Definição e Planejamento

2. O Problema / desafio

Um desafio do negócio na época era escalar o negócio nos seus modelos de monetização: da venda de peças jeans em stands de feiras de moda carioca que aconteciam sazonalmente em locais como Feira Babilônia Feira Hype para um modelo de e-commerce que venderia peças jeans no e-commerce e ofereceria serviços de customização sob demanda.

Um outro desafio consistia em apresentar a proposta de valor do negócio, destacando atributos do processo produtivo das peças e realizando uma melhor categorização das peças e serviços associados.

A marca gostaria de ser reconhecida no mercado não apenas como uma marca de jeans genuínamente carioca cool mas como uma marca de jeans upcycling.

METAS — Escalar o negócio em seus pontos de venda on e offline (stand em feiras e e-commerce).

Objetivos de negócio — Ser referência em start-up de moda jeans sustentável e upcycling.

Objetivos da pesquisa- Avaliar o e-commerce e as formas de interação dos usuários promotores da marca com clientes potenciais.

  • Validar a plataforma de e-commerce da marca como canal de relacionamento e de experiência com o usuário
  • Propor estratégias de engajamento de clientes potenciais com marca.

3. Hipóteses

A hipótese do cliente era que a disseminação da marca ancorada ao conceito de upcycling e sustentabilidade traria mais visibilidade e conquista de clientes. O que ele desejava fazer a partir disso era como fortalecer a ideia de upcycling à marca.

FASE: Pesquisa

4. Solução: Métodos de pesquisa e abordagens

Queríamos entender os pontos em comum, padrões e dissidências entre a ecologia da informação dos usuários, sejam esses já clientes da marca e os frequentadores de feiras de moda em varejo.

Outro entendimento fundamental era entender o contexto do negócio, tais como sua cultura, valores, estratégia de presença no mercado, processos de monetização, dentre outros.

Um terceiro e não menos importante era compreender o conteúdo, a forma como a Mig Jeans classificava seus produtos, especificações e detalhes, pois havia um desafio de comunicar os diferenciais dos produtos comercializados.

Toda a proposta da pesquisa dialogava com a abordagem da Arquitetura da Informação no processo de UX Design:

Source: WebVine

O que queríamos alcançar com a pesquisa era a melhoria positiva da experiência do usuário, tornando mais eficaz o processo de aquisição do produto, seja em ambiente offline (nos stands) e no ambiente online (e-commerce).

Dessa forma, o processo de discovery foi realizado a partir das seguintes técnicas:

  • Grupo de foco- teve como objetivo entender as categorias de produtos utilizadas pelos usuários que tinham o perfil de acompanhar iniciativas de moda sustentável.
  • Teste de Usabilidade - O MVP do e-commerce já estava no ar, e queríamos identificar pontos de melhoria para serem implementados. Foi utilizado a estratégia do ThinkAloud durante o teste e após o teste os participantes responderam um survey, a fim de construírmos um SUS (System Usability Scale).

ENTREGÁVEL

  • Personas- ao longo do processo de discovery, fomos ampliando a nossa visão de clientes e não-clientes da marca, para entender os usuários de moda sustentável e de feiras de moda em varejo. Isso porque observamos características de comportamento, emocionais e culturais que eram comuns a esses dois grupos. O arquétipo da persona contribuiria para o negócio alcançar melhor seu público-alvo.
  • Documentação síntese esquemas de classificação e tesauro para o negócio utilizar em suas campanhas de comunicação e na construção do e-commerce. Relatório analítico contendo taxonomia para canais de relacionamento, categorização de produtos,
  • Indicação de melhorias para o e-commerce

FASE: Co-criação e Apresentação

As duas fases de co-criação e apresentação foram realizadas de forma conjunta.

6. Resultados e Impacto

  • Não posso apresentar os resultados analíticos devido ao Contrato de Confidencialidade.

CONCLUSÃO:

7. Aprendizado

Na dinâmica do grupo de foco, o uso da técnica de Card Sorting traria mais horizontalidade ao processo de discussão dos conceitos.

A definição de perfis recrutados com requisitos relacionados a tendência de comportamento do consumidor de moda sustentável também trouxe perfis diferentes para a discussão do grupo de foco, o que diversificou e garantiu ótimas trocas entre os participantes.

--

--

Thamires Lima
thamiresportfolio

Anthropologist Researcher — Leitora curiosa sobre vida, redes sociais, pesquisa, gênero e tudo que é urbano