Qualidade a gente quer, mas tem que ser baratinho.
Vez ou outra eu faço uns ensaios fotográficos. Como freela mesmo. Eu não vivo de foto (ainda), mas uso a fotografia para completar a renda e me permitir alguns luxos. Como eu não vivo disso, o preço que cobro é um pouco abaixo do mercado, até porque minha entrega — apesar de eu a considerar bem boa — não é profissional. Afinal, eu não sou profissional da área (mais uma vez, ainda). Por favor, amigos fotógrafos, não me odeiem.
Essa semana, me procuraram para fazer um batizado. Cerimônia, fotos da família e cobertura da festa. Avaliei o trabalho, passei o orçamento e recebi como resposta que a cliente não ia querer, tinha arrumado outro. Justo. O problema é o adendo “preço de vocês tá meio salgado”.
O engraçado é que essa mesma cliente tem um negócio de chocolates artesanais e acha tudo bem cobrar 100 reais numa banda de ovo de páscoa recheado. Tenho certeza que ela não gosta de ouvir “nossa, isso tudo em meio ovo de páscoa?”.
A gente tem essa mania feia, né? De querer que nosso trabalho valha muito, seja valorizado, de se sustentar fazendo o que amamos. Mas quando vemos pessoas fazendo exatamente a mesma coisa, achamos caro, achamos abusivo, queremos desconto. Não que ela não possa cobrar R$100 reais pelo trabalho dela, claro que pode! Mas acho válido entender que esse raciocínio é de ida e volta.
Eu não peço desconto. Se acho caro, ou fora do meu padrão financeiro, eu não compro. Ou espero promoção, liquidação, queima de estoque. Mas eu acho ofensivo você chegar para a pessoa e falar “seu trabalho não vale o que você está cobrando”. Se existe um preço, é porque existe um custo. E quando falamos em fotografia, o custo é bem alto. Ninguém monta um kit de trabalho básico bom com menos de 4 ou 5 mil reais.
Não dá para sair de casa para fotografar por 200 conto.
Sempre vai ter gente cobrando mais caro ou mais barato. Em todo serviço. O que acho válido é a gente saber valorizar o trabalho alheio, entender que ninguém trabalha só por prazer. A gente tem conta para pagar, equipamento para atualizar, viagens para fazer. Eu não vou conseguir realizar nada disso se tiver que pagar para trabalhar, só para você achar meu preço bom.
Você gosta de ser bem pago? Pois é, a gente também.