Outra Perspectiva

Thayna Meirelles
Thayna Meirelles
Published in
2 min readMar 8, 2017

Embora no meu caminho para o autoconhecimento, a psicanálise e a espiritualidade representaram um importante papel, sem dúvida, foi o desenvolvimento da comunicação empática e da capacidade em conectar-me, compreender, respeitar, confiar e aceitar o outro que me ajudaram a compreender-me, respeitar-me, confiar e aceitar a mim mesma.

Este caminho me levou a questionar sobre as “verdades” que havia aprendido e hoje busco construir minhas próprias certezas a partir das minhas próprias experiências. Hoje me permito experimentar, sempre buscando a validação daquilo que é autêntico para mim.

Isso tudo porque compreendi que a realidade de cada um é fruto de uma história, vivências e experiências únicas. Neste processo, comecei a me desprender dos preconceitos, me tornei menos conflitiva e sem dúvida mais humana. Libertei-me de mim mesma.

A comunicação empática me “jogou na cara” que havia poucos espaços onde eu podia ser eu mesma, falar e ser ouvida, verdadeiramente escutada. Nem com amigos, nem em família. Há coisas, muitas coisas que guardamos dentro da gente porque tememos a recepção da nossa fala, tememos suas consequências….

Muitos sentimos falta destes espaços, que chamarei “espaços de confiança”. No percorrer do caminho, aprendi que este nos falta, mas que também nos falta aprender a criar estes espaços, a ser este espaço para as pessoas próximas a nós. Como não podemos ser autênticos, tão pouco permitimos ao outro ser.

Hoje quero seguir desenvolvendo essa habilidade que considero um aprendizado ao qual todos podemos ter acesso. Compreender os sentimentos do outro, validá-los, ajudando a organizar pensamentos e ideias, muitas vezes confusos. Sentir com o outro, enxergar sob sua perspectiva, entender sua realidade.

Somos seres naturalmente empáticos e cooperativos, mas parece que temos nos perdido destas habilidades. Muitos já se deram conta. Outros ainda não.

Eu acredito muito que para além da capacidade da empatia em transformar radicalmente minha relação com o outro, está a sua capacidade em transformar minha relação comigo mesma.

Para expandir esta ideia, nasce o “Outra Perspectiva”. Uma espaço para compartilhar, para conversar, para experimentar e praticar a comunicação empática, para criar espaços de confiança e sobretudo, aprender a ser um destes espaços.

Aceita o convite para este desafio? ;-)

--

--

Thayna Meirelles
Thayna Meirelles

Empatia, Autenticidade e Comunicação Não-Violenta. Para mim o melhor da vida são as conexões. www.cnvkonekti.com